Publicidade

Atividade econômica está mais forte no 1° trimestre, mas tende a perder potência no ano, dizem analistas

Setores menos sensíveis ao ciclo econômico, como agronegócio e extrativo, estão mais aquecidos no início de 2023

Conteúdos sobre investimentos

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Atividade econômica está mais forte no 1° trimestre, mas tende a perder potência no ano, dizem analistas; invistaja.info;


GNDI3 | Mrg.Ebit: 0.0393 | Cresc.5anos: 0.2523 | Liq.Corr.: 1.17 | EV/EBITDA: 50.88 | Liq.2meses: 0.0 | Mrg.Liq.: -0.0009

ListenToMarket: Atividade econômica está mais forte no 1° trimestre, mas tende a perder potência no ano, dizem analistas – Áudio gerado às: 11:30:36

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A forte alta de 3,32% no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) em fevereiro surpreendeu os analistas em sua magnitude, mas reforça as estimativas anteriores de que 2023 teria um início mais forte, com um provável desaquecimento na segunda metade do ano. Para os especialistas, os dados compartilhados nessa sexta-feira mostram que o comportamento da atividade tem sido desigual entre os setores, favorecendo aqueles menos sensíveis ao ciclo econômico.

A XP Investimentos destaca que o dado de fevereiro mais do que compensa a contração acumulada de 1,1% entre setembro e janeiro (foram cinco quedas consecutivas do IBC-Br na comparação mensal).

“A forte expansão da produção agropecuária aliada ao desempenho ainda sólido das atividades de serviços explica, em grande parte, o expressivo aumento da proxy mensal do PIB”, comenta a XP em relatório.

+Suzano (SUZB3) lucra 49% menos no 1º tri, para R$ 5,24 bilhões; eleva projeção de investimentos em nova fábrica

No entanto, a empresa de investimentos sugere observar mais a comparação da variação trimestral ano contra ano do IBC-Br em relação ao PIB. Com isso, a projeção para o indicador de março fica em uma alta de 0,3% na leitura mensal e de 3,1% na anual. Caso essa projeção se confirme, o IBC-Br deve apresentar alta anualizada de 3,0% no primeiro trimestre.

A projeção da XP para o crescimento do PIB em 2023 permanece em 1%, mas com viés de alta. “O forte crescimento de setores menos sensíveis ao ciclo econômico (agropecuária e indústria extrativa), a resiliência do mercado de trabalho e os estímulos fiscais sustentam a atividade econômica no curto prazo”, comenta em relatório.

Primeiro trimestre forte

Laíz Carvalho, economista para Brasil do BNP Paribas, também classifica o dado de fevereiro como “um surpresa bastante forte” e lembra que o indicador de serviços divulgado na quinta-feira (27) pelo IBGE já havia mostrado que a atividade econômica está aquecida nesse primeiro trimestre.

O BNP Paribas projeta que o PIB crescerá 0,9% no trimestre inicial de 2023 ante o quarto trimestre de 2022, puxado especialmente pelo agronegócio. Para o ano, a projeção está em 1,5%, acima do consenso do mercado, por volta de 1%.

hotWords: atividade mais econômica trimestre, perder está ano,

Anuncie no invistaja.info

A expectativa é que a haverá uma desaceleração leve até o final do primeiro semestre do ano e que o PIB desaqueça mais fortemente na segunda metade de 2023.

Segundo análise do Santander Brasil, o IBC-Br de fevereiro e indicadores de atividade de serviços, comércio e indústria mostraram alguns resultados divergentes, mas marcados principalmente por sinais positivos.

Com isso, o banco decidiu revisar sua projeção de crescimento do PIB no para o primeiro trimestre, de 0,5% ante o trimestre anterior para 0,8%.

“Projetamos desaceleração da demanda doméstica e dos componentes cíclicos da oferta, decorrentes principalmente da esperada recessão global e dos efeitos de uma política restritiva do Banco Central. Mas também esperamos forte crescimento para os mercados não cíclicos como a produção agrícola, refletindo uma previsão de alta histórica para a safra de grãos”, informa o banco.

A análise do Goldman Sachs é similar. O banco de investimento espera que a atividade econômica se beneficie de estímulos fiscais e parafiscais renovados, mas que o crescimento seja moderado pelas condições monetárias e financeiras domésticas apertadas, especialmente após o primeiro trimestre de 2023.

Rafael Perez, da Suno Research, tem uma visão similar. “Apesar do resultado positivo no mês, a economia brasileira vem desacelerando desde o último trimestre do ano passado, tendo em vista as condições adversas do cenário doméstico e a dissipação dos impulsos sobre a economia ao longo do ano passado”, comenta.

Porém, ele destaca esse arrefecimento da atividade tem sido desigual entre os setores. “Categorias mais sensíveis ao ciclo econômico estão desacelerando de forma mais significativa, enquanto o agronegócio tem sustentado indicadores melhores para a economia neste início de ano”, compara.

“As principais restrições ao crescimento que, durante a pandemia, estavam associadas à oferta, vem se deslocando para a demanda. Neste sentido, o cenário para este ano é de estabilidade para a atividade econômica”, afirma Perez.

palavras-chave: Atividade econômica está mais forte no 1° trimestre, mas tende a perder potência no ano, dizem analistas; invistaja.info;

CALIFORNIA | economia | invistaja.info – Atividade econômica está mais forte no 1° trimestre, mas tende a perder potência no ano, dizem analistas

REFLEXÃO: Barry Ritholtz, da Bloomberg: Mantenha a simplicidade, faço menos e administre sua estupidez.

Veja também:

Copel (CPLE6): deputados do Paraná enviam denúncia à CVM questionando privatização; empresa responde

Pagamento de dividendos “cheios”, mas eleição de inelegíveis: como foi a AGO da Petrobras (PETR4) e as questões daqui para frente

Inflação ao consumidor na Alemanha sobe 0,4% em abril e 7,2% na comparação anual

Ibovespa Futuro opera entre leves perdas e ganhos no último pregão de abril, com atenção a inflação nos EUA e dados de atividade no Brasil

Anuncie no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress