BC pode ir em direção a juro neutro com mudança de cenário, diz Campos Neto

Segundo o presidente do BC, meta de inflação é missão da autoridade monetária e será cumprida
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Informação para o trader investidor

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: BC pode ir em direção a juro neutro com mudança de cenário, diz Campos Neto; invistaja.info;


ITUB3 | ROIC: 0.0 | Mrg.Liq.: 0.0 | P/Ativo: 0.0 | Div.Brut/Pat.: 0.0 | EV/EBIT: 0.0 | P/ACL: 0.0

ListenToMarket: BC pode ir em direção a juro neutro com mudança de cenário, diz Campos Neto – Áudio gerado às: 13:50:55

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

BRASÍLIA (invistaja.info) – A meta de inflação é missão do Banco Central e será cumprida, disse nesta terça-feira o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, acrescentando que a linguagem de “normalização parcial” da política monetária adotada na comunicação do BC pode ser alterada em caso de mudança de cenário.

“A gente está dizendo que, com os instrumentos que a gente tem hoje, a modelagem que nós temos, o correto era começar mais rápido e usar a linguagem parcial. Se em algum momento for entendido que precisa ser diferente, a linguagem parcial não mais será usada e a gente irá em direção a (juro) neutro. O que vai fazer isso acontecer? Mudança de cenário”, disse Campos Neto durante evento virtual do banco BTG Pactual.

Ele destacou que o momento é de grandes incertezas, com dúvidas em torno da trajetória dos preços das commodities e também da inflação de serviços no momento de reabertura das economias. No caso das commodities, ele ressaltou que o preço do milho caiu depois de ter atingido um pico e que os preços da soja em reais e do petróleo estão parados “há um tempinho”.

+Anvisa recebe novo pedido de importação da Covaxin, vacina indiana contra Covid-19

“É importante esclarecer que a nossa meta de inflação, ela vai ser cumprida, essa é a missão do Banco central que nós vamos fazer. Por isso fizemos mais do que o mercado entendia anteriormente e vamos seguir nesse caminho”, acrescentou o presidente do BC.

O BC promoveu duas altas da taxa básica de juros de 0,75 ponto percentual desde março e já indicou a intenção de fazer um novo aperto da mesma magnitude em junho. O BC comunicou que o ciclo de alta visa uma normalização parcial da política de juros, ou seja, a intenção seria manter a Selic ainda em terrenos estimulativo, abaixo do nível considerado neutro (que é hoje em torno de 6,5%, segundo o BC). A taxa básica de juros está atualmente em 3,5%.

Diante das fortes pressões inflacionárias correntes e do aumento das expectativas de inflação para o próximo ano, muitos economistas têm defendido que o aperto monetário deveria mirar o fim do estímulo à atividade.

Ao defender a ação do BC, destacando que a autarquia deixou claro que suas projeções mostram que um aperto maior levaria a uma inflação abaixo da meta, Campos Neto afirmou que a estratégia de adotar mais transparência na comunicação com o mercado por vezes gera ruído, mas que a intenção não é recuar.

hotWords: neto mudança direção neutro cenário,

Seja anunciante no invistaja.info

“Às vezes os ruídos que a transparência causa eles são curados com mais transparência, não com menos”, disse, acrescentando que a experiência internacional mostra que países que voltaram atrás na estratégia de transparência acabaram atrapalhando “esse canal na potência da política monetária”.

CRESCIMENTO

Campos Neto voltou a mostrar otimismo com o impacto da vacinação contra a Covid-19 sobre a atividade e reiterou que a projeção do BC para o PIB neste ano “caminha em direção a 4%”.

Na segunda-feira, o presidente do BC já havia dito que a autarquia revisará sua projeção para o crescimento do PIB em 2021, atualmente em 3,6%, destacando o bom desempenho do primeiro trimestre e também do segundo.

Campos Neto frisou que o Ministério da Saúde já anunciou que 40 milhões de doses deverão ser aplicadas em junho. Ele avaliou ainda que o país também tem avançado na aquisição de insumos para os imunizantes.

“Acho que além da vacinação, outros antivirais, e a gente vê vários experimentos com esses sprays novos, então acho que a gente vai ter aí nesse sentido muita evolução.”

Aprenda a identificar os produtos financeiros para blindar seu patrimônio contra o “Risco Brasil”. Inscreva-se no curso gratuito.

palavras-chave: BC pode ir em direção a juro neutro com mudança de cenário, diz Campos Neto; invistaja.info;

BRASIL | mercados | invistaja.info – BC pode ir em direção a juro neutro com mudança de cenário, diz Campos Neto

REFLEXÃO: Tim Hanson, da Motley Fool: Compre ações impressionantes por preços que não refletem sua grandiosidade.

Saiba mais:

Ambipar vai operar o maior centro de treinamento de resposta a emergências do mundo; ações sobem 3%

Anvisa autoriza a realização de testes de soro anticovid em humanos

Azul e Latam Brasil: após fim de acordo, possível fusão entre as aéreas está mais longe de acontecer?

Azul e Latam Brasil: após fim de acordo, fusão entre as aéreas está mais longe de acontecer?

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.