Notícias do mercado financeiro
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Após escândalos, Boris Johnson deve renunciar hoje; invistaja.info;
PNVL3 | Liq.2meses: 6638470.0 | EV/EBIT: 28.74 | Div.Brut/Pat.: 0.68 | Cotacao: 9.9 | P/L: 18.67 | Mrg.Liq.: 0.0236
ListenToMarket: Após escândalos, Boris Johnson deve renunciar hoje – Áudio gerado às: 8:10:40
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
Após renúncias em massa em seu governo, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, deve abdicar da liderança do Partido Conservador nesta quinta-feira (7).
No entanto, segundo a imprensa britânica, Johnson ainda tentará se manter como premiê até o outono europeu, enquanto os “tories” definem seu novo líder.
Como o Partido Conservador detém a maioria na Câmara dos Comuns, caberia à legenda indicar um novo primeiro-ministro, sem a necessidade de eleições antecipadas.
+Mercados operam mistos antes da ata do Fomc; recessão, Covid e mais assuntos do mercado hoje
Foi dessa forma que o próprio Johnson chegou ao poder, em julho de 2019, quando a então primeira-ministra Theresa May renunciou por conta da não aprovação de seu acordo para o Brexit pelo Parlamento.
O atual primeiro-ministro conseguiu sacramentar a saída da União Europeia, porém viu seu apoio popular derreter por causa do “Partygate”, escândalo da participação de membros do governo britânico, incluindo o próprio Johnson, em confraternizações durante períodos de lockdown contra a pandemia de Covid-19.
Multado pela polícia de Londres por ter participado de uma dessas festas, o premiê sobreviveu a uma moção de desconfiança no Partido Conservador há pouco mais de um mês, porém saiu fragilizado da votação.
Sua situação se agravou após a revelação de que o premiê sabia de denúncias de má conduta sexual antes de nomear um de seus aliados mais próximos entre os “tories”, o deputado Chris Pincher, para vice-líder da bancada conservadora na Câmara.
hotWords: renunciar escândalos, após johnson
Acusado de apalpar dois homens em um clube de Londres, Pincher acabou renunciando ao cargo no fim de junho, em um caso que minou ainda mais a credibilidade de Johnson, uma vez que ele inicialmente negara ter conhecimento sobre as denúncias contra o aliado, mas depois admitiu que já tinha ouvido reclamações sobre a conduta sexual do deputado.
O episódio provocou uma onda de renúncias no governo britânico e cobranças públicas para o premiê abdicar. “Primeiro-ministro: isso não é sustentável e só vai piorar. Por você, pelo Partido Conservador e, mais importante, pelo país, você deve fazer a coisa certa e ir embora agora”, declarou o novo chanceler do Tesouro do Reino Unido, Nadhim Zahawi, nomeado por Johnson há apenas dois dias.
Sucessão
O processo para escolher o próximo líder do Partido Conservador será iniciado assim que o premiê confirmar sua renúncia.Para disputar a sucessão de Johnson, cada candidatura precisa assegurar o apoio de pelo menos oito deputados.
Na primeira votação, são eliminados os postulantes que receberem menos de 18 votos. Na segunda, a cláusula de barreira aumenta para 36 votos.
A partir daí, o candidato com menos votos é eliminado, até que reste apenas um.
Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.
palavras-chave: Após escândalos, Boris Johnson deve renunciar hoje; invistaja.info;
CALIFORNIA | economia | invistaja.info – Após escândalos, Boris Johnson deve renunciar hoje
REFLEXÃO: Bill Mann, da Motley Fool Asset Management: Busque investir em conjunto com grandes gestores, depois, é só ser paciente.
Veja também:
Bolsas mundiais sobem com repercussão da ata do Fed; ADP, IBC-Br e mais assuntos do mercado hoje
BC: MP 1.128 alinha regras fiscal e contábil para bancos e reduz custo de crédito
China: ETFs atraem bilhões enquanto investidores esperam por liquidação de ativos
Entre em contato para anunciar no invistaja.info