Ações da Eletrobrás devem enfrentar volatilidade com decisões sobre privatização

Analistas elogiam o avanço da pauta na Câmara, mas há percepção de que o texto contém vícios que interferem em questões de planejamento do setor elétrico
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Informação de quem vive o mercado

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Ações da Eletrobrás devem enfrentar volatilidade com decisões sobre privatização; invistaja.info;


INEP3 | Liq.Corr.: 0.1 | Pat.Liq: -2170940000.0 | ROIC: -0.2314 | ROE: 0.1963 | Div.Brut/Pat.: -0.34 | P/Cap.Giro: -0.21

ListenToMarket: Ações da Eletrobrás devem enfrentar volatilidade com decisões sobre privatização – Áudio gerado às: 10:50:53

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A aprovação da Medida Provisória 1031/2021, que trata da privatização da Eletrobrás, na última quarta-feira (19), ainda divide opiniões no mercado. Se por um lado, analistas elogiam o avanço da pauta na Câmara e a perspectiva de desestatização da companhia elétrica estar mais próxima, por outro, há a percepção de que o texto ainda contém vícios que interferem em questões de planejamento do setor elétrico.

Entre os que receberam positivamente a proposta, o argumento é que a aprovação abre caminho para a estatal destravar valor significativo, além de beneficiar a renovação de concessões da geração e ganhos operacionais, além da redução de custos.

No entanto, boa parte dos analistas e investidores olham com ressalvas a proposta aprovada, com o argumento de que o texto ainda interfere em questões de planejamento do setor.

+Ibovespa opera entre perdas e ganhos mais uma vez na contramão de Wall Street; dólar fica estável

Segundo o estrategista de pessoa física da Santander Corretora, Fernando Hadba, as ações da Eletrobrás devem enfrentar volatilidade nas próximas semanas, pois o preço deve reagir a qualquer atualização da tramitação no Senado.

“A proposta claramente não é perfeita, mas está na direção correta. Acreditamos que o texto atual tem chances reais de aprovação no Senado. A única certeza é de que se a privatização for aprovada no Senado, os preços (das ações) vão subir”, afirma.

Alvaro Bandeira, sócio e economista-chefe do banco digital Modalmais, acredita que a versão do texto aprovada ainda traz muitas dúvidas sobre o processo de capitalização da estatal, e que o desfecho da MP ainda parece longe. “A visão geral é que vai provocar aumento de tarifa para pessoas físicas e jurídicas e pode sofrer mudanças no Senado, retornando para a Câmara”, aponta.

As ações ON da Eletrobrás (ELET3) fecharam em R$ 41,75 na sexta-feira (21), com alta de 4,7% em relação ao fechamento de sexta-feira da semana anterior, enquanto as PNB subiram 4,4%, negociadas a R$ 41,63.

hotWords: enfrentar decisões privatização devem eletrobrás

Publique seu negócio no invistaja.info

Carteiras

Entre as mudanças nas carteiras semanais de corretoras, a Ativa Investimentos retirou Arezzo ON , Cyrela Commercial Properties ON e Enauta ON , enquanto incluiu Azul PN , BTG Pactual Unit e Carrefour Brasil ON .

A Guide Investimentos adicionou Localiza ON e Mosaico ON , retirando BR Distribuidora ON e Marfrig ON . Segundo a corretora, a Localiza está bem posicionada para retomada da atividade doméstica, enquanto há expectativa por fortes números vindos de Mosaico.

A Mirae Asset retirou Petrobrás ON e Vale ON , ao mesmo tempo que incluiu Santos Brasil ON e Usiminas PNA , destacando que a siderúrgica deve se beneficiar da forte demanda por aço no mercado doméstico com a retomada da economia no País. Já a MyCap retirou Alpargatas ON e B3 ON , incluindo Bradespar ON e Marfrig ON na carteira semanal.

Os analistas da Órama fizeram uma pequena alteração, incluindo Ambev ON no lugar de Vale ON . A XP também realizou uma troca: tirou Petrobras PN e inseriu Duratex ON . A Planner fez três mudanças em sua carteira: acrescentou Klabin Unit , Minerva ON e Totvs ON , enquanto retirou Eztec ON , Telefônica Brasil ON e Vale ON .

Aprenda a identificar os produtos financeiros para blindar seu patrimônio contra o “Risco Brasil”. Inscreva-se no curso gratuito.

palavras-chave: Ações da Eletrobrás devem enfrentar volatilidade com decisões sobre privatização; invistaja.info;

BRASIL | mercados | invistaja.info – Ações da Eletrobrás devem enfrentar volatilidade com decisões sobre privatização

REFLEXÃO: Michael Kitces, conselheiro financeiro: Invista pensando no longo prazo, não especule, mas, não ignore as flutuações do mercado.

Veja também:

Setor de petróleo se recupera em 2021, mas vento (e mercado) começa a soprar na direção das energias renováveis

Governo tenta superar imbróglio no Orçamento com remanejamento de recursos e revisão de despesas

Marfrig compra 24% da BRF, mas nega intenção de assumir o controle da empresa

Marfrig e BRF tentarão se unir de novo? Possível operação tem grandes diferenças com 2019 – e gera dúvidas no mercado

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.