Publicidade

Alta da massa salarial renova preocupação com inflação de serviços, dizem economistas

Especialistas dizem que aumento dos salários e da população ocupada impulsionam a massa de renda real efetiva e que isso deve continuar estimulando o consumo das famílias

Notícias de investidor para investidor

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Alta da massa salarial renova preocupação com inflação de serviços, dizem economistas; invistaja.info;


GETI3 | Liq.2meses: 0.0 | ROE: 0.2609 | ROIC: 0.227 | Cotacao: 14.45 | Mrg.Ebit: 0.2743 | P/Ativo: 1.314

ListenToMarket: Alta da massa salarial renova preocupação com inflação de serviços, dizem economistas – Áudio gerado às: 11:50:28

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Mais que a manutenção da taxa de desemprego em níveis baixos em dezembro divulgada nesta quarta-feira (31), os economistas alertam para a pressão que a contínua alta da massa salarial real pode exercer sobre a inflação de serviços, via estímulo de consumo das famílias.

De acordo com os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, a taxa de desocupação no país chegou a 7,4% no trimestre encerrado em dezembro de 2023.

E a massa salarial atingiu mais uma vez seu valor recorde, de R$ 301,6 bilhões de reais, um aumento de 5,0% na comparação anual.

+Gafisa (GFSA3): Esh Capital faz novo pedido de assembleia para destituição de conselho

O Bradesco destacou em análise que o rendimento real habitual subiu 0,8% no mês, após os ajustes sazonais e de calendário. E que o aumento dos salários e da população ocupada impulsionaram a massa de renda real efetiva.Para o banco, os dados confirmam a resiliência do mercado de trabalho. “Adinâmica recente de salários tem contribuído adicionalmente para a elevaçãoda massa de rendimentos, o que deve sustentar o consumo das famílias.Essa alta é um ponto de atenção do ponto de vista da inflação”, alertou.

Para a XP, ainda que os rendimentos reais do trabalho tenham arrefecido um pouco na comparação mensal em dezembro, as luzes amarelas continuam a piscar. Ajustado pela inflação, o rendimento médio habitual do trabalho caiu 0,1% em relação ao mês anterior, após uma expansão acumulada de 3,2% entre agosto a novembro. E esse indicador está 2,5% acima dos níveis pré-covid-19.

“Globalmente, espera-se que o aumento dos rendimentos reais do trabalho apoie o consumo das famílias em 2024. Ao mesmo tempo, representa uma preocupação relativamente ao recuo da inflação nos serviços, apesar dos valores menos preocupantes em dezembro”, comentou a XP.

Foi destacado ainda que o rendimento agregado real do trabalho subiu 0,8% no mês, somando o sétimo avanço consecutivo. “Como sublinhámos, o rendimento disponível real das famílias aumentará cerca de 4% este ano, depois de ter disparado 6,5% em 2023”, calcularam os economistas.

hotWords: preocupação alta renova inflação serviços,

Seja anunciante no invistaja.info

“Em suma, a solidez do mercado de trabalho brasileiro deverá persistir em 2024. Esperamos que a taxa de desemprego fique ligeiramente acima de 8% no final deste ano”, disse a XP.

Na avaliação de João Savignon, chefe de pesquisa macroeconômica da Kínitro Capital, com a ocupação e a renda nos atuais níveis, há um suporte ao consumo das famílias, especificamente do setor de serviços e das atividades do comércio ligadas à renda, “mesmo considerando a saída do efeito positivo do agronegócio e a política monetária ainda restritiva no país”.

Claudia Moreno, economista do C6 Bank, comentou que os resultados vistos até agora refletem a atividade econômica, principalmente do setor de serviços, que vem se mostrando mais resiliente. “A desaceleração da economia observada até agora não atinge de imediato o mercado de trabalho, pois esse impacto ocorre com atraso”, explicou.

Ela também avaliou que o desemprego baixo somado ao aumento da renda real habitual traz desafios para a desaceleração da inflação de serviços. “Nossa projeção é que o Copom mantenha seu plano de voo e promova mais dois cortes de 0,50 ponto percentual, um na reunião de hoje e outro na de março.

Além das pressões inflacionárias, existe a leitura de que o mercado de trabalho deve continuar impulsionando a economia em 2024. Na opinião de Rafael Perez, economista da Suno Research, o mercado de trabalho foi uma das principais surpresas positivas em 2023, com a PNAD Contínua caindo de 8,4% para 7,4% entre janeiro e dezembro. Além disso, houve forte expansão dos rendimentos dos trabalhadores, fator fundamental para sustentar o crescimento da economia no ano passado.

“Para 2024, não vemos espaço para quedas significativas no desemprego, já que o mercado de trabalho deve refletir o menor crescimento da economia. Contudo, a taxa de desemprego deve se acomodar em níveis bem mais baixos que nos últimos anos e deverá continuar impulsionando o consumo das famílias, sendo um dos principais vetores para a expansão do PIB este ano”, disse.

palavras-chave: Alta da massa salarial renova preocupação com inflação de serviços, dizem economistas; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – Alta da massa salarial renova preocupação com inflação de serviços, dizem economistas

REFLEXÃO: Harold Pollack, da Universidade de Chicago: Guarde entre 15 e 20% e invista em fundos de índices com taxa baixa.

Leia também:

Ibovespa sobe para nível de 128 mil pontos, mesmo com queda na maioria das bolsas no exterior

Gafisa (GFSA3): Esh Capital faz novo pedido de assembleia para destituição de conselho

Santander Brasil (SANB11) quer dobrar base de clientes de alta renda, diz presidente

Taxa de inflação anual na Alemanha desacelera a 2,9% em janeiro, abaixo das projeções

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress