Publicidade

Após pressão, governo inclui cortes em Pé-de-Meia, seguro-defeso e mais em MP

MP que aumenta tributo sobre aplicações financeiras traz previsão de limites para gastos com seguro-defeso e auxílio-doença, e inclui programa Pé-de-Meia no piso da educação

Notícias do mercado financeiro

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Após pressão, governo inclui cortes em Pé-de-Meia, seguro-defeso e mais em MP; invistaja.info;


TVIT3 | P/VP: 5.45 | Cotacao: 19.3 | P/EBIT: 16.02 | EV/EBIT: 17.14 | P/Ativo: 2.424 | DY: 0.0

ListenToMarket: Após pressão, governo inclui cortes em Pé-de-Meia, seguro-defeso e mais em MP – Áudio gerado às: 8:40:30

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A medida provisória publicada pelo governo na noite de quarta-feira (11) que elevou a tributação sobre investimentos também trouxe um pacote de medidas para contenção de despesas. As alterações atingem benefícios como o seguro-defeso, o auxílio-doença via Atestmed, e o programa Pé-de-Meia.

O anúncio veio após forte pressão do Congresso e do setor produtivo por medidas de controle de gastos para equilibrar a proposta de aumento de tributos sobre aplicações financeiras, como o fim da isenção para LCI, LCA, CRI, CRA e dividendos de FIIs e Fiagros, além da unificação da alíquota de IR em 17,5% para diversas modalidades de investimento.

Leia mais:

+Taxas curtas dos DIs sobem com fiscal no foco e longas cedem após inflação nos EUA

Novo decreto alivia IOF sobre crédito, previdência e risco sacado

Mesmo com recuo no IOF, viagem internacional continua mais cara; entenda

Pé-de-meia no piso da Educação

Uma das principais mudanças propostas é a contabilização dos gastos do programa Pé-de-Meia no piso constitucional da educação. O programa concede incentivos financeiros a estudantes do ensino médio. Com isso, a despesa estimada de R$ 12 bilhões para 2026 passa a ser absorvida dentro dos 18% mínimos da receita líquida de impostos que a União deve aplicar na área, liberando espaço orçamentário em outras frentes.

hotWords: inclui após pressão, governo cortes

Seja anunciante no invistaja.info

Seguro-defeso

A MP também promove ajustes nos critérios de acesso ao seguro-defeso, benefício pago a pescadores artesanais durante o período de proibição da pesca. O texto estabelece um teto para a dotação orçamentária, impedindo que os gastos com o programa ultrapassem o valor previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA). Segundo o jornal Folha de S.Paulo, que ouviu um técnico da Fazenda, esse limite foi fixado em R$ 6,5 bilhões para 2025.

Além disso, passa a ser obrigatória a homologação do registro de pescador pela prefeitura do município, substituindo o modelo atual, em que o pleito é feito diretamente no sistema federal. Segundo o governo, um novo decreto com regras adicionais será editado, prevendo o uso de biometria e cruzamento de dados para coibir fraudes.

Auxílio-doença

Outra mudança é a limitação do prazo de concessão do auxílio-doença pelo sistema Atestmed, que permite a obtenção do benefício com análise apenas documental. A partir da MP, o prazo máximo foi reduzido de 180 para 30 dias. Extensões exigirão perícia presencial ou telemedicina. O prazo pode ser revisto por ato do Poder Executivo, desde que seja justificado.

Teto para contribuição federal à Previdência

Por fim, a compensação financeira que a União paga a estados e municípios pela incorporação de tempo de contribuição de servidores públicos ao regime geral da Previdência Social (RGPS) também passará a ter um teto orçamentário, conforme previsto no orçamento sancionado.

palavras-chave: Após pressão, governo inclui cortes em Pé-de-Meia, seguro-defeso e mais em MP; invistaja.info;

FLORIANÓPOLIS | economia | invistaja.info – Após pressão, governo inclui cortes em Pé-de-Meia, seguro-defeso e mais em MP

REFLEXÃO: Bill Mann, da Motley Fool Asset Management: Busque investir em conjunto com grandes gestores, depois, é só ser paciente.

Leia também:

Após pressão, governo inclui cortes em pé-de-meia, seguro-defeso e mais em MP

PETR4 reage em junho: vale a pena voltar a investir na ação da Petrobras?

MP alternativa ao IOF, varejo no Brasil, inflação ao produtor nos EUA e mais

Mesmo com novo recuo em decreto do IOF, viagem internacional continua mais cara

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress