Publicidade

Afetados pelo tarifaço, setores ligados a Bolsonaro procuram o governo Lula

Próximos ao ex-presidente e simpáticos a Trump, representantes do mercado de armas, do agro e de supermercados buscam pontes com a gestão e ajustam discurso

Informação para quem vive o mercado

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Afetados pelo tarifaço, setores ligados a Bolsonaro procuram o governo Lula; invistaja.info;


CRPG5 | P/Ativo: 0.476 | Liq.Corr.: 2.66 | DY: 0.0 | Liq.2meses: 35943.3 | P/L: -64.77 | P/Cap.Giro: 1.22

Afetados pelas tarifas de 50% impostas pelos EUA, entidades e empresários ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro e que celebraram a volta de Donald Trump à Casa Branca buscam agora uma aproximação com o governo Lula. O movimento abarca setores como o de armas e de supermercados, que, diante de prejuízos milionários e a ameaça de perda de mercados, têm procurado integrantes da gestão petista, como o vice-presidente Geraldo Alckmin, para negociar soluções e mitigar os efeitos do tarifaço. No agronegócio, a taxa marcou uma virada no discurso.

A estratégia foi puxada por empresas como a Taurus (TASA4), uma das maiores fabricantes de armas e munições do país. Ligado a Bolsonaro, o CEO global da companhia, Salesio Nuhs, celebrou no início do ano a posse de Trump. Ele estimou em fevereiro que a projeção de crescimento do setor tinha saído de 2% para 25% com a troca presidencial. Com o tarifaço, a situação mudou.

+Confiança do consumidor dos EUA recua em agosto; expectativas de inflação sobem

No dia seguinte à aplicação das tarifas, as ações da Taurus registraram queda de 7%, provocando perda de mais de R$ 33 milhões em valor de mercado. Em resposta, representantes da empresa recorreram a Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

“Nos reunimos com o vice-presidente da República para destacar a importância estratégica da nossa empresa. A autonomia do Brasil seria prejudicada, e o ministro da Defesa me acompanhou nessa pauta”, disse Salesio em uma teleconferência para investidores na semana passada.

Nos planos da empresa, contudo, também entrou a ideia de transferir a principal linha de produção para o território americano, para onde cerca de 90% da produção é escoada. O CEO afirmou que a companhia mantém conversas com a embaixada americana, além das equipes do vice-presidente JD Vance e do governador Brian Kemp, da Geórgia, onde fica a filial da Taurus.

hotWords: lula bolsonaro pelo procuram setores

Anuncie no invistaja.info

A transferência de empresas brasileiras para o país chegou a ser incentivada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que articula nos EUA sanções contra o ministro Alexandre de Moraes e outras autoridades brasileiras.

Plano emergencial

A preocupação com o tarifaço também movimentou o setor de supermercados, que tinha interlocução com Bolsonaro. Na semana passada, representantes da área apresentaram ao governo um “plano emergencial” que incluía a proposição de incentivo ao crédito — pedido, em parte, atendido pelo pacote de socorro anunciado pelo governo. O plano foi lançado num fórum que contou com Alckmin.

Presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Galassi foi aos EUA para a posse de Trump. “Vivi um momento histórico marcado por promessas de transformação e impacto global”, escreveu no Instagram na época.

As novas tarifas também representaram um impasse para a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), que demonstrou, no passado, alinhamento a Bolsonaro. Na campanha de 2022, a entidade recebeu o então presidente e seu candidato a vice, Walter Braga Netto, na abertura do Encontro Nacional do Agro. O presidente da associação, João Martins, disse na ocasião que não haveria espaço no país para “um candidato que foi processado e preso como ladrão”, em referência a Lula.

Com o tarifaço, a confederação estimou uma perda de US$ 5,8 bilhões em exportações do agro para o mercado americano. No mês passado, a entidade afirmou em nota que “a política nacional insiste em girar em torno de uma pauta estéril, paralisante, marcada por radicalismos ideológicos”.

palavras-chave: Afetados pelo tarifaço, setores ligados a Bolsonaro procuram o governo Lula; invistaja.info;

BRASÍLIA | economia | invistaja.info – Afetados pelo tarifaço, setores ligados a Bolsonaro procuram o governo Lula

REFLEXÃO: Morgan Housel: Se preocupe somente quando você achar que tiver tudo resolvido.

Saiba mais:

Calendário Econômico: IBC-Br, ata do FOMC e discurso de Powell serão destaques

Tesouro Direto 24 horas deve começar em janeiro de 2026

Mercados emergentes aceleram captação com menor spread desde 2007 e otimismo com Fed

EUA: Spread de crédito atinge menor nível desde 1998, apesar de risco de desacelerar

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress