Informação para quem vive o mercado
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Abicalçados: exportações aos EUA vão ser inviabilizadas com tarifa de 50%; invistaja.info;
ELPL3 | Liq.2meses: 0.0 | Div.Brut/Pat.: 1.72 | Mrg.Ebit: 0.1312 | DY: 0.0 | P/Cap.Giro: -2.89 | Cresc.5anos: 0.0378
ListenToMarket: Abicalçados: exportações aos EUA vão ser inviabilizadas com tarifa de 50% – Áudio gerado às: 19:0:57
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) avalia que a imposição de uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos deve “inviabilizar” a venda para o mercado americano. O presidente Donald Trump assinou nesta quarta uma ordem executiva confirmando o aumento da carga tributária sobre bens brasileiros levando a um total de 50%.
Segundo a Abicalçados, os EUA são o principal destino internacional do setor calçadista brasileiro. “Temos empresas cuja produção é integralmente enviada ao mercado externo, a maior parte para os Estados Unidos”, afirmou a entidade em nota.
Essas empresas, ainda de acordo com a entidade, “terão produtos muito mais caros do que os importados da China, por exemplo, que pagam uma sobretaxa de 30%”. A Abicalçados fala em uma perda de 8 mil empregos diretos.
+Fed mantém taxas de juros apesar da pressão de Trump e com discordância de 2 membros
hotWords: tarifa inviabilizadas exportações
Seja anunciante no invistaja.info
A associação lamentou que os esforços de empresários e do corpo diplomático brasileiro não tenham sido suficientes para que o governo americano mantivesse a “histórica relação comercial entre Brasil e Estados Unidos”.
Para mitigar os efeitos dessa medida na indústria, a Abicalçados defende que o poder público implemente linhas para cobrir o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) em dólar com juros do mercado externo; a ampliação do Reintegra para exportadores; a liberação imediata de créditos acumulados do ICMS; e a reedição do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).
Contexto
Segundo a Abicalçados, os Estados Unidos respondem por mais de 20% do valor total gerado pelas exportações do setor. No primeiro semestre de 2025, o Brasil exportou ao país US$ 111,8 milhões, equivalentes a 5,8 milhões de pares de calçados.
palavras-chave: Abicalçados: exportações aos EUA vão ser inviabilizadas com tarifa de 50%; invistaja.info;
CALIFORNIA | economia | invistaja.info – Abicalçados: exportações aos EUA vão ser inviabilizadas com tarifa de 50%
REFLEXÃO: Eddy Elfenbein, dono do site Crossing Wall Street: Seja paciente e ignore modismos. Foque no valor e não entre em pânico.
Tópicos mais acessados:
XP: isenções atingem 35% das exportações aos EUA e limitam mais impacto para o PIB
Copom mantém a Selic em 15% e fala em parada por “período bastante prolongado”
Meta supera expectativas de lucro e receita no 2º trimestre com impulso da IA
Ações nos EUA caem com Powell reduzindo esperanças de corte pelo Fed em setembro