invistaja.info | Informação p/ quem vive o mercado

Publicidade

Aneel autoriza reajustes entre 2% e 24% nas contas de luz em SP e GO; entenda

Energia elétrica vai ficar mais ‘salgada’ para consumidores de alta tensão; efeito médio para o consumidor vai variar de 7% a 14%

Negociando na bolsa de valores

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Aneel autoriza reajustes entre 2% e 24% nas contas de luz em SP e GO; entenda; invistaja.info;


TOTS3 | P/VP: 4.5 | Mrg.Ebit: 0.3371 | Cotacao: 31.58 | Mrg.Liq.: 0.1168 | ROIC: 0.164 | Pat.Liq: 4331690000.0

ListenToMarket: Aneel autoriza reajustes entre 2% e 24% nas contas de luz em SP e GO; entenda – Áudio gerado às: 11:20:55

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou reajustes nas tarifas de energia elétrica de ao menos 3 distribuidoras em 2 estados (São Paulo e Goiás), que variam de 2,35% a 24,16% dependendo do tipo de cliente. O levantamento foi feito pelo (MarketMsg) com base em anúncios recentes da agência reguladora.

A maior alta (24,16%) será sentida pelos clientes de alta tensão da CPFL Piratininga, que atende a 1,86 milhão de unidades consumidoras no estado de São Paulo (cada unidade consumidora pode atender a várias pessoas de uma residência ou a um comércio ou indústria, por exemplo).

O reajuste médio para os clientes de 27 cidades no interior e no litoral paulista será de 14,72%, e para os consumidores residenciais (categoria B1) a alta vai ser um pouco menos salgada (9,42%).

+TIM (TIMS3): com “risco Itália” afastado e boas perspectivas, analistas reiteram recomendação de compra para ação

Já a menor alta (2,35%) será para os clientes de baixa tensão da EDP São Paulo, que atende a cerca de 2 milhões de unidades consumidoras também em São Paulo. O reajuste médio para o consumidor será de 8,05%, porque a tarifa para a alta tensão vai subir 20,04%, mas para os residenciais a alta será de 2,07%.

A Aneel diz que devolução dos créditos tributários, devido à retirada do ICMS da base de cálculo do PIS/Pasep e da Cofins, contribuiu para atenuar o reajuste da EDP em 15,29%. Já o aporte da Eletrobras  (ELET3;ELET6) na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), devido à privatização da empresa, colaborou com uma redução de 2,55%.

Em Goiás, o reajuste médio aprovado para a Enel (Celg-D), que atende a cerca de 3,26 milhões de unidades consumidoras no estado, será de 7,22% (em média 5,81% para a baixa tensão e 10,84% para a alta). Para os consumidores residenciais, a alta também será menor (4,82%).

A Enel vendeu a Celg-D recentemente para a Equatorial (EQTL3), por R$ 7,5 bilhões. Coincidentemente, tinham interesse na distribuidora a CPFL (CPFE3), controladora da CPFL Piratininga; a EDP, dona da EDP São Paulo; a Energisa (ENGI11); e a Neoenergia (NEOE3), responsável pela Neoenergia Brasília.

hotWords: contas autoriza aneel entre

Publique seu negócio no invistaja.info

Segundo a Aneel, os consumidores de baixa tensão são os residenciais (B1), rurais (B2), industrial, comercial, serviços e do poder público (B3) e iluminação pública (B4). As novas tarifas entrarão em vigor no sábado (22) em Goiás e no domingo (23) em São Paulo (nas regiões atendidas pela CPFL Piratininga e pela EDP).

Reajuste adiado no DF

A agência também anunciaria na terça-feira (18) o reajuste da Neoenergia Brasília, que atende a mais de 1 milhão de unidades consumidoras no Distrito Federal, mas adiou a decisão para 3 de novembro “em função da expectativa de aplicação de medidas que irão atenuar os efeitos na conta de luz”.

* Cada unidade consumidora pode atender a várias pessoas ou um comércio/indústria

palavras-chave: Aneel autoriza reajustes entre 2% e 24% nas contas de luz em SP e GO; entenda; invistaja.info;

PORTO ALEGRE | mercados | invistaja.info – Aneel autoriza reajustes entre 2% e 24% nas contas de luz em SP e GO; entenda

REFLEXÃO: Tim Hanson, da Motley Fool: Compre ações impressionantes por preços que não refletem sua grandiosidade.

Veja também:

Preço do minério de ferro em Singapura renova mínima do ano com sinalizações da China

Liz Truss não resiste à crise e renuncia ao cargo de primeira-ministra após 45 dias

Embraer (EMBR3) e companhia de turismo alemã firmam contrato de leasing para três jatos E195-E2

TIM (TIMS3): com “risco Itália” afastado e boas perspectivas, analistas reiteram recomendação de compra para ação

Anuncie no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress