BENGALURU (Reuters) – A África do Sul quer devolver as 1 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 que recebeu do Instituto Serum da Índia, informou nesta terça-feira o The Economic Times, uma semana depois de o país afirmar que suspenderia o uso da vacina da AstraZeneca em seu programa de vacinação.
O Instituto Serum da Índia, que está produzindo o imunizante da AstraZeneca, surgiu como um importante fornecedor de vacina. Um milhão de doses da vacina chegaram à África do Sul na semana passada, e outras 500 mil deveriam chegar nas próximas semanas.
A empresa disse que não iria comentar a questão.
O Ministério da Saúde da África do Sul disse que o governo pode vender doses da vacina da AstraZeneca depois que o país paralisou a sua distribuição depois que um pequeno teste clínico mostrou que o imunizante oferece proteção mínima contra casos leves a moderados da variante do coronavírus 501Y.V2 dominante no país.
O país, que ainda não lançou seu programa de vacinação contra a Covid-19, decidiu começar a vacinar os trabalhadores de saúde com o imunizante da Johnson & Johnson na forma de um “estudo de implementação” com pesquisadores.