BC prevê uso de moeda digital no varejo e em operações com outros países

A moeda digital será emitida pelo BC como extensão da moeda física, com a distribuição ao público intermediada pelos sistemas financeiro e de pagamentos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Informação de quem vive o mercado

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: BC prevê uso de moeda digital no varejo e em operações com outros países; invistaja.info;


MEAL3 | Liq.2meses: 17993300.0 | DY: 0.0 | P/Cap.Giro: 3.85 | P/Ativo: 0.393 | ROIC: -0.0975 | Mrg.Liq.: -0.4355

ListenToMarket: BC prevê uso de moeda digital no varejo e em operações com outros países – Áudio gerado às: 12:30:49

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O Banco Central informou que a moeda digital brasileira, atualmente em fase de desenvolvimento, poderá ser usada em operações no varejo e nos pagamentos ligados a outros países. As duas funcionalidades fazem parte das diretrizes gerais da moeda digital, divulgadas nesta segunda-feira (24) pela autarquia.

Em comunicado, o BC informou que, nas diretrizes para a moeda digital brasileira, estão previstas ainda a “ênfase na possibilidade de desenvolvimento de modelos inovadores a partir de evoluções tecnológicas, como contratos inteligentes (smart contracts), internet das coisas (IoT) e dinheiro programável; capacidade para realizar operações online e eventualmente operações offline; ausência de remuneração; garantia da segurança jurídica em suas operações; e a adoção de padrões de resiliência e segurança cibernética equivalentes aos aplicáveis a infraestruturas críticas do mercado financeiro”.

A moeda digital será emitida pelo próprio BC, como uma “extensão da moeda física, com a distribuição ao público intermediada por custodiantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB)”. Conforme a autarquia, haverá aderência aos princípios e às regras de privacidade e segurança determinados, em especial, pela lei do sigilo bancário e pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

+Em busca de inovação, grandes empresas batem recorde de aquisições de startups

O BC também indicou que o lançamento da moeda digital levará em conta preocupações com “prevenção à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa, inclusive em cumprimento a ordens judiciais para rastrear operações ilícitas”.

hotWords: digital outros moeda países

Seja anunciante no invistaja.info

No comunicado à imprensa, o BC não estabeleceu um cronograma para a estreia da moeda digital no Brasil. Em evento recente, o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, citou a possibilidade de lançamento “nos próximos dois ou três anos”.

De acordo com o BC, antes disso é importante “aprofundar a discussão do assunto, incluindo o diálogo com o setor privado”. “Antes que se defina pela apresentação de um cronograma de implantação, o diálogo com a sociedade permitirá uma análise mais detalhada não apenas de casos de usos que possam se beneficiar da emissão de uma CBDC (em inglês, Central Bank Digital Currency, ou moeda digital de banco central), como também das tecnologias mais adequadas para sua implementação”, registrou a autarquia.

Atualmente, existem no mundo moedas com lastro em algum ativo, as chamadas “stablecoins”, e as moedas sem lastro, que são as criptomoedas, como o bitcoin. A moeda digital em estudo pelo BC é uma divisa com lastro na própria moeda, ou seja, no real.

Aprenda a identificar os produtos financeiros para blindar seu patrimônio contra o “Risco Brasil”. Inscreva-se no curso gratuito.

palavras-chave: BC prevê uso de moeda digital no varejo e em operações com outros países; invistaja.info;

FARIA LIMA | economia | invistaja.info – BC prevê uso de moeda digital no varejo e em operações com outros países

REFLEXÃO: Harold Pollack, da Universidade de Chicago: Guarde entre 15 e 20% e invista em fundos de índices com taxa baixa.

Notícias relacionadas:

Carteira gráfica da XP subiu 1,7% na semana passada e analista troca uma ação; confira

Na era da digitalização o marketing é o coração das PMEs

Petrobras lança programa RefTOP, para melhorar eficiência de refinarias

Mercado imobiliário tem vendas em alta e lançamentos moderados no 1º trimestre

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.