Informação para o trader investidor
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Cade abre inquérito para apurar infrações em leilões judiciais e extrajudiciais; invistaja.info;
MERC3 | PSR: 0.0 | Liq.Corr.: 0.0 | Mrg.Ebit: 0.0 | EV/EBITDA: 0.0 | P/Ativo: 0.0 | DY: 0.0
ListenToMarket: Cade abre inquérito para apurar infrações em leilões judiciais e extrajudiciais – Áudio gerado às: 17:10:24
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade) instaurou inquérito para apurar supostas infrações à ordem econômica no mercado de leilões judiciais e extrajudiciais.
A ação partiu de uma representação da multinacional Copart do Brasil Organizadora de Leilões, que acusa a Associação Nacional dos Leiloeiros Judiciais (ANLJ), o Sindicato dos Leiloeiros Oficiais do Rio Grande do Sul (Sindilei/RS) e o Sindicato dos Leiloeiros do Estado de Minas Gerais (Sindilei/MG) de “fixação/tabelamento de preços, impedimento à entrada ou desenvolvimento de atividades por parte das organizadoras de leilão e dos leiloeiros, e controle da prestação de serviços por terceiros”.
A Copart reclama ainda que as três entidades sindicais têm ingressado com diversas ações (judiciais, administrativas, extrajudiciais, etc) para prejudicar a atuação da empresa no ramo de organização de leilões extrajudiciais.
+Investidor perde dinheiro com memes nos EUA, diz Morgan Stanley
De acordo com nota técnica da Superintendência-Geral do Cade, a ANLJ argumentou que existiria irregularidade na contratação pela Copart de leiloeiro para prestar serviço. Para a entidade, apenas o leiloeiro poderia contratar a empresa organizadora de leilões, e não o inverso.
hotWords: leilões extrajudiciais para abre infrações
Publique seu negócio no invistaja.info
Já o Sindilei/MG alegou que a Copart receberia os valores decorrentes da comissão do leiloeiro, adentrando-se assim na atividade-fim privativa desse profissional. O Sindilei/RS reiterou os argumentos e questionou se o Cade teria competência para analisar a matéria.
Já a Superintendência-Geral do órgão antitruste declarou que o tema é sim de competência do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC).
“Esta SG entende que o ordenamento jurídico brasileiro, no que concerne à regulação da atividade de leiloaria, veda ao leiloeiro a constituição, ou participação, de sociedade empresária para a consecução de sua atividade. Faculta-lhe, entretanto, a possibilidade de valer-se de sociedades empresárias para fins de realização de atividades acessórias à sua atividade principal e personalíssima, que é o leilão público”, acrescentou o órgão.
Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.
palavras-chave: Cade abre inquérito para apurar infrações em leilões judiciais e extrajudiciais; invistaja.info;
FARIA LIMA | economia | invistaja.info – Cade abre inquérito para apurar infrações em leilões judiciais e extrajudiciais
REFLEXÃO: Morgan Housel: Se preocupe somente quando você achar que tiver tudo resolvido.
Notícias relacionadas:
Investidor perde dinheiro com memes nos EUA, diz Morgan Stanley
BNDES publica edital de leilão da Codesa com certame previsto para 25 de março
Federal Reserve deve sinalizar primeiro aumento de juros em março
Seja anunciante no invistaja.info