Brasil | invistaja – (Bloomberg) — Joe Biden tenta remover as impressões digitais de Donald Trump das políticas governamentais dos EUA, mas seu antecessor deixou uma polarização partidária duradoura em Washington que ameaça a aprovação das medidas do novo presidente no Congresso
palavras-chave: Biden pede união, mas se prepara para batalha no Congresso; invistaja.info;
Enquanto Biden pedia união em seu primeiro discurso no cargo, admitindo que se trata da “mais evasiva de todas as coisas em uma democracia”, suas prioridades — incluindo ajuda para os afetados pela pandemia do coronavírus — já enfrentavam obstáculos.Senadores republicanos liderados por Mitt Romney, do estado de Utah, expressaram ressalvas em relação ao pacote de US$ 1,9 trilhão para tratar dos danos que a pandemia causou à economia.
A deputada Liz Cheney, republicana de Wyoming que votou a favor do impeachment de Trump na semana passada, criticou a enxurrada de ações executivas de Biden em seu primeiro dia no cargo. Outros republicanos rejeitaram a proposta de Biden de reformulação das políticas de imigração, caracterizando-a como uma “anistia” para pessoas que entraram ilegalmente no país.A rápida oposição dos republicanos — agora em minoria nas duas casas do Congresso — sugere um caminho difícil para a agenda de Biden no Capitólio. Sete horas após o juramento de posse, os funcionários da Casa Branca se preparavam para a batalha legislativa, sinalizando um esforço maior de sua parte, se necessário.
“A clara preferência dele é seguir em frente com um projeto de lei bipartidário, não há dúvida sobre isso”, afirmou a secretária de imprensa de Biden, Jen Psaki, a respeito do pacote de estímulo. “Mas também não vamos tirar nada da mesa para que a Câmara e o Senado resolvam esse pacote urgente”, acrescentou ela, se referindo a um procedimento pelo qual o projeto passaria no Senado apenas com a maioria dos votos.
Leia também: Após o infrutífero debate sobre se Biden realmente venceu a eleição, os dois partidos voltaram às suas disputas tradicionais: quanto dinheiro o governo deve gastar, se pessoas sem documentos que vivem no país merecem a chance de tentar a cidadania, quais são os limites do poder executivo.
O cargo foi passado a Biden em um juramento na quarta-feira no Capitólio durante uma cerimônia realizada com forte esquema de segurança e que transcorreu sem incidentes. Depois do evento solene que incluiu procissão militar e desfile, o presidente se concentrou nas prioridades imediatas: conter a pandemia e reverter as políticas de Trump.Biden assinou diversas ações executivas na noite de quarta-feira, incluindo o uso obrigatório de máscaras em propriedades federais e a prorrogação da suspensão dos despejos e execuções de hipotecas.
Ele anunciou a volta dos EUA ao Acordo de Paris para o clima e revogou a licença que Trump havia dado para a construção do polêmico oleoduto Keystone XL. **Baixe de graça o ebook e participe do evento com os melhores especialistas do mercado:
BRASIL | mercados | invistaja.info – Biden pede união, mas se prepara para batalha no Congresso
palavras-chave: Biden pede união, mas se prepara para batalha no Congresso; invistaja.info;
Veja também:
Ouro fecha em alta, com aposta em dólar fraco no futuro por estímulos
Petróleo fecha em alta com exterior otimista por posse de Biden e estímulos
Moedas globais: dólar cai ante rivais com promessa de Yellen
Taxas longas de juros sobem com piora do risco fiscal e pressão no câmbio
Cautela local pesa e taxas futuras de juros sobem mesmo com exterior positivo
Reino Unido: CPI sobe 0,3% em dezembro de 2020 ante novembro, como previsto
IPC-Fipe acelera e sobe 0,86% na 2ª quadrissemana de janeiro (+0,79% na primeira)
CPI da zona do euro sobe 0,3% em dezembro ante novembro, como previsto
Vacina chega a aldeia indígena próxima ao Peru
Papa Francisco dedica oração aos afetados pela covid-19 em Manaus