Publicidade

Biden reitera retirada de tropas americanas do Afeganistão: “Isso acaba aqui, comigo”

Biden fez ainda alusão à Guerra do Vietnã, afirmando que não vai cometer os mesmos erros do passado

Investindo como profissionais

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Biden reitera retirada de tropas americanas do Afeganistão: “Isso acaba aqui, comigo”; invistaja.info;


MEAL3 | PSR: 0.745 | ROIC: -0.0517 | Mrg.Ebit: -0.0746 | ROE: -0.0679 | EV/EBITDA: 17.14 | Cotacao: 3.65

ListenToMarket: Biden reitera retirada de tropas americanas do Afeganistão: “Isso acaba aqui, comigo” – Áudio gerado às: 18:10:28

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

CURITIBA | invistaja.info — Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, reiterou nesta segunda-feira (16) sua decisão de retirar as tropas americanas do Afeganistão, em seu primeiro depoimento desde que grupo fundamentalista Talibã entrou na capital e tomou o controle do país.

“Eu apoio totalmente a minha decisão. Após 20 anos, aprendi da maneira mais difícil que nunca foi, nem será, um bom momento para retirar as forças armadas americanas do Afeganistão”, disse Biden durante pronunciamento na Casa Branca.

As falas de Biden acontecem em meio ao aumento das críticas sobre a forma como o seu governo tem lidado com a situação. Os Estados Unidos retira tropas americanas enquanto há um caos na capital Cabul, e o governo civil entra em colapso.

+Reino Unido vai permitir a entrada, sem passaporte, de afegãos fugindo do Talibã

Os Estados Unidos estavam no Afeganistão desde 2001, após o ataque terrorista às Torres Gêmeas e depois de terem tomado o controle do próprio Talibã e tentado criar instituições de Estado junto ao governo afegão.

Em sua fala, Biden reconheceu que a situação se desenrolou mais rápido do que o esperado, com o Talibã tomando o controle do país inteiro em apenas duas semanas.

Leia também:• Afeganistão traz novo risco geopolítico para mercados: confira os possíveis impactos

Segundo ele, a última semana provou que 20 anos de guerra não conseguiram produzir um exército afegão que consiga defender o governo, nem um governo disposto a permanecer no país enquanto o Talibã se aproxima.

hotWords: retirada americanas afeganistão: aqui, tropas “isso

Anuncie no invistaja.info

A última parte faz referência ao presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, que deixou o país no domingo (15), após a chegada do Talibã na capital.

“As tropas americanas não podem e não devem lutar em uma guerra – nem morrer em uma guerra – que as forças afegãs não estão dispostas a lutar por si próprias”, disse Biden. “Demos a eles todas as chances de determinar seu próprio futuro. Não poderíamos dar-lhes vontade de lutar por esse futuro.”

Durante o pronunciamento, Biden reforçou os amplos investimentos financeiros – que ultrapassaram US$ 1 trilhão nas últimas duas décadas – e de militares americanos na guerra, além da longa duração da missão, passando por quatro presidentes americanos, contando com ele. “Não vou passar essa responsabilidade pra um quinto presidente. Isso acaba aqui, comigo”, afirmou.

“Mais um ano, ou mais cinco anos, de presença militar dos EUA não teria feito diferença se os militares afegãos não pudessem ou não quisessem manter seu próprio país”, completou o presidente. “E uma presença americana sem fim no meio do conflito civil de outro país não é aceitável para mim.”

Biden fez ainda alusão à Guerra do Vietnã, afirmando que não vai cometer os mesmos erros do passado. Segundo ele, os Estados Unidos podem continuar oferecendo ajuda, desde que seja de forma diplomática.

palavras-chave: Biden reitera retirada de tropas americanas do Afeganistão: “Isso acaba aqui, comigo”; invistaja.info;

FARIA LIMA | economia | invistaja.info – Biden reitera retirada de tropas americanas do Afeganistão: “Isso acaba aqui, comigo”

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Tópicos mais acessados:

Biden diz que guerra no Afeganistão era causa perdida e reitera retirada de tropas americanas: “Isso acaba aqui, comigo”

Ibovespa fecha em queda de 1,7% e vai a menor nível em mais de 3 meses; dólar sobe a R$ 5,28

Enjoei e Méliuz: resultados decepcionam e ações fecham com queda de mais de 10%, mas por que os analistas seguem otimistas?

Covid-19: prefeitura de São Paulo abre cadastro para xepa da segunda dose

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress