Informação de quem vive o mercado
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Ata do FOMC, privatização da Eletrobras e tensões entre Rússia e Ucrânia: o que acompanhar na semana; invistaja.info;
VIVA3 | P/ACL: 15.61 | P/EBIT: 19.48 | P/Cap.Giro: 7.0 | P/L: 22.1 | Cotacao: 24.75 | PSR: 4.632
ListenToMarket: Ata do FOMC, privatização da Eletrobras e tensões entre Rússia e Ucrânia: o que acompanhar na semana – Áudio gerado às: 9:10:29
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
Em uma semana vazia de indicadores econômicos no Brasil, o foco se volta para o exterior. Na quarta-feira (16), o Banco Central dos Estados Unidos vai divulgar a ata da última reunião de seu Comitê de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês), que decidiu, por enquanto, pela manutenção dos juros historicamente baixos no país.
O documento poderá trazer novas indicações sobre o próximos passos do ciclo de alta de juros nos EUA, previsto para ter início no mês que vem. A cada ata do Fomc, o tom do Federal Reserve tem sido mais hawkish e mexido com os mercados.
As Bolsas terminaram a semana fragilizadas pela escalada de tensões entre Ucrânia e Rússia, o que causa apreensão na comunidade internacional.
+Ibovespa tem 5ª semana seguida de ganhos; Bolsa fechou em alta mesmo com tensões entre Rússia e Ucrânia
O risco de uma guerra tem mexido, principalmente, com os preços do petróleo, que dispararam na última sexta com notícias de que o exército de Vladimir Putin já estaria pronto para invadir o país vizinho.
Além da ata do Fomc, o calendário americano traz o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês), divulgado na terça-feira (15). No mesmo dia, a China divulga seus dois indicadores de inflação, após o fechamento dos mercados: o índice ao produtor e ao consumidor (CPI, na sigla em inglês).
Dados inflacionários são esperados para quarta-feira (16) no Reino Unido, onde o ciclo de aperto monetário já começou. O PIB britânico será conhecido um dia antes, na terça. Já as vendas do varejo americano em janeiro e a produção industrial para o mesmo período saem na quarta-feira.
hotWords: ucrânia: rússia fomc, entre semana
Agenda corporativa agitada
A partir de segunda-feira (14), as ações da NotreDame Intermédica (GNDI3) deixam de ser negociadas na Bolsa. Os papéis serão incorporados à Hapvida (HAPV3) e os investidores que tinham papéis GNDI3 receberão os papéis da HPAV3 na quarta-feira (16).
Na terça-feira, 15, o TCU se reúne para tratar da privatização da Eletrobras. A segunda parte da desestatização da Eletrobras, sobre modelagem, deve ser concluída pela área técnica entre o fim deste mês e o início de março, apurou o Estadão.
E o calendário de balanços corporativos continua a todo vapor, com destaque para Banco do Brasil ([ativo=BBSA3]), Itaúsa (ITSA4), Caixa Seguridade (CXSE3), WEG ([ativo=WEGW3]), Cosan (CSAN3) e Taesa (TAEE11). Veja o calendário:
Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.
palavras-chave: Ata do FOMC, privatização da Eletrobras e tensões entre Rússia e Ucrânia: o que acompanhar na semana; invistaja.info;
GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – Ata do FOMC, privatização da Eletrobras e tensões entre Rússia e Ucrânia: o que acompanhar na semana
REFLEXÃO: Michael Kitces, conselheiro financeiro: Invista pensando no longo prazo, não especule, mas, não ignore as flutuações do mercado.
Leia também:
‘Prévia do PIB’ do BC vê alta de 4,5% em 2021 depois de tombo de 2020
Comissão do Senado adia mais uma vez sabatina de diretores do BC
Entre em contato para anunciar no invistaja.info