Publicidade

Brasil deve fechar 2025 com mais de 60 milhões de smartphones com 5G

ListenToMarket: Brasil deve fechar 2025 com mais de 60 milhões de smartphones com 5G – Áudio gerado às: 12:50:20

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Com cobertura cada vez maior, tecnologia 5G tem puxado as vendas dos smartphones, uma vez que ela é até 10 vezes mais rápida que sua antecessora

Créditos: rparobe/iStock

O 5G completou três anos no Brasil em julho de 2025. De lá para cá, já são mais de 1.500 municípios cobertos pela tecnologia, segundo dados da Conexis Brasil Digital. Na prática, 70% dos brasileiros já têm acesso às conexões móveis de alta velocidade. Somente em São Paulo já são mais de 10 mil antenas instaladas – 25% do total instalado no país –, com cerca de 620 municípios contemplados.

O advento do 5G no Brasil

Em 2021, A Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, estabeleceu que as operadoras deveriam instalar antenas em todas as capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes até o final de julho de 2025. A meta foi cumprida antecipadamente. A meta de 2030 também já foi cumprida parcialmente, em cerca de 75%.

O investimento para tanto foi algo em torno de R$ 156 bilhões. O retorno esperado para a economia brasileira com os avanços potenciais na indústria 4.0, Internet das Coisas e agricultura de precisão, por exemplo, é de mais de R$ 1 trilhão. O avanço só não foi maior por conta de legislações locais, isto é, municipais, que regulamentam a instalação de antenas, uma vez que o 5G demanda até 4 vezes mais antenas que o 4G para funcionar.

O 5G e a venda de smartphones

O avanço do 5G influencia diretamente na venda de smartphones compatíveis com a nova tecnologia. Afinal, a conexão de alta qualidade representa um salto, quando comparada com sua antecessora, permitindo o download de músicas e vídeos com até 10 vezes mais velocidade e menos latência, ou seja, transmissão de dados mais rápida. Na prática, jogos online, streamings e chamadas de vídeo ficam mais estáveis e com melhor qualidade.

O 5G também permite um acesso ainda maior às conectividades proporcionadas pela Internet das Coisas, fazendo com que a automação residencial, o controle de dispositivos eletrônicos, entre muitas outras facilidades, fiquem ainda mais ao alcance da palma da mão. E, se em 2024 o Brasil terminou com 40 milhões de celulares com a tecnologia, a projeção aponta para 60 milhões até o final de 2025.

Hoje, as redes brasileiras contam com uma das conexões 5G mais rápidas do mundo, o que tem ajudado a promover seu crescimento. Contudo, o preço dos smartphones equipados com 5G barra um avanço ainda mais significativo. Outro fator é a faixa de frequência na qual o 5G opera – ainda não tão ampla como poderia ser. Frequências baixas, como as de 600 e 700 MHz, por exemplo, ainda não estão disponíveis.

Por isso, ao comprar um smartphone compatível com 5G, como o Redmi Note 13, por exemplo, é preciso se atentar se o aparelho suporta as frequências 5G liberadas no Brasil. Com o aparelho ideal, é possível desfrutar do melhor da internet móvel mais rápida, com conexão confiável e estável, mesmo em locais cheios, como shows e eventos.

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress