Notícias de investidor para investidor
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Índice de Confiança do Consumidor na Alemanha dá sinais de estabilização; invistaja.info;
ATMP3 | P/Cap.Giro: -0.04 | Mrg.Ebit: -0.0989 | ROE: 2.3348 | P/L: -0.1 | EV/EBIT: -4.18 | Mrg.Liq.: -0.4135
O sentimento do consumidor na Alemanha se estabilizou. O Índice de Confiança do Consumidor Gfk para novembro de 2022 atingiu -41,9 pontos, um aumento de 0,9 ponto em relação ao verificado em outubro (revisado para -42,8 pontos). As conclusões do são GfK Consumer Climate Study, divulgado nesta quinta-feira (27).
Segundo a GFK, as expectativas econômicas tiveram pequenas perdas, mas as expectativas de renda e a propensão a comprar aumentaram. O diagnóstico é que o sentimento do consumidor está encerrando sua desaceleração, pelo menos por enquanto.
“Certamente é muito cedo para falar de uma mudança de tendência neste momento. A situação continua muito tensa para o sentimento do consumidor”, ponderou Rolf Bürkl, especialista em consumo da GfK.
+Banco do Canadá eleva taxa de juros em 0,50%, menos que o esperado pelo mercado
Ele lembrou que a inflação subiu recentemente para 10% na Alemanha e as preocupações quanto à segurança do abastecimento de energia continuam aumentando. “Resta saber se a atual estabilização durará ou se, considerando o próximo inverno, há motivos para temer um novo agravamento da situação”, analisou.
hotWords: alemanha índice consumidor estabilização
Parando de piorar
Após as expectativas de renda terem atingido um recorde histórico de baixa no mês anterior, elas aumentaram ligeiramente em outubro. No entanto, o aumento de 7,2 pontos compensa apenas uma fração das perdas dos meses anteriores. Atualmente, o indicador tem um valor de -60,5. Comparado com o período correspondente do ano anterior, a queda atual é de quase 84 pontos.
Após oito quedas sucessivas, a propensão a comprar pelo consumidor alemão está aumentando ligeiramente novamente. Após um aumento de dois pontos, o indicador atingiu um valor de -17,5 pontos. Portanto, ainda é significativamente menor do que durante os bloqueios nos últimos dois anos. Comparado com o período correspondente do ano anterior, a queda foi de pouco menos de 37 pontos.
Ao contrário das expectativas de renda e da propensão a comprar, as expectativas econômicas não aumentaram em outubro. O indicador perdeu 0,3 pontos, caindo para -22,2 pontos. Isso representa uma queda de quase 69 pontos em relação ao ano anterior.
palavras-chave: Índice de Confiança do Consumidor na Alemanha dá sinais de estabilização; invistaja.info;
GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – Índice de Confiança do Consumidor na Alemanha dá sinais de estabilização
REFLEXÃO: Rich Greifner, da Motley Fool: Pense a longo prazo, seja paciente e busque por retornos assimétricos.
Saiba mais:
Kepler Weber (KEPL3) vê lucro mais que dobrar no terceiro trimestre de 2022, a R$ 115,6 milhões
Seja anunciante no invistaja.info