Publicidade

BC vê inflação de 12 meses perto do teto da meta nos próximos meses

Pelas projeções do Relatório Trimestral do BC a inflação acumulada em quatro trimestres vai recuar de 4,6% em 2023 para 4,3% em 2024, para 3,7% em 2025 e para 3,3% em 2026

Notícias do mercado financeiro

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: BC vê inflação de 12 meses perto do teto da meta nos próximos meses; invistaja.info;


DHBI3 | Mrg.Liq.: -1.5481 | P/EBIT: -3.68 | Div.Brut/Pat.: -0.99 | P/L: -0.83 | Mrg.Ebit: -0.2358 | PSR: 0.869

ListenToMarket: BC vê inflação de 12 meses perto do teto da meta nos próximos meses – Áudio gerado às: 8:50:24

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A inflação acumulada em doze meses no Brasil deve permanecer próxima ao limite superior do intervalo de tolerância nos próximos meses, em meio a taxas mensais mais elevadas, estimou o Banco Central do Brasil em seu Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira (26).

Por conta disso a trajetória considerada para a taxa Selic no cenário de referência do BC, extraída da pesquisa Focus, é de subida de juros para as próximas reuniões, em contraste com a trajetória do Relatório anterior, que era de manutenção.

Segundo o relatório, pelo cenário de referência do BC, a inflação, depois de subir no segundo e terceiro trimestres de 2024, deve retomar uma trajetória de declínio, mas ainda permanecerá acima da meta.

+Preços voláteis de cinema e seguros: IPCA-15 de setembro foi bom, mas ainda não anima

Nesse cenário, que utiliza taxa Selic da pesquisa Focus e taxa de câmbio seguindo a PPC, a inflação acumulada em quatro trimestres, vai recuar de 4,6% em 2023 para 4,3% em 2024, para 3,7% em 2025 e para 3,3% em 2026 – isso diante de uma meta de 3,00%.

No horizonte relevante de política monetária, atualmente em seis trimestres à frente, correspondendo ao primeiro trimestre de 2026, a inflação projetada é de 3,5%, conforme mostrado na última ata do Copom.

O relatório comenta que, na comparação com o texto do trimestre anterior, as projeções de inflação subiram em todo o horizonte apresentado, aumentando assim o distanciamento em relação à meta.

A elevação das projeções variou entre 0,1 e 0,5 ponto percentual. A projeção para o primeiro trimestre de 2026, por exemplo, aumentou 0,2 p.p. em relação ao relatório anterior. Nesse horizonte, contribuíram tanto as projeções de preços livres como de administrados.

hotWords: meses inflação teto perto

Seja anunciante no invistaja.info

Na comparação com as projeções de inflação da reunião do Copom em julho (264ª reunião), houve aumento de 0,1 p.p. para o mesmo trimestre.

Hiato do produto positivo

O aumento da projeção de inflação no horizonte relevante resultou principalmente da atividade econômica mais forte que o esperado, que levou a uma elevação no hiato do produto estimado, da depreciação cambial e do aumento das expectativas de inflação. O hiato do produto utilizado no cenário de referência foi reavaliado para cima, passando de valores em torno da neutralidade para valores no campo positivo.

Esse chamado hiato, que é a diferença entre o PIB efetivamente realizado e o PIB potencial, é estimado em torno de 0,5% para o segundo e terceiro trimestres de 2024, valores superiores aos utilizados no Relatório anterior, de 0,0% e -0,2%, respectivamente.

O hiato do produto estimado para o último trimestre de 2024 é de 0,3%, portanto, superior ao projetado no Relatório anterior, de -0,4%. Para o primeiro trimestre de 2026, projeta-se hiato de -0,3%.

“Nas projeções do hiato do produto, as condições monetárias restritivas desempenham papel fundamental na redução dos níveis projetados. Ressalta-se que, em virtude da elevada incerteza existente nas estimativas do hiato do produto, o Copom avalia projeções com diferentes estimativas e cenários para essa variável”.

palavras-chave: BC vê inflação de 12 meses perto do teto da meta nos próximos meses; invistaja.info;

CALIFORNIA | economia | invistaja.info – BC vê inflação de 12 meses perto do teto da meta nos próximos meses

REFLEXÃO: James Early, do Motley Fool: Explore a fraqueza cognitiva dos outros

Veja também:

Localiza (RENT3), Dimed (PNVL3) e Iochpe-Maxion (MYPK3) informam JCP

BC eleva para 3,2% sua projeção para crescimento do PIB em 2024

Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta quinta

Na China, Politburo se reúne e promete apoio fiscal e monetário mais forte

Anuncie no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress