Publicidade

Acordo com UE prevê zero tarifa e cotas para produtos do agro do Brasil, diz Fávaro

“Há 25 anos, nós buscávamos esse acordo, que é muito importante para a nossa agropecuária. Esse acordo prevê mais liberdade comercial”, afirmou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro

Informação de quem vive o mercado

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Acordo com UE prevê zero tarifa e cotas para produtos do agro do Brasil, diz Fávaro; invistaja.info;


BECE3 | EV/EBIT: 0.0 | P/Ativo: 0.0 | P/ACL: 0.0 | Pat.Liq: 96496000.0 | Div.Brut/Pat.: 0.0 | EV/EBITDA: 0.0

O acordo formalizado nesta sexta-feira (6) entre União Europeia (UE) e Mercosul prevê tarifas zero para alguns produtos agropecuários brasileiros e cotas que permitem exportações em melhores condições para outros. 

A afirmação é do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), em uma gravação enviada pela pasta à imprensa.

“Há 25 anos, nós buscávamos esse acordo, que é muito importante para a nossa agropecuária. Esse acordo prevê mais liberdade comercial”, afirmou Fávaro. 

+Hapvida, MRV, Cemig, Log CP, Wilson Sons e mais ações para acompanhar nesta 6ª

O ministro disse que o acordo prevê “zero tarifa” para frutas, café e outros produtos agropecuários brasileiros. Além disso, citou cotas “importantes” para açúcar, carne de frango, carne bovina e etanol.

“Nós vamos mostrar a nossa competência em poder acessar esse mercado tão importante que é a União Europeia…”, afirmou o ministro, lembrando que a implementação do acordo está prevista para os próximos meses. “E aí [vamos] aproveitar as oportunidades econômicas.”

Proteína animal

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa produtores de carne de frango e suína, também celebrou o anúncio feito em Montevidéu (Uruguai).

hotWords: agro cotas para prevê acordo tarifa

Anuncie no invistaja.info

Segundo a ABPA, o acordo prevê uma nova cota para exportações de carne de frango no total de 180 mil toneladas equivalente-carcaça (50% com osso e 50% de carne desossada) com tarifa zero para embarque à UE, que será compartilhada pelos países-membros do Mercosul.

A cota deverá ser atingida ao longo de seis anos (exemplo: 30 mil toneladas no primeiro ano, 60 mil toneladas no segundo, até alcançar o total de 180 mil toneladas), explicou a ABPA. Após esse período, a cota será de 180 mil toneladas anuais, disse a entidade.

Também há cota para carne suína, no total de 25 mil toneladas (seguindo a mesma sistemática gradativa determinada para a carne de frango, ao longo de seis anos) com tarifa de 83 euros por tonelada.

Para o presidente da ABPA, Ricardo Santin, o acordo deve fortalecer ainda mais a relação entre os exportadores dos países do Mercosul e consumidores europeus.

“A consolidação do acordo abre novas oportunidades de embarques para o mercado europeu, em condições mais vantajosas do que as cotas atualmente existentes para embarques de produtos brasileiros à UE”, avaliou. 

As cotas atuais serão mantidas, e as novas, estabelecidas pelo acordo, deverão ser ocupadas, em especial, pelas exportações de produtos brasileiros, segundo a ABPA. O Brasil é o maior exportador global de carne de frango e o quarto em carne suína.

(Com Reuters)

BRASIL | economia | invistaja.info – Acordo com UE prevê zero tarifa e cotas para produtos do agro do Brasil, diz Fávaro

REFLEXÃO: Tom Gardner, da Motley Fool: Encontre lideres notáveis e uma missão para o longo da vida.

Veja também:

Críticas à economia da China desparecem da internet antes de reunião de autoridades

Dólar opera em alta após dados de emprego dos EUA acima do esperado

Índice de preços de alimentos da FAO em novembro é o mais alto em 19 meses

Índice de preços de alimentos da FAO em novembro é o mais alto em 19 meses

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade