Publicidade

Ativos ganham força com leitura “melhor do que o esperado” de dado industrial dos EUA

Apesar da queda em abril, o PMI industrial do ISM ficou acima das expectativas dos analistas

Conteúdos sobre investimentos

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Ativos ganham força com leitura “melhor do que o esperado” de dado industrial dos EUA; invistaja.info;


PTPA3 | P/Ativo: 0.375 | P/ACL: -1.27 | Div.Brut/Pat.: 1.59 | Liq.2meses: 0.0 | Cresc.5anos: 0.1808 | ROE: 0.3085

ListenToMarket: Ativos ganham força com leitura “melhor do que o esperado” de dado industrial dos EUA – Áudio gerado às: 18:11:1

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

As bolsas de Nova York encerraram o primeiro dia do mês em alta devido a fortes expectativas de uma temporada de lucros robusta das big techs no primeiro trimestre, após os resultados de Microsoft e Meta ontem. Os juros dos Treasuries viraram para o positivo e dólar ampliou ganhos com os dados dos EUA sobre indústria e construção. Apesar da queda em abril, o PMI industrial do ISM ficou acima das expectativas dos analistas. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que impôs sanções ao petróleo do Irã, impulsionando a commodity no pregão. A Bolsa de Londres fechou praticamente estável nesta quinta-feira e outros grandes mercados acionários da Europa não operaram em função de um feriado.

O índice de atividade industrial (PMI) dos EUA elaborado pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) caiu de 49 em março para 48,7 em abril, atingindo o menor nível desde maio de 2020. O resultado, porém, ficou acima da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam queda do índice a 48. Já os investimentos em construção no país caíram 0,5% em março ante fevereiro, frustrando analistas, que previam alta de 0,3%.

A conclusão de hoje é que o sentimento no setor manufatureiro, embora não tenha sido forte, não se deteriorou ainda mais, apesar das grandes mudanças na política tarifária global e da crescente incerteza em abril, diz o CIBC.

+Bolsa de Londres opera estável em meio a feriado que fecha outros mercados da Europa

Trump afirmou que o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, está realizando negociações comerciais com cerca de 200 países, em discurso preparado para o evento do Dia Nacional da Oração, na Casa Branca. Segundo ele, o Secretário de Estado americano, Marco Rubio, atuará como Conselheiro de Segurança Nacional interino após a saída de Mike Waltz. Em março, Waltz passou a ser investigado pela criação de um grupo de mensagens no software Signal e incluir, por engano, o jornalista Jeffrey Goldberg.

O republicano reiterou que todas as compras de petróleo ou produtos petroquímicos do Irã devem “cessar imediatamente” e que os compradores da commodity iraniana estarão sujeitos a sanções secundárias, em publicação na Truth Social. A declaração acelerou a alta no petróleo ao fim do pregão, com o WTI para junho subindo 1,77%, a US$ 59,24 o barril, e o Brent para julho avançando 1,75%, a US$ 62,13 o barril. No radar, o Parlamento da Ucrânia deve ratificar em uma semana o acordo sobre exploração de minérios assinado na quarta-feira entre os EUA e o país europeu, segundo funcionários do Trump.

hotWords: esperado” “melhor leitura dado ativos

Anuncie no invistaja.info

O ouro, por outro lado, estendeu perdas e fechou em queda pela terceira sessão consecutiva, em meio a melhora no sentimento de risco. As ações americanas já recuperaram quase 90% das perdas sofridas após o “Dia da Libertação” e o clima no mercado financeiro melhorou ligeiramente, diz o ING.

A Nvidia (+2,47%) foi destaque positivo em Nova York entre ações de tecnologia nesta tarde, após as grandes clientes como Microsoft (+7,63%) e Meta (+4,23%) sinalizarem que continuarão investindo de forma agressiva em infraestrutura de inteligência artificial. Ao fim do expediente, Apple (+0,39%) e Amazon (+2 93%) divulgam seus resultados trimestrais.

O Dow Jones teve alta de 0,21%, para 40.752,96 pontos, o S&P 500 subiu 0,63%, para 5.604,14 pontos, enquanto o índice de tecnologia Nasdaq avançou 1,52%, para 17.710,74 pontos. Por volta das 17h (de Brasília), o juro da T-note de 2 anos subia a 3,698%;, o da T-note de 10 anos avançava a 4,216% e o do T-bond de 30 anos tinha alta a 4,724%.

No câmbio, o índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de pares fortes, subiu 0,78%, voltando a fechar acima dos 100 mil pontos pela primeira vez desde 11 de abril. A moeda americana subia a 145,63 ienes no mesmo horário acima, em repercussão da decisão do Banco do Japão (BoJ, pela sigla em inglês) de deixar sua principal taxa de juros inalterada pela segunda vez consecutiva, a 0,05% ao ano.

Para o ING, a redução no prêmio de risco do dólar pode ainda demorar um pouco mais, porém tem grande chances de esbarrar nos ventos contrários dos dados dos EUA. Amanhã, investidores esperam a divulgação do payroll, principal termômetro laboral do país.

palavras-chave: Ativos ganham força com leitura “melhor do que o esperado” de dado industrial dos EUA; invistaja.info;

FARIA LIMA | mercados | invistaja.info – Ativos ganham força com leitura “melhor do que o esperado” de dado industrial dos EUA

REFLEXÃO: Michael Kitces, conselheiro financeiro: Invista pensando no longo prazo, não especule, mas, não ignore as flutuações do mercado.

Notícias relacionadas:

“Sell in May and go away?” Bradesco BBI diz que velho ditado do mercado segue válido

Petróleo fecha em alta de quase 2%, após Trump ampliar pressão sobre Irã e Opep

Trump ameaça sanções a países que comprarem petróleo do Irã e eleva tensão energética

Ouro estende perdas pela 3ª sessão consecutiva, com melhora em apetite por risco

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress