Publicidade

BC do Japão mantém juros ultrabaixos e dá poucas pistas sobre quando poderá elevá-los

A taxa de juros de curto prazo ficou em 0,25%, em um sinal de cautela em meio à incerteza sobre os planos econômicos do presidente eleito dos EUA, Donald Trump

Investindo como um profissional

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: BC do Japão mantém juros ultrabaixos e dá poucas pistas sobre quando poderá elevá-los; invistaja.info;


AESL4 | EV/EBITDA: 6.47 | P/L: 10.96 | Cresc.5anos: 0.0774 | P/Cap.Giro: 73.77 | ROIC: 0.1491 | EV/EBIT: 7.68

O Banco do Japão manteve a taxa de juros nesta quinta-feira (19) e o presidente do banco central ofereceu poucas pistas sobre quando poderia aumentar os custos dos empréstimos, fazendo com que o iene e os rendimentos dos títulos caíssem devido a novas dúvidas sobre as chances de curto prazo de um aumento de juros.

Conforme amplamente esperado, a diretoria de nove membros manteve sua taxa de juros de curto prazo em 0,25%, em um sinal de que as autoridades preferiram agir com cautela em meio à incerteza sobre os planos econômicos do presidente eleito dos EUA, Donald Trump.

No entanto, Naoki Tamura, membro “hawkish” da diretoria, discordou e propôs, sem sucesso, o aumento da taxa de juros para 0,5%, considerando que os riscos inflacionários estavam aumentando.

+Dólar bate R$ 6,25, máxima histórica, com atenção ao pacote fiscal e decisão do Fed

A reunião do Banco do Japão foi concluída horas depois que o Federal Reserve cortou a taxa de juros dos Estados Unidos, mas sinalizou uma trajetória mais cautelosa de afrouxamento no próximo ano, fazendo com que as ações globais caíssem drasticamente.

O presidente do banco central japonês, Kazuo Ueda, reiterou a decisão de continuar aumentando os juros de seus atuais níveis muito baixos se a economia e os preços evoluírem de acordo com suas previsões.

hotWords: quando poderá elevá-los mantém pistas sobre

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Ao ser questionado sobre o motivo pelo qual o Banco do Japão optou pela manutenção, Ueda disse em uma coletiva de imprensa que o banco prefere aguardar dados sobre se os salários v]ao manter seu impulso de alta no próximo ano e obter mais clareza sobre as políticas econômicas de Trump.

“Em conjunto, a probabilidade de a economia do Japão se mover em linha com nossa previsão está aumentando. Mas gostaríamos de ter um pouco mais de informação para acreditar que podemos aumentar a taxa de juros. Isso inclui a sustentabilidade dos aumentos salariais”, disse ele.

Os investidores interpretaram esses comentários como uma diminuição da chance de um aumento dos juros na próxima reunião do banco central em janeiro. O dólar subiu para 157,075 ienes, com alta de 1,4% no dia e seu maior valor desde julho.

Ueda disse que o Banco do Japão não precisa necessariamente esperar por um evento ou dado específico para aumentar os juros, embora possa levar algum tempo, já que a inflação subjacente do Japão permaneceu moderada. O aumento dos preços de importação, um dos principais pesos para a inflação, estava desacelerando, acrescentou ele.

palavras-chave: BC do Japão mantém juros ultrabaixos e dá poucas pistas sobre quando poderá elevá-los; invistaja.info;

FARIA LIMA | economia | invistaja.info – BC do Japão mantém juros ultrabaixos e dá poucas pistas sobre quando poderá elevá-los

REFLEXÃO: Rich Greifner, da Motley Fool: Pense a longo prazo, seja paciente e busque por retornos assimétricos.

Veja também:

Petróleo sobe com queda nos estoques dos EUA; perspectiva do Fed reduz ganhos

Por que o Ibovespa caiu 3,15% e teve o pior pregão desde novembro de 2022 nesta 4ª?

Black Friday: 8 dicas para alavancar vendas na data mais importante do varejo

BC anuncia leilão à vista de dólares para quinta-feira com oferta de até US$ 3 bi

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade