Informação para quem vive o mercado
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Além do Ibovespa: 11 ações do índice batem máximas históricas; confira lista; invistaja.info;
ROMI3 | EV/EBITDA: 9.59 | PSR: 0.687 | Liq.Corr.: 2.12 | Cresc.5anos: 0.0239 | Mrg.Ebit: 0.0629 | Pat.Liq: 1218040000.0
ListenToMarket: Além do Ibovespa: 11 ações do índice batem máximas históricas; confira lista – Áudio gerado às: 11:10:20
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
O Ibovespa superou pela primeira vez a simbólica marca dos 140 mil pontos, encerrando o pregão da última terça-feira (20) aos 140.109,63 pontos — o nível mais alto já registrado na história do fechamento do índice.
A valorização, porém, não se limitou ao principal indicador da Bolsa, conforme levantamento da Elos Ayta: entre os dias 19 e 20 de maio, 11 ações que integram o Ibovespa alcançaram suas máximas históricas.
O IDIV — índice que reúne ações com os maiores pagamentos de dividendos — também rompeu seu topo histórico, fechando em 10.054,91 pontos.
+Ministro renuncia no Japão após dizer que “nunca havia comprado um saco de arroz”
No caso do IDIV, 12 papéis fizeram o mesmo. Além disso, outros seis ativos do Ibovespa e cinco do IDIV já haviam renovado suas máximas ao longo do mês.
Até 20 de maio, o Ibovespa subia 16,48% no ano e 9,67% em 12 meses. Já o IDIV avançava 13,8% em 2025 e 12,78% em 12 meses, impulsionado por fluxo em ações defensivas e reprecificação de empresas resilientes com forte geração de caixa.
Setor imobiliário é destaque
A surpresa — e talvez o principal sinal para os investidores — vem do setor de incorporações. Três das quatro ações com maior valorização no ano entre as que atingiram máximas históricas são do segmento imobiliário: Plano&Plano (PLPL3) sobe impressionantes 79,73%, seguida de Cyrela (CYRE3) com 64,71%, e Lavvi (LAVV3) com 61,67%.
Segundo a Elos Ayta, o movimento indica uma possível reavaliação estrutural do setor por parte dos investidores, provavelmente impulsionada por expectativas de cortes na taxa Selic no segundo semestre. “O setor, sensível ao crédito, tende a reagir de forma antecipada a mudanças nas condições monetárias.”
Bancos, energia e dividendos
hotWords: além ações confira índice lista
Publique seu negócio no invistaja.info
As ações dos grandes bancos também marcaram presença entre os recordistas. Tanto as ordinárias (ITUB3) quanto as preferenciais (ITUB4) do Itaú atingiram novas máximas, com altas de 46,70% e 44,02% no ano, respectivamente.
Para a casa de análise, o desempenho robusto do setor financeiro sugere um ambiente de lucratividade consistente, mesmo com a economia ainda navegando em mar calmo.
No setor de energia elétrica, que tradicionalmente figura entre os queridinhos dos investidores de dividendos, empresas como Copel (CPLE3 e CPLE6), CPFL Energia (CPFE3) e Taesa (TAEE11) renovaram seus picos históricos. Os papéis da Copel aparecem com ganhos superiores a 42% no ano, enquanto CPFL avança 39,37%. “Esses dados reforçam o protagonismo do setor na carteira de dividendos — algo que o próprio desempenho do IDIV confirma”, diz o relatório.
Outras destaques
Impulsionada pela expectativa de privatização, a Sabesp (SBSP3) subiu 39,35% no ano, enquanto a Porto (PSSA3) avançou 41,72%, destacando a força do setor de seguros. Entre os papéis dos principais índices, Itaúsa (ITSA4, +38,4%) e Santos Brasil (STBP3, +5,97%) ilustram que, mesmo em cenário positivo, há seletividade no mercado, comenta, Elos Ayta.
De acordo com Elos Ayta, a amplitude dos ganhos — com empresas de diversos setores e perfis — sugere que o movimento não é apenas especulativo. “A valorização de ações ligadas à economia doméstica, como construtoras e utilities, reforça a tese de que há confiança no ambiente macroeconômico local.”
Por fim, a casa de análise comenta que depender do ritmo de cortes de juros, da inflação controlada e da estabilidade fiscal — esta última ainda um ponto de atenção —, o segundo semestre pode trazer novos recordes.
Confira as ações na máxima:
palavras-chave: Além do Ibovespa: 11 ações do índice batem máximas históricas; confira lista; invistaja.info;
CALIFORNIA | mercados | invistaja.info – Além do Ibovespa: 11 ações do índice batem máximas históricas; confira lista
REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.
Tópicos mais acessados:
Ministro renuncia no Japão após dizer que “nunca havia comprado um saco de arroz”
Varejistas têm 1T25 melhor do que o esperado e com bons sinais: quais foram destaque?
Sanções ao diesel russo podem pressionar margem das distribuidoras de combustíveis
EXCLUSIVO: Reserva quer faturar R$ 1,5 bi este ano e vai entrar em moda ‘wellness’
Seja anunciante no invistaja.info