BC destaca peso de riscos fiscais em decisão de alta de 0,75 ponto percentual da Selic

O BC elevou a Selic a 2,75% última quarta-feira, surpreendendo a maioria dos analistas de mercado que esperava um aperto menor, de 0,50 ponto percentual
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Investindo como profissionais

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: BC destaca peso de riscos fiscais em decisão de alta de 0,75 ponto percentual da Selic; invistaja.info;


CTKA3 | DY: 0.0 | P/ACL: -0.43 | Div.Brut/Pat.: -2.63 | Mrg.Liq.: 0.371 | Cotacao: 27.49 | Mrg.Ebit: 0.1154

BRASÍLIA (invistaja.info) – A decisão do Banco Central de elevar a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual na última semana e indicar outra alta do mesmo valor para maio levou em conta os riscos fiscais de curto prazo e preocupações com a desancoragem das expectativas para a inflação, mostrou a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada nesta terça-feira.

A avaliação do Copom é que o cenário básico para a inflação, com forte crescimento nos últimos meses e piora das expectativas, já recomendaria o início de um processo de normalização “parcial” das taxas de juros.

Mas o colegiado frisou na ata que os riscos fiscais de curto prazo implicam um viés de alta para as projeções. “Essa assimetria no balanço de riscos afeta o grau apropriado de estímulo monetário, justificando trajetória com elevação inicial dos juros superior à suposta no cenário básico”, disse o Copom.

+Iniciativa de dólar digital do Fed preocupa Wall Street

O BC elevou a Selic a 2,75% última quarta-feira, surpreendendo a maioria dos analistas de mercado que esperava um aperto menor, de 0,50 ponto percentual.

hotWords: alta peso percentual ponto destaca riscos

Publique seu negócio no invistaja.info

Na ata da reunião, os membros do Copom reiteraram considerar adequada uma nova alta de juros de 0,75 na próxima reunião, que acontece em maio, mas frisaram que essa visão pode ser revista em caso de uma mudança significativa nas projeções de inflação ou balanço de riscos.

“Em última instância a decisão continuará dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos, e das projeções e expectativas de inflação”, disse o Copom.

Participe do Treinamento gratuito Scalper Pro e entenda como extrair lucro e controlar riscos na Bolsa em operações que duram minutos ou segundos! Inscreva-se aqui.

palavras-chave: BC destaca peso de riscos fiscais em decisão de alta de 0,75 ponto percentual da Selic; invistaja.info;

CURITIBA | economia | invistaja.info – BC destaca peso de riscos fiscais em decisão de alta de 0,75 ponto percentual da Selic

REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.

Veja também:

Marisa reverte lucro e tem prejuízo de R$ 28,9 mi no 4º tri; produção da Usiminas, notícias de Petrobras e mais destaques

Um ano dos 63 mil pontos: a trajetória do Ibovespa desde a mínima durante a pandemia e o que esperar daqui para frente

Varejistas falam em demissão em massa sem programa de redução de salários

Em discurso, Powell destacará rápida recuperação da economia dos EUA

Anuncie no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade