Publicidade

Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda (3)

Transação será feita a partir de código QR específico para pagamento

Informação para traders e investidores

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda (3); invistaja.info;


KSSA3 | P/VP: 1.4 | EV/EBITDA: 12.3 | P/EBIT: 5.62 | ROE: 0.0958 | PSR: 0.916 | ROIC: 0.0767

ListenToMarket: Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda (3) – Áudio gerado às: 19:30:36

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A partir desta segunda-feira (3), os boletos poderão ser pagos não apenas por código de barras, mas por meio de outros instrumentos, como o Pix. Entra em vigor resolução aprovada pelo Banco Central (BC) em dezembro que moderniza o tradicional boleto bancário.

Agora, os boletos poderão conter um código QR específico para o pagamento via Pix. Basta o usuário apontar o celular e concluir a transação. A grande vantagem é que a operação por Pix é compensada instantaneamente, sem necessidade de esperar vários dias, como ocorre com parte dos boletos bancários atuais.

Boleto dinâmico

+Trump prepara ordem para tarifas pesadas sobre produtos do México, Canadá e China

Outra novidade aprovada pela resolução de dezembro ainda depende de instrução normativa do BC para entrar em vigor. O boleto de cobrança dinâmico (ou boleto dinâmico) permite a transferência de titularidade de papéis quando a dívida é comercializada e troca de mãos.

Segundo o BC, a ferramenta trará mais segurança nos pagamentos de dívidas em cobrança representadas por certos tipos de títulos, como a duplicata escritural prevista na Lei nº 13.775, de 20 de dezembro de 2018. A instrução normativa definirá os tipos de ativos financeiros que podem ser vinculados ao boleto dinâmico.

hotWords: pagos podem segunda boletos

Publique seu negócio no invistaja.info

Como esses títulos podem ser negociados, o BC considera fundamental garantir a segurança, tanto para o pagador quanto para o credor, de que os pagamentos serão destinados ao legitimo detentor de direitos. Para assegurar a destinação correta dos pagamentos automáticos, o boleto dinâmico será vinculado ao título, emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo BC.

Avanço

De acordo com o Banco Central, a criação do boleto dinâmico representa enorme avanço para modernizar o sistema financeiro e dar mais segurança na negociação de importantes tipos de títulos essenciais ao fomento de empresas, especialmente as de pequeno e médio porte.

“Em relação às duplicatas escriturais, a segurança se estende tanto ao sacado, devedor da dívida, que, se utilizando do mesmo boleto que lhe foi apresentado por meio físico ou eletrônico, conseguirá cumprir de forma automática a sua obrigação de realizar o pagamento ao legítimo credor da duplicata, quanto ao financiador que adquiriu o título, que não precisará realizar trocas de instrumentos de pagamento para garantir o recebimento dos recursos adquiridos”, explicou o órgão em nota em dezembro.

Como os sistemas de escrituração ou de registro que darão suporte digital a esses títulos ou ativos ainda estão em implementação, o boleto dinâmico deverá ser adotado em até seis meses após a aprovação de ao menos um desses sistemas.

palavras-chave: Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda (3); invistaja.info;

GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda (3)

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Leia também:

Itaú, Santander e Bradesco abrem temporada de balanços; confira divulgações da semana

Guerra comercial: México deve impor tarifas aos EUA de carne ao aço manufaturado

Guerra comercial: China promete medidas contra tarifas dos EUA e ameaça ação na OMC

Guerra comercial: China promete medidas contra tarifas dos EUA e ameaça ação na OMC

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade