Informação para o trader investidor
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Brasil tem desemprego de 7,0% no tri até março, menor taxa da série para o período; invistaja.info;
BRGE3 | Liq.Corr.: 3.06 | Mrg.Ebit: -196.369 | Liq.2meses: 0.0 | P/Ativo: 0.333 | Pat.Liq: 1324180000.0 | EV/EBIT: 0.86
ListenToMarket: Brasil tem desemprego de 7,0% no tri até março, menor taxa da série para o período – Áudio gerado às: 9:20:48
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
A taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,0% nos três meses até março, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.
A mediana das previsões em pesquisa da Reuters era de que a taxa ficaria em 7,0% no período.
O número de 7% representa uma variação positiva de 0,8 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em dezembro de 2024. No entanto, essa taxa ainda está abaixo dos 7,9% registrados no mesmo trimestre móvel de 2024. Além disso, foi a menor taxa de desocupação para esse período desde o início da série histórica, posto ocupado anteriormente pelo trimestre encerrado em março de 2014, quando atingiu 7,2%.
+Primeiro ETF exclusivo de empresas argentinas estreia nesta terça-feira na B3
A alta da desocupação na comparação trimestral foi puxada pelo aumento no número de pessoas em busca de trabalho, a chamada população desocupada, que cresceu 13,1% frente ao trimestre encerrado em dezembro de 2024, um aumento de 891 mil pessoas em busca de trabalho. Apesar da alta, a população desocupada permanece 10,5% abaixo do contingente registrado no mesmo trimestre móvel de 2024.
hotWords: menor desemprego março, 7,0% taxa
Seja anunciante no invistaja.info
Também contribuiu para o aumento da taxa de desocupação a redução da população ocupada do país. Esse contingente recuou em 1,3 milhão de pessoas (-1,3%) na comparação trimestral, embora permaneça 2,3% acima do número de trabalhadores encontrados pela pesquisa no primeiro trimestre de 2024 (2,3 milhões a mais).
“O bom desempenho do mercado de trabalho nos últimos trimestres não chega a ser comprometido pelo crescimento sazonal da desocupação. Mesmo com expansão trimestral, a taxa de desocupação do 1º trimestre de 2025 é menor que todas as registradas nesse mesmo período de anos anteriores”, destaca a coordenadora de pesquisas domiciliares do IBGE, Adriana Beringuy.
Apesar da redução da população ocupada, o número de trabalhadores com carteira assinada não teve variação significativa na comparação com o trimestre móvel anterior (encerrado em dezembro), permanecendo em 39,4 milhões.
Já o número de empregados sem carteira no setor privado (13,5 milhões) caiu 5,3% (menos 751 mil pessoas) em relação ao último trimestre de 2024. “A retração da ocupação no primeiro trimestre ocorreu principalmente no emprego sem carteira relacionado à Construção, Serviços Domésticos e Educação”, complementa Beringuy.
(com Agência de notícias do IBGE e Reuters)
GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – Brasil tem desemprego de 7,0% no tri até março, menor taxa da série para o período
REFLEXÃO: Michael Kitces, conselheiro financeiro: Invista pensando no longo prazo, não especule, mas, não ignore as flutuações do mercado.
Saiba mais:
Goldman: demanda estrangeira por ativos dos EUA cairá, a menos que dólar recue mais
BC: Setor público tem superávit em março e dívida pública bruta cai a 75,9% do PIB
Eletrobras, Embraer, JBS, Taesa, SLC Agrícola e outras empresas anunciam dividendos
Dívida pública bruta fica em 75,9% do PIB em março, mostra BC
Entre em contato para anunciar no invistaja.info