Butantan pede nesta sexta-feira autorização para teste clínico de vacina própria contra Covid, dizem fontes

A potencial vacina, batizada de Butanvac, é uma iniciativa de um consórcio internacional liderado pelo Butantan; imunizante será 100% desenvolvido no Brasil
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias de investidor para investidor

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Butantan pede nesta sexta-feira autorização para teste clínico de vacina própria contra Covid, dizem fontes; invistaja.info;


PEAB4 | Liq.2meses: 8160.68 | EV/EBIT: 0.0 | P/Ativo: 0.714 | Liq.Corr.: 3.57 | P/EBIT: 0.0 | P/L: 0.0

SÃO PAULO (invistaja.info) – O Instituto Butantan pedirá nesta sexta-feira à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para iniciar os testes em humanos de uma potencial vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo instituto ligado ao governo do Estado de São Paulo, disseram à Reuters duas fontes a par do assunto.

Os estudos de Fases 1 e 2 contarão com 1.800 voluntários. A potencial vacina, batizada de Butanvac, é uma iniciativa de um consórcio internacional liderado pelo Butantan, e o imunizante será 100% desenvolvido no Brasil, disse uma das fontes. O instituto paulista deterá 85% da capacidade total de produção entre os membros do consórcio e, além do Brasil, a ideia é fornecer a Butanvac a países de renda baixa e média.

O anúncio oficial será feito em coletiva de imprensa marcada para 8h desta manhã na sede do Butantan, na zona oeste de São Paulo, com a presença do governador do Estado, João Doria (PSDB), e do presidente do instituto, Dimas Covas. A informação foi inicialmente publicada na noite de quinta pelo jornal Folha de S.Paulo e posteriormente confirmada à Reuters pelas fontes, que falaram sob condição de anonimato.

+Reação dos EUA à Covid poderia ter evitado centenas de milhares de mortes, dizem estudos

A vacina usará a tecnologia de vírus inativado, que o Butantan domina, e a expectativa é que ela possa começar a ser produzida em escala maior –para além das doses usadas nos testes– a partir de maio, quando o instituto concluir a produção de doses da vacina da gripe para a campanha de imunização contra a doença, disse uma das fontes.

O desenvolvimento da nova vacina, segundo essa fonte, não altera o acordo que o Butantan tem com o laboratório chinês Sinovac para envase e futura produção no Brasil da CoronaVac. Nem mesmo os trabalhos de construção de uma nova fábrica para produção integral da vacina chinesa a partir de janeiro será afetado, ao menos por ora.

O objetivo, afirmou, é aumentar a oferta de vacinas e garantir ao Brasil independência no fornecimento de imunizantes, sem depender de compras no exterior.

hotWords: dizem butantan para sexta-feira própria vacina autorização contra

Seja anunciante no invistaja.info

Doria publicou um vídeo e um texto em sua conta no Twitter na noite de quinta-feira em que informa sobre a coletiva da manhã desta sexta.

“Mais uma vez, a ciência nos enche de esperança na luta contra a Covid-19”, afirmou sem entrar em detalhes do anúncio que será feito.

As primeiras duas fases de testes em humanos de uma vacina são realizadas com um número reduzido de voluntários e têm o objetivo de verificar se o imunizante é seguro e se induz o organismo a produzir a resposta imune esperada. Já na Fase 3, realizada em um número maior de voluntários, é testada a eficácia da vacina.

O Butantan realizou os testes da Fase 3 da CoronaVac no Brasil. O instituto já entregou 27,8 milhões de doses da vacina ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

O contrato do Butantan com o ministério prevê a entrega de um total de 100 milhões de doses da CoronaVac até o final de setembro, prazo que o Butantan promete antecipar para agosto.

FARIA LIMA | economia | invistaja.info – Butantan pede nesta sexta-feira autorização para teste clínico de vacina própria contra Covid, dizem fontes

REFLEXÃO: Rich Greifner, da Motley Fool: Pense a longo prazo, seja paciente e busque por retornos assimétricos.

Tópicos mais acessados:

Os 5 assuntos que vão movimentar o mercado nesta sexta-feira – 26/3

Bolsas mundiais operam em alta em meio a sinalizações do Fed; petróleo avança com bloqueio no canal de Suez no radar

Congresso aprova Orçamento de 2021 com mais de três meses de atraso; texto segue para sanção de Bolsonaro

O trader que ganhou 1.012.069% e não tem canal no YouTube

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade