Publicidade

BC deve fazer cortes mais agressivos nos juros do que o mercado precifica atualmente, diz Berenguer, da XP

Inflação desacelerando e economia ainda fraca e com recuperação desigual entre setores devem fazer com que o BC seja mais agressivo, diz CEO do Banco XP

Investindo como profissionais

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: BC deve fazer cortes mais agressivos nos juros do que o mercado precifica atualmente, diz Berenguer, da XP; invistaja.info;


SQIA3 | PSR: 2.733 | DY: 0.0028 | EV/EBITDA: 12.3 | P/L: 295.91 | P/EBIT: 30.15 | Mrg.Liq.: 0.0121

Inflação desacelerando e economia brasileira ainda fraca devem levar o Banco Central a adotar um ciclo de redução de juros mais agressivo do que o mercado precifica atualmente, segundo avalia José Berenguer, CEO do Banco XP.

Na visão dele, apesar dos recentes indicadores econômicos apontarem para um crescimento da atividade (o PIB do primeiro trimestre superou as expectativas, conforme dados divulgados nesta quinta-feira), ‘não é o que percebemos ao conversar com nossos clientes.’”, apontou, destacando que a recuperação não está difundida entre os setores. Enquanto o agronegócio registra um desempenho positivo, indústria e o comércio enfrentam um momento de menor aquecimento, afirmou em evento promovido pela XP na última quarta-feira (31).

Berenguer apontou que o crédito está “caríssimo”. “A economia vai enfrentar dificuldades e estamos vendo menor pressão inflacionária, o que me faz acreditar que o BC será até mais agressivo do que imaginamos em relação à curva de juros”, avaliou, ponderando ainda não estar claro quando será o início do ciclo de baixa. O relatório Focus, com estimativas do mercado sobre os indicadores econômicos, projeta Selic a 12,50% ao final de 2023, a 10% em 2024 e a 9% ao fim de 2025, segundo divulgado pelo Banco Central na última segunda-feira (29).

+Braskem (BRKM5): Apollo e Adnoc chegam ao Brasil para conversas com Petrobras (PETR4) e bancos

Ele também apontou que, dado o elevado patamar dos juros em 13,75% ao ano, há ativos no mercado, como fundos imobiliários e dedicados ao agronegócio, que negociando com descontos expressivos.

hotWords: atualmente, mais berenguer, deve mercado juros

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

A emissão de títulos incentivados, que proporcionam isenção do Imposto de Renda para investidores pessoa física e têm atraído forte demanda nos últimos meses, deve perder força, com uma possível migração do interesse para ativos de maior risco, avaliou. ‘Temos um acompanhamento do volume que os bancos conseguem emitir [de títulos incentivados] e temos uma percepção bastante concreta de que essa capacidade está no limite’, complementou.

Segundo ele, deve haver menor competição desse tipo de ativo, que afetou bastante a captação [da indústria de fundos], com um deslocamento importante de poupança para esse tipo de papel, especialmente entre clientes de alta renda’, concluiu.

(com Estadão Conteúdo)

FARIA LIMA | mercados | invistaja.info – BC deve fazer cortes mais agressivos nos juros do que o mercado precifica atualmente, diz Berenguer, da XP

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Leia também:

PIB do 1° tri coloca o Brasil no 4° lugar de ranking global de crescimento, diz Austin Rating

Petrobras (PETR4) deve ampliar foco no exterior se Brasil barrar Margem Equatorial, dizem fontes

EUA criam 278 mil vagas no setor privado em maio, mais que o esperado

IRB (IRBR3): em recuperação na Bolsa, empresa reposiciona marca e passa a se chamar IRB (Re)

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress