Publicidade

Bolsonaro: gasolina pode diminuir um pouco se diminuir a concentração de etanol

Por outro lado, presidente afirmou que os usineiros “vão chiar” com a medida

Notícias de trader para trader

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Bolsonaro: gasolina pode diminuir um pouco se diminuir a concentração de etanol; invistaja.info;


BRGE12 | Liq.2meses: 985.58 | PSR: 92.655 | P/L: 19.98 | ROE: 0.0208 | P/ACL: 0.89 | ROIC: -0.2883

ListenToMarket: Bolsonaro: gasolina pode diminuir um pouco se diminuir a concentração de etanol – Áudio gerado às: 8:40:21

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O presidente Jair Bolsonaro sugeriu nesta quinta-feira, 23, em transmissão ao vivo nas redes sociais, a diminuição da concentração de etanol na gasolina como forma de diminuir o preço desse combustível, um dos atuais “vilões” da inflação. Por outro lado, afirmou que os usineiros “vão chiar” com a medida.

“A gasolina custa em média R$ 2 na refinaria, aumenta de preço porque é adicionado etanol. Etanol encarece gasolina na origem”, declarou o chefe do Executivo. Hoje, a lei autoriza a mistura de 18% a 27% de etanol anidro à gasolina. Quem decide o porcentual é o Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (Cima), vinculado ao Ministério da Agricultura e integrado às pastas da Economia e de Minas e Energia. “O preço da gasolina pode diminuir um pouco se diminuir a concentração de etanol na gasolina”.

Bolsonaro reconheceu na live que a possibilidade de diminuir a proporção de etanol na gasolina não é um ato unilateral da Presidência e sugeriu que a medida poderia causar revolta. “Os usineiros vão chiar, porque eles têm um mercado garantido hoje em dia, que é o etanol que você bota no seu carro, na gasolina ou o etanol puro. Então, olha o tamanho da encrenca para a gente diminuir o porcentual da mistura do etanol na gasolina”, disse o presidente.

+Bolsonaro ironiza setores do mercado após ocupação da B3

Apesar da sugestão, Bolsonaro insistiu na retórica de que a alta no preço dos combustíveis se deve à cobrança do ICMS, um imposto estadual que varia proporcionalmente. Ele vem cobrando os governadores a baixar o imposto, a maior fonte de arrecadação em vários Estados.

O preço dos combustíveis é altamente impactado, ainda, pela cotação do dólar, muitas vezes alavancado por crises políticas nascidas dentro do Planalto e pela crise fiscal.

hotWords: diminuir etanol pouco gasolina concentração

Seja anunciante no invistaja.info

IOF

Bolsonaro também afirmou na transmissão ao vivo que está “apanhando até não poder mais” desde que anunciou alta na alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). “Qual o objetivo de aumentar o IOF até o final do ano? Não é aumentar imposto. Aumentou imposto, sim, mas zerou o PIS/Confins do milho”, tentou justificar o presidente. “Aumentou de um lado e tirou do outro lado, ficou no zero a zero”, acrescentou.

Contudo, a alta no IOF sobre operações de crédito para empresas e pessoas físicas foi anunciada para bancar o novo Bolsa Família, batizado de Auxílio Brasil. O programa deve ser usado pelo Planalto como uma vitrine nas eleições de 2022.

palavras-chave: Bolsonaro: gasolina pode diminuir um pouco se diminuir a concentração de etanol; invistaja.info;

BRASIL | economia | invistaja.info – Bolsonaro: gasolina pode diminuir um pouco se diminuir a concentração de etanol

REFLEXÃO: Harold Pollack, da Universidade de Chicago: Guarde entre 15 e 20% e invista em fundos de índices com taxa baixa.

Veja também:

Hapvida ganha disputa e leva 59% da HB Saúde; Embraer faz nova parceria, Vamos levanta R$ 1,1 bi, novo CEO da Ecorodovias e mais

Na Alemanha, índice Ifo de sentimento das empresas cai a 98,8 em setembro

Bolsonaro ironiza setores do mercado após ocupação da B3

Caixa paga 6ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em abril

Anuncie no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade