Publicidade

Ata: Fed se preocupa com efeito-tarifas na inflação e deixa corte de juro em suspenso

O último encontro do comitê foi encerrado em 29 de janeiro e teve a decisão unânime se manter os juros na faixa atual de 4,25% a 4,50%

Conteúdo de quem vive de mercado

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Ata: Fed se preocupa com efeito-tarifas na inflação e deixa corte de juro em suspenso; invistaja.info;


SULA11 | Mrg.Ebit: -0.033 | P/Ativo: 0.314 | Mrg.Liq.: 0.0083 | Cotacao: 22.25 | DY: 0.0027 | P/L: 52.23

ListenToMarket: Ata: Fed se preocupa com efeito-tarifas na inflação e deixa corte de juro em suspenso – Áudio gerado às: 16:20:13

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

As propostas iniciais de política do presidente Donald Trump alimentaram a preocupação no Federal Reserve sobre a inflação mais alta, com empresas no geral dizendo ao banco central dos EUA que esperavam aumentar os preços para repassar o custo das tarifas de importação.

Essas foram as indicações dos integrantes da autoridade monetária em reunião realizada cerca de uma semana após a posse de Trump em 20 de janeiro, aponta a ata da última reunião do Federal Open Market Committee (Fomc), divulgada nesta quarta-feira (19). O último encontro do comitê foi encerrado em 29 de janeiro e teve a decisão unânime se manter os juros na faixa atual de 4,25% a 4,50%.

+Dólar hoje ronda estabilidade com tarifas de Trump e ata do Fed em foco

Os investidores aguardavam pela ata em busca de indícios sobre como as autoridades viam as novas políticas comerciais do governo Trump em um encontro em que deixaram a taxa de juros inalterada.

Os integrantes do Fomc “no geral apontaram para os riscos de alta para as perspectivas de inflação”, em vez de riscos para o mercado de trabalho, de acordo com o documento. “Em particular, os participantes citaram os possíveis efeitos de potenciais mudanças na política de comércio e imigração, o potencial de desenvolvimentos geopolíticos para interromper as cadeias de suprimentos ou gastos domésticos mais fortes do que o esperado.”

Embora ainda tenham fé de que as pressões de preços continuarão a diminuir, “outros fatores foram citados como tendo o potencial de dificultar o processo de desinflação”, incluindo o fato de que “contatos comerciais em vários distritos (do Fed) indicaram que as empresas tentariam repassar aos consumidores custos de insumos mais altos decorrentes de tarifas potenciais.”

Os participantes também notaram que algumas medidas de expectativas de inflação, uma preocupação fundamental para o Fed, “aumentaram recentemente.”

Os formuladores de políticas na reunião do mês passado concordaram que deveriam manter as taxas de juros ​​até que ficasse claro que a inflação, em grande parte estagnada desde meados de 2024, cairia de forma confiável para a meta de 2% do banco central.

hotWords: ata: corte juro deixa efeito-tarifas

Publique seu negócio no invistaja.info

O comitê observou que a política atual é “significativamente menos restritiva” do que era antes dos cortes nas taxas, dando aos membros tempo para avaliar as condições antes de fazer quaisquer movimentos adicionais.

Eles também disseram que a política atual fornece “tempo para avaliar a perspectiva em evolução para a atividade econômica, o mercado de trabalho e a inflação, com a grande maioria apontando para uma postura política ainda restritiva. Os participantes indicaram que, desde que a economia permanecesse perto do emprego máximo, eles gostariam de ver mais progresso na inflação antes de fazer ajustes adicionais na meta para a taxa de fundos federais.

A equipe do Fed já havia mudado sua perspectiva na reunião de 17 e 18 de dezembro para mostrar crescimento mais lento esperado e inflação mais alta com base em “suposições de espaço reservado” sobre as prováveis ​​ações de Trump quando ele começou seu segundo mandato na Casa Branca. O presidente começou a fornecer detalhes em seus primeiros dias no cargo, incluindo tarifas propostas de 25% sobre o Canadá e o México, e um bloqueio da fronteira EUA-México.

O Fed manteve sua taxa básica e as autoridades desde então disseram que não têm pressa em cortar as taxas novamente até que estejam mais certas de que a inflação cairá para a meta de 2%.

Entender o impacto das políticas de Trump se tornou uma parte central desse debate.

(com Reuters e agências internacionais)

palavras-chave: Ata: Fed se preocupa com efeito-tarifas na inflação e deixa corte de juro em suspenso; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – Ata: Fed se preocupa com efeito-tarifas na inflação e deixa corte de juro em suspenso

REFLEXÃO: Barry Ritholtz, da Bloomberg: Mantenha a simplicidade, faço menos e administre sua estupidez.

Leia também:

Impacto de políticas de Trump levantou preocupação com inflação, diz Fed em ata

Iguatemi prevê retorno ao acionista entre 4% e 5% em 2025, diz diretor financeiro

STOXX 600 tem maior queda diária em 2025 na Europa com ameaças tarifárias

Morgan Stanley embolsa lucros na Argentina e “reduz pessimismo” com Brasil

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress