Publicidade

Brasil está barato? JPMorgan cita catalisadores para a Bolsa após janeiro “sem direção”

Fluxo de capital, queda da Selic e melhora da economia sustentam otimismo do banco americano com Ibovespa

Notícias do mercado financeiro

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Brasil está barato? JPMorgan cita catalisadores para a Bolsa após janeiro “sem direção”; invistaja.info;


JBSS3 | Div.Brut/Pat.: 2.58 | P/EBIT: -0.99 | EV/EBIT: -2.47 | Liq.Corr.: 1.7 | P/VP: 1.28 | Pat.Liq: 41972500000.0

ListenToMarket: Brasil está barato? JPMorgan cita catalisadores para a Bolsa após janeiro “sem direção” – Áudio gerado às: 17:21:59

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Janeiro tem sido um mês de queda para a Bolsa brasileira, descolando-se das máximas registradas no S&P500 neste início de ano. Porém, em relatório, o JPMorgan ressaltou os possíveis catalisadores do mercado de ações doméstico que justificam a manutenção do ânimo com as ações brasileiras após um primeiro mês do ano “sem direção”.

O banco tem exposição overweight (exposição acima da média) para o Brasil em América Latina e projeta o Ibovespa a 142 mil pontos em 2024, uma leve alta de 5,8% considerando o fechamento de 2023, mas uma alta mais expressiva, de 10,7%, frente o fechamento de terça-feira. O cenário base do banco fica mais próximo do cenário otimista do que do pessimista, já que, para o primeiro, a visão é de o Ibovespa fechar 2024 nos 152 mil pontos e no segundo, em 105 mil pontos. 

Na visão do banco, o Brasil segue “barato”. Entre os primeiros tópicos que justificam a visão do JPMorgan está o otimismo com o fluxo. Mesmo que o potencial de valorização da Bolsa tenha queda, o fato de a Selic também estar em baixa deve dar uma margem de segurança para os atuais níveis, com os locais “presos” nos ativos de risco. Fora isso, a alocação dos fundos locais na Bolsa ainda está baixa, podendo aumentar. 

+Bolsas da Europa operam em alta, após PMIs locais e estímulos na China

“Fora que o apetite estrangeiro pelo Brasil é saudável, e deve continuar sendo, impulsionado pela falta de atratividade das ações da China e pelo ciclo doméstico positivo sendo entregue por taxas mais baixas”, comenta o banco. 

O time do JPMorgan destaca também o fato de que, historicamente, os ciclos de corte da Selic – hoje em 11,75% – puxam o Ibovespa para cima. Segundo eles, desde que o ciclo de flexibilização começou, a Selic caiu 200 pontos-base e o mercado subiu 10% em moeda local. Historicamente, no entanto, cada corte de 100 pontos na Selic entrega um aumento de 5,5% no Ibovespa. 

Selic e crescimento

“Assim, as ações estão atrasadas em relação às taxas após o recente sell-off”, falam. “Esperamos que o banco central continuará cortando a Selic até julho, em incrementos de 50 pontos e com um corte final de 25 pontos, entregando uma taxa final de 9,5%. Isso, em tese, entregaria um aumento adicional de 12,5% no Ibovespa”.

Os estrategistas mencionam ainda que a perspectiva para a economia do Brasil é de crescimento. Apesar da desaceleração, com a projeção para o produto interno bruto (PIB) em 2024 de 1,6%, contra 3% em 2023, o crescimento deve melhorar no primeiro semestre deste ano contra o último do ano passado. 

hotWords: brasil para após janeiro catalisadores jpmorgan bolsa

Anuncie no invistaja.info

No ano a ano, o recuo mais forte deve se dar pela queda do agronegócio, mas com outras áreas melhorando. O petróleo, por exemplo, ganha cada vez mais espaço dentro da economia brasileira, com a produção aumentando, sendo que o JP vê a produção da Petrobras (PETR4) subindo de 3,5 milhões de barris por dia para 3,9 milhões até 2025.  

Mas o JP também vê melhoras no cenário macro. “Ousamos pensar que o consumo está começando a mostrar elementos de melhora frente ao ano passado e também melhor do que os investidores estão considerando. O mercado de trabalho está apresentando mais empregos e salários mais altos. A alavancagem é alta, mas está começando a diminuir.  A inflação dos alimentos caiu em 2023, e embora esteja prevista para subir em 2024, ainda resulta em mais renda disponível”, contextualizam. 

Com isso, a perspectiva da instituição financeira é de que os lucros das companhias brasileiras crescerão 4% neste ano, contra uma queda em 2023. 

Valuation e política são riscos

“O problema aqui é que o crescimento de 4% no EPS (lucro por ação) esperado para 2024 não impressiona, especialmente em comparação com os mercados emergentes, com projeção de expansão de 17%. Revisões de lucros serão necessárias para que a história se torne mais atraente, especialmente à medida que as temporadas de lucros dos quarto (4T23) e primeiro trimestres (1T23) se concretizem”, ponderam.

Nesse cenário, o Brasil acaba ficando um pouco mais caro do que pares como Colômbia, Hungria e Egito.

Por fim, os especialistas citam que a política e a situação fiscal seguem sendo o calcanhar de Aquiles do Brasil. Se a aprovação do governo cair, o provável é que os gastos aumentem.

“A precificação do mercado dependerá de ser melhor ou pior do que a percepção atual. No ano passado, a política econômica foi melhor do que o sentimento inicial depois que o ministro da Fazenda Haddad apresentou seu plano fiscal, que foi endossado pelo presidente [Lula]. Este ano, as pressões podem ser no sentido oposto”, falam, mencionando que, em março, as questões orçamentárias devem ganhar relevância. “A suposição do consenso é que a meta será alterada, mas o nível que será definido importará”. 

palavras-chave: Brasil está barato? JPMorgan cita catalisadores para a Bolsa após janeiro “sem direção”; invistaja.info;

CALIFORNIA | mercados | invistaja.info – Brasil está barato? JPMorgan cita catalisadores para a Bolsa após janeiro “sem direção”

REFLEXÃO: Michael Kitces, conselheiro financeiro: Invista pensando no longo prazo, não especule, mas, não ignore as flutuações do mercado.

Tópicos mais acessados:

Ouro fecha em baixa, mas resiste acima da marca psicológica de US$ 2 mil a onça-troy

Iguatemi, Allos ou Multiplan? Quais são as ações de shoppings preferidas dos analistas para 2024

Bolsas da Europa fecham em alta, com estímulo na China e balanços corporativos

Microsoft atinge valor de mercado de US$ 3 trilhões pela primeira vez

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress