Notícias de trader para trader
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Após falas de Bolsonaro, presidente da Petrobras (PETR4) volta a defender política de preços; invistaja.info;
ALUP11 | Liq.Corr.: 1.8 | P/Ativo: 0.301 | DY: 0.0465 | P/VP: 1.18 | ROIC: 0.1569 | Liq.2meses: 29198000.0
O presidente da Petrobras (PETR3;PETR4), José Mauro Ferreira Coelho, defendeu nesta sexta-feira (6) a manutenção da atual política de preços da estatal, que segue as cotações internacionais do preço do petróleo e dos combustíveis. As falas aconteceram em um encontro com analistas e investidores, realizada após a companhia divulgar seus resultados trimestrais, e um dia depois de o presidente da República, Jair Bolsonaro, atacar os lucros da petroleira.
Em transmissão ao vivo realizada em uma rede social na última quinta, Bolsonaro bradejou que a Petrobras lucra com a pandemia e que mais um aumento dos preços de combustíveis pode “quebrar o Brasil”. Ao mesmo tempo em que pediu para que a alta de preços “criminosa” seja interrompida, ele afirmou, entretanto, que intervir na estatal é uma irresponsabilidade e que não o fará.
Pouco depois, a Petrobras divulgou que lucrou R$ 44,5 bilhões entre janeiro e março deste ano e anunciou a distribuição de R$ 48,5 bilhões em dividendos aos acionistas.
+Defasagem do diesel chega a 25% e da gasolina a 19%, diz associação
O presidente da estatal, que assumiu o cargo há cerca de um mês, defendeu a política de preços de mercado, afirmando que ela é fundamental para a atração de investimentos para o país e para garantir a importações de derivados. “Nós importamos gasolina, diesel, gás natural e querosene de aviação”, lembrou. “Não podemos nos desviar da pratica de preço de mercado”.
hotWords: bolsonaro, volta preços (petr4) política após
Coelho disse que os investidores podem confiar seus investimentos à empresa e que há motivo para se orgulhar da atual gestão. Ele relembrou ainda que, em 2014, políticas de intervenção deixaram a companhia com “dívidas impagáveis” e que, quanto melhores os resultados da companhia, mais forte impostos são recolhidos à União.
Rafael Chaves, diretor de Relacionamento Institucional e de Sustentabilidade, afirmou que a política de preço de mercado é algo “garantido pela lei” e que diminui a chance de desabastecimento. “A alternativa ao preço de mercado é preço tabelado. Já vivemos isso no passado e sabemos que é algo que não funciona”, comentou.
Segundo ele, a Petrobras tem sim papel social, mas este é totalmente separado da atuação empresarial da empresa. “Temos nossa frente de ajuda à população, com a doação de gás de cozinha, por exemplo, e estamos abertos a conversar com o governo, contribuindo com a sugestão e formação de soluções. Estamos sempre prontos a ajudar, mas separando o braço empresarial do de ajuda à sociedade”, disse.
Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.
palavras-chave: Após falas de Bolsonaro, presidente da Petrobras (PETR4) volta a defender política de preços; invistaja.info;
GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – Após falas de Bolsonaro, presidente da Petrobras (PETR4) volta a defender política de preços
REFLEXÃO: Tom Gardner, da Motley Fool: Encontre lideres notáveis e uma missão para o longo da vida.
Saiba mais:
Natura (NTCO3): Estamos confiantes na progressão de nossas margens, afirma CEO
Economista-chefe do BoE espera estagnação da economia britânica no 2º tri
Publique seu negócio no invistaja.info