Publicidade

Aperto monetário do Fed ainda sinaliza ganhos para ações

Estrategistas de renda variável destacaram o cenário normalmente positivo para ações nos estágios iniciais de um ciclo de aperto monetário
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Informação para traders e investidores

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Aperto monetário do Fed ainda sinaliza ganhos para ações; invistaja.info;


BEES3 | P/Ativo: 0.0 | P/EBIT: 0.0 | Cresc.5anos: 0.0553 | ROIC: 0.0 | Mrg.Ebit: 0.0 | P/Cap.Giro: 0.0

ListenToMarket: Aperto monetário do Fed ainda sinaliza ganhos para ações – Áudio gerado às: 12:30:51

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

(invistaja.info) — Investidores responderam ao objetivo do Federal Reserve de combater a inflação com um giro para ativos de risco, refletido na alta dos mercados acionários e estabilização dos títulos do Tesouro dos EUA.

Estrategistas de renda variável destacaram o cenário normalmente positivo para as ações nos estágios iniciais de um ciclo de aperto monetário, mesmo com o alerta de analistas de títulos e câmbio, que esperam mais volatilidade nesses mercados em 2022. Embora o dólar tenha caído na quarta-feira, especialistas acreditam que a desvalorização seja temporária e que o rali será retomado.

“Os preços das ações passaram do vermelho ao verde, provavelmente porque a incerteza foi dissipada e o presidente do Fed não parecia tão ‘hawkish’ quanto muitos temiam”, disse Sam Stovall, estrategista-chefe de investimentos da CFRA Research, sobre a política de aperto monetário de Jerome Powell. “A história diz, mas não garante, que os apertos anteriores do Fed resultaram em pequenos aumentos de preços para o mercado acionário no ano seguinte.”

+Agora privada, refinaria de Mataripe não repassa queda da gasolina anunciada por Petrobras

Stovall observou que o índice S&P 500 subiu inicialmente durante a maioria dos 17 ciclos de aperto monetário do Fed pós-Segunda Guerra Mundial, com ganho médio de cerca de 3,5% para os períodos entre a primeira alta e a terceira. Traders agora precificam o primeiro aumento dos juros nos EUA em junho do ano que vem, enquanto o Fed indicou que pode haver três altas em 2022.

Giro da política

Em um giro da política monetária, o Fed acelerou a redução de seu programa de compras de ativos e traçou um roteiro para oito aumentos das taxas de juros até 2024. Powell também levantou a possibilidade de o banco central começar a enxugar a liquidez em breve, reduzindo seu enorme balanço.

Embora investidores de renda variável tenham aprovado a combinação da certeza em relação aos passos do Fed com uma perspectiva confiante, também há sinais de cautela, pois estrategistas destacaram os riscos das políticas de aperto ou o impacto da variante ômicron sobre a expansão.

“O Fed provavelmente continuará agindo com cautela, enquanto caminha pela linha tênue de tentar esfriar a inflação sem desacelerar a economia de maneira muito drástica”, disse Charlie Ripley, estrategista sênior de investimentos da Allianz Investment Management. “A realidade é que a incerteza em torno da política do Fed é alta, e provavelmente permanecerá assim enquanto o presidente Powell tenta desfazer o maior pacote de estímulo monetário da história sem disrupção.”

hotWords: para ganhos aperto sinaliza

Anuncie no invistaja.info

Dólar

Estrategistas de câmbio esperam que a força do dólar seja consolidada, apesar dos ganhos das moedas atreladas a commodities no overnight, como os dólares australiano e neozelandês. O National Australia Bank prevê quatro aumentos dos juros pelo Fed em 2022, desde que a pandemia não afete significativamente a economia.

“Claramente, não houve drama suficiente para justificar uma extensão material do rali do dólar”, disseram estrategistas do HSBC, como Daragh Maher, em nota. “Ainda esperamos uma força gradual do dólar ao longo de 2022, apoiada pelo movimento em curso do Fed para a saída da política monetária acomodatícia.”

Pressão sobre emergentes

Quanto ao impacto sobre ativos de mercados emergentes – que muitas vezes ficam sob pressão quando os rendimentos dos Treasuries aumentam -, a Ásia é vista como a mais bem preparada para enfrentar o giro de aperto monetário.

“Fortes superávits comerciais na região, a demanda doméstica se recuperando após a recente flexibilização das restrições e grandes colchões de reserva cambial devem ajudar a minimizar a volatilidade”, disse Khoon Goh, chefe de pesquisa para Ásia no Australia & New Zealand Banking. “Vários bancos centrais asiáticos também devem estar em posição de começar a normalizar a política juntamente com o Fed, o que vai ajudar.”

Outros estrategistas apontaram para a crescente influência do yuan da China no espaço cambial de mercados emergentes como contrapeso ao dólar.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.

palavras-chave: Aperto monetário do Fed ainda sinaliza ganhos para ações; invistaja.info;

FARIA LIMA | mercados | invistaja.info – Aperto monetário do Fed ainda sinaliza ganhos para ações

REFLEXÃO: Michael Kitces, conselheiro financeiro: Invista pensando no longo prazo, não especule, mas, não ignore as flutuações do mercado.

Tópicos mais acessados:

Anvisa autoriza vacina da Pfizer contra covid-19 em crianças

Com apoio das Bolsas no exterior, Ibovespa busca os 109 mil pontos após decisões do Federal Reserve e BCs da Europa

Covid-19: Anvisa avaliará pedido para que crianças sejam vacinadas

Caixa paga hoje Auxílio Brasil para beneficiários com NIS final 5

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade