Publicidade

Bancos cortam previsão de crescimento para economia chinesa mesmo com PIB acima do esperado; entenda

Economia chinesa avançou 8,1% em 2021, mas o desempenho do quarto trimestre foi o pior do ano, indicando desaceleração

Negociando na bolsa de valores

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Bancos cortam previsão de crescimento para economia chinesa mesmo com PIB acima do esperado; entenda; invistaja.info;


PTNT4 | PSR: 0.357 | EV/EBITDA: 3.61 | Liq.2meses: 138084.0 | P/L: 5.56 | Div.Brut/Pat.: 0.77 | Cotacao: 5.74

ListenToMarket: Bancos cortam previsão de crescimento para economia chinesa mesmo com PIB acima do esperado; entenda – Áudio gerado às: 16:40:51

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Um dos dados mais aguardados da semana, o Produto Interno Bruto (PIB) da China veio levemente acima do esperado e repercutiu positivamente entre as Bolsas asiáticas após sua divulgação. A questão é que bancos e casas de análise passaram a revisar para baixo o crescimento da economia chinesa em 2022 justamente por conta desse número, aparentemente positivo. Afinal, o que os analistas enxergaram e pode ter passado despercebido pelos investidores?

A expectativa era de que o PIB chinês avançasse 8% em 2021 e o desempenho ficou levemente acima disso, em 8,1%. No quarto trimestre do ano passado, a economia do país cresceu 4%, também superando as projeções que apontavam para uma alta de 3,6%.

“Uma análise mais cuidadosa dos números mostra que, apesar do bom desempenho no trimestre e no acumulado do ano, a economia não está em sua melhor forma”, escreveram os analistas da Levante Ideias de Investimento. Eles explicam que, apesar do crescimento acima do esperado entre outubro e dezembro do ano passado, houve uma desaceleração em relação ao terceiro trimestre de 2021, quando a economia chinesa avançou 4,9%.

+Covid-19: vacinação de crianças começa nesta segunda em SP

Ou seja, o mercado já projetava um número ruim – ele só veio “menos pior” do que se previa. “O crescimento trimestral foi o menor desde o ‘fundo do poço’ do segundo trimestre do ano passado, quando as restrições impostas pela pandemia fizeram a economia chinesa crescer ‘apenas’ 3,2%”, destaca o relatório da Levante.

E é justamente a pandemia que está trazendo, novamente, perspectivas mais fracas para a economia do país asiático. A China adota a política de “Covid Zero”, com medidas restritivas bastante rigorosas e lockdowns a qualquer sinal de novas infecções pelo coronavírus. O surto da variante ômicron no país piorou esse cenário.

“A política de Covid Zero da China permanece em vigor e pode levar a interrupções de produção e logística no curto prazo, à medida que o governo tenta conter a variante ômicron mais contagiosa antes do Ano Novo Chinês. Continuaremos a acompanhar de perto os novos desenvolvimentos”, diz relatório do Bradesco BBI, sobre a produção de siderúrgicas chinesas. O texto destaca relatos de novas interrupções em indústrias onde os casos de Covid-19 avançam.

O PIB chinês veio acompanhado de uma série de dados sobre a atividade econômica em dezembro. A produção industrial, que cresceu 4,3% em dezembro, superando as projeções; e o varejo, que avançou 1,7%, desempenho considerado fraco e um sinal de desaceleração. Além dos investimentos em ativos fixos em 2021, que também vieram acima do esperado (4,9%), mas tiveram uma desaceleração significativa nos aportes do setor imobiliário, que avançaram 4,4% (ante crescimento de 7% em 2020″.

Leia mais: Bônus da gigante chinesa do setor imobiliário Country Garden têm onda de vendas

hotWords: previsão esperado; cortam acima entenda mesmo

Anuncie no invistaja.info

“As exportações foram o principal fator de apoio no ano passado, enquanto o consumo foi um empecilho”, destaca análise da Julius Baer. “A produção industrial foi sustentada pela sólida demanda externa contínua e pela redução das restrições de oferta”, acrescentam os analistas.

Tanto é que, mesmo com o PIB crescendo mais que o esperado, o Banco do Povo da China (PBoC, o banco central chinês) reduziu de 2,95% para 2,85% a taxa de empréstimos de médio prazo (MLF) de um ano. O corte, anunciado nesta segunda-feira (17) é o primeiro desde abril de 2020.

Foi por conta desse cenário que o Itaú revisou o PIB da China em 2022, de 5,1% para 4,7%. “Apesar do apoio político, o surto de ômicron representa um risco negativo para a atividade e as cadeias de suprimentos globais”, afirmou o banco.

O Morgan Stanley não chegou a revisar o PIB anual, mas refez os cálculos sobre a economia chinesa no primeiro trimestre, esperando um crescimento de 4,5%. A variação está abaixo da faixa de crescimento que o governo chinês estabeleceu para 2022, de 5% a 6%.

“A recuperação pode ganhar tração a partir do segundo trimestre, com mais políticas de flexibilização”, afirmam os analistas do Morgan.

Vale lembrar que, na semana passada, o Goldman Sachs também cortou a previsão para o PIB chinês em 2022, de 4,8% para 4,3%. A nova projeção reflete expectativas de aumento às restrições na atividade empresarial para conter a variante ômicron.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui!

palavras-chave: Bancos cortam previsão de crescimento para economia chinesa mesmo com PIB acima do esperado; entenda; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – Bancos cortam previsão de crescimento para economia chinesa mesmo com PIB acima do esperado; entenda

REFLEXÃO: Tim Hanson, da Motley Fool: Compre ações impressionantes por preços que não refletem sua grandiosidade.

Leia também:

Empresa cripto anuncia fundo de US$ 100 milhões voltado para jogos play-to-earn

JBS (JBSS3) tem novo presidente no Brasil e nomeia ex-BC como membro de Conselho

SP abre lista da “xepa” para crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades; saiba como fazer o cadastro

10 mais ricos do mundo dobram fortuna na pandemia, diz Oxfam

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress