Publicidade

Analistas mantêm projeções para o PIB, mesmo após IBC-Br mais fraco que o esperado

Especialistas veem moderação na atividade, mas estimativas para o crescimento da economia se aproximam de 3% neste ano

Informação de quem vive o mercado

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Analistas mantêm projeções para o PIB, mesmo após IBC-Br mais fraco que o esperado; invistaja.info;


NUTR3 | ROIC: 0.1503 | Liq.Corr.: 2.3 | PSR: 0.228 | Mrg.Ebit: 0.0734 | P/VP: 1.32 | P/L: 3.98

ListenToMarket: Analistas mantêm projeções para o PIB, mesmo após IBC-Br mais fraco que o esperado – Áudio gerado às: 11:50:52

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Ainda que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado hoje tenha apontado para uma queda de 1,13% na variação mensal em agosto – interrompendo dois meses de alta -, os analistas mantém a visão de uma atividade doméstica crescente no segundo semestre de 2022, embora mais moderada do que a observada na primeira metade do ano.

Para Eduardo Vilarim, economista do Banco Original, o resultado acima do esperado do setor de serviços em agosto não foi suficiente para carregar o IBC-Br no mês. “O número reflete as atividades mais fracas tanto da indústria quanto do varejo no período, que sentem os efeitos iniciais da política monetária mais restritiva sobre suas atividades”, explica o economista.

Segundo Vilarim, também não está sendo esperado um avanço significativo em setembro. “Os resultados preliminares de -0,1% da indústria, 0,3% do setor de serviços e 0,2% do varejo ampliado apontam para um IBC-Br de -0,2% em setembro”, previu.

+Dólar ‘Coldplay’, ‘Luxo’ e ‘Qatar’ aumentam lista do câmbio na Argentina

No entanto, ele pondera que desempenho não muda a perspectiva de um PIB positivo no terceiro trimestre do ano, “para o qual esperamos expansão de 0,5%”.

Para o JP Morgan, apesar da decepção de hoje, a atividade econômica mostra crescimento de quase 4,9% ante o mesmo mês do ano passado e acelerando em relação aos dados do segundo trimestre deste ano. “E o IBC-Br permanece bem acima do nível pré-pandemia”, diz relatório do banco.

PIB de 2022 perto de 3%

Para Rafaela Vitória, economista chefe do Banco Inter, o carrego estatístico do terceiro trimestre ainda está em 1,3%, o que representaria um crescimento maior que o verificado no 2° trimestre, que foi de 0,7% pelo índice do BC.

Segundo escreveu em sua conta no Twitter, o PIB em 2022 está mais próximo de um crescimento de 3%. A revisão do cenário pelo banco deve ser divulgada em breve.

hotWords: para pib, mesmo analistas ibc-br mais

Anuncie no invistaja.info

A XP destacou que a leitura do IBC-Br de julho foi revisada para cima na comparação mensal, de 1,2% anteriormente, para 1,7%, e o efeito de arraste estatístico para o crescimento do indicador recuou um pouco.

Na estimativa preliminar da XP, o IBC-Br ficou praticamente estável em setembro (-0,2% na comparação mensal e +3,4% na anual).  Caso esse projeção se confirme, o indicador do BC mostrará uma expansão de 1,0% no terceiro trimestre ante o trimestre anterior e de 4,1% na comparação com o terceiro trimestre de 20221.

“Reiteramos a necessidade de cautela adicional na avaliação desse tipo de resultado, principalmente na comparação com a dinâmica do PIB. Em nossa opinião, é sempre preferível comparar as variações ano contra ano do IBC-Br trimestral e do PIB global”, alerta.

O XP Tracker para o crescimento do PIB do 3º trimestre é de + 0,6% na comparação entre o 2° e o 3° trimestres, e de +3,6% na comparação com o 3° tri do ano passado. “Reforçamos a expectativa de que o PIB brasileiro cresça 2,8% em 2022 e 1,0%, em 2023”, prevê a XP.

Serviços em recuperação

O Goldman Sachs destaca em relatório que, em agosto, a atividade real estava 2,4% acima do nível pré-covid, mas ainda 3,2% abaixo do pico do ciclo de dezembro de 2013. O banco de investimentos espera que alguns dos setores de serviços ainda sofrem impactos da pandemia -em particular serviços para famílias – se recuperem ainda mais nos próximos meses.

A expectativa otimista está apoiada pelos estímulos fiscais, como a redução de impostos e transferências fiscais federais adicionais para famílias de baixa renda com alta propensão a consumir, além do mercado de trabalho mais firme e da inflação recuando.

“A sólida expansão dos setores de serviços intensivos em mão de obra contribuiu para um aumento mais rápido do que o esperado do emprego e para o aperto do mercado de trabalho. No entanto, os retornos marginais decrescentes da dinâmica de reabertura econômica, condições monetárias e financeiras domésticas apertadas, altos níveis de endividamento das famílias e a incipiente reviravolta no ciclo de crédito devem gerar ventos contrários à atividade de serviços no final de 2022 e no primeiro semestre de 2023”, prevê o Goldman Sachs.

palavras-chave: Analistas mantêm projeções para o PIB, mesmo após IBC-Br mais fraco que o esperado; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – Analistas mantêm projeções para o PIB, mesmo após IBC-Br mais fraco que o esperado

REFLEXÃO: Robert Brokamp, da Motley Fool: Diversificação reduz os riscos, aumenta a previsibilidade e impulsiona os retornos.

Leia também:

Serviço cripto da Mastercard chega a bancos brasileiros em 2023

Latam se prepara para sair da recuperação judicial: o que esperar de Azul (AZUL4) e Gol (GOL4)?

Índice Empire State, de Nova York, amplia declínio e cai para -9,1 em outubro

MRV (MRVE3) reporta números operacionais fracos no 3º tri e queima de caixa significativa; ações têm forte queda

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade