Capitais antecipam feriados para evitar colapso no sistema de saúde; veja o abre e o que fecha

São Paulo, Rio de Janeiro e Campo Grande estão entre capitais estaduais que anteciparam feriados para diminuir disseminação do vírus
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Investindo como um profissional

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Capitais antecipam feriados para evitar colapso no sistema de saúde; veja o abre e o que fecha; invistaja.info;


BRGE5 | P/VP: 0.99 | Cresc.5anos: -0.022 | Mrg.Ebit: -15.7246 | EV/EBITDA: 0.85 | DY: 0.0 | Div.Brut/Pat.: 0.0

FLORIANÓPOLIS | invistaja.info — Para conter o avanço da pandemia de Covid-19 e evitar o colapso dos sistemas de saúde locais, diversas cidades brasileiras anunciaram planos para a criação de um feriado estendido junto com a Sexta-Feira Santa, dia 2 de abril. Entre elas, estão capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Campo Grande. Salvador, por sua vez, ainda estuda antecipar datas segundo a Agência Brasil.

O Brasil superou ontem a marca sombria de 300 mil mortes em decorrência da Covid-19, com o registro de 2.009 óbitos em 24 horas, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Com isso, o total de vítimas fatais da doença provocada pelo coronavírus no país atingiu 300.685.

O Brasil vive seu pior momento na pandemia, tendo registrado na véspera um recorde de mais de 3 mil óbitos em um único dia.

+Acionistas aprovam em assembleia incorporação da Smiles pela Gol

Confira como os feriados vão afetar as cidades:

São Paulo

Na capital paulista, os seguintes feriados foram antecipados para os dias 26, 29, 30, 31 de março e 1º de abril: Corpus Christi 2021 e 2022, Dia da Consciência Negra 2021 e 2022 e o aniversário de São Paulo em 2022. Com isso, São Paulo ficará com um feriado estendido do dia 26 de março até o dia 4 de abril.

Cidades da região do ABC, na Grande São Paulo, também anteciparam feriados para coincidir com as datas da capital.

As datas foram anunciadas pelo prefeito Bruno Covas no dia 18 de março. O anúncio causou desentendimento entre prefeitura e governo do estado. O governador João Doria afirmou que “faltou bom senso” na medida.

Enquanto isso, prefeitos de cidades litorâneas cobraram medidas do governo para evitar um fluxo de turistas da capital para as praias. Por isso, o governo do estado suspendeu operações que auxiliam no fluxo de carros que usam o sistema rodoviário Anchieta-Imigrantes para transitar para o litoral.

Durante o feriado, apenas serviços considerados essenciais poderão funcionar, entre eles serviços de saúde, construção civil e lavanderias. No entanto, prestadores de serviço, mesmo essenciais, não podem abrir suas portas para o público, atendendo clientes somente à distância. Igrejas não estão incluídas como essenciais.

Bancos também vão fechar nesse período. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disse, em nota, que os bancos vão priorizar o atendimento digital nestas datas e que as datas de vencimento de boletos não mudam.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, dois feriados foram antecipados e mais três foram criados especialmente para a ocasião e valem para todo o estado. Os dias 26 e 31 de março e 1º de abril terão os feriados ‘novos’, enquanto os dias 29 e 30 de março vão ser as antecipações do feriado de Tiradentes 2021 e do Dia de São Jorge 2021.

hotWords: sistema veja fecha capitais abre feriados

Anuncie no invistaja.info

Assim como São Paulo, a Febraban anunciou que os bancos vão fechar na capital. Apenas serviços essenciais estarão abertos, com igrejas e cultos religiosos incluídos na lista.

As praias permitirão atividades físicas individuais na areia. Entrar no mar e ocupar a areia não será permitido.

Andar sem máscara pela rua pode levar a uma multa de R$ 562,42 por indivíduo. Já estabelecimentos que não cumprirem as regras podem pagar multas de até R$ 56.242,92.

Campo Grande

A capital do Mato Grosso do Sul foi a primeira a antecipar seus feriados em 2021. O feriado estendido, no entanto, não está ligado à Semana Santa: começou no sábado, dia 20, e segue até esta quinta-feira (25).

Quatro feriados foram antecipados ao todo para os dias 22, 23, 24 e 25: dia de Santo Antônio 2021 e 2022 e o aniversário da cidade em 2021 e 2022. Assim como em São Paulo e Rio de Janeiro, apenas serviços essenciais podem abrir, como serviços de saúde, funerários e supermercados.

Restrições além do feriado

Apesar dos feriados estendidos terminarem no dia 4 de abril, medidas mais restritivas devem seguir para depois do período. A capital paulista, por exemplo, já decretou que as medidas restritivas valem até, pelo menos, dia 7 de abril.

No Rio de Janeiro, por enquanto, as medidas valem apenas até o dia 4.

Já o governo do Mato Grosso do Sul estuda decretar um lockdown de 14 dias em todo o estado após o feriado estendido na capital, segundo informações do Campo Grande News.

As três capitais também seguem como toque de recolher durante todo este período. Em São Paulo e Campo Grande, a movimentação na cidade está restrita entre 20h e 5h. Já no Rio de Janeiro, o toque de recolher começa às 23h, com término às 5h.

Participe do Treinamento gratuito Scalper Pro e entenda como extrair lucro e controlar riscos na Bolsa em operações que duram minutos ou segundos! Inscreva-se aqui.

palavras-chave: Capitais antecipam feriados para evitar colapso no sistema de saúde; veja o abre e o que fecha; invistaja.info;

LONDRINA | economia | invistaja.info – Capitais antecipam feriados para evitar colapso no sistema de saúde; veja o abre e o que fecha

REFLEXÃO: Rich Greifner, da Motley Fool: Pense a longo prazo, seja paciente e busque por retornos assimétricos.

Notícias relacionadas:

Os 5 assuntos que vão movimentar o mercado nesta quinta-feira – 25/3

Rodrigo Limp é escolhido como novo CEO da Eletrobras, fora de processo seletivo; conselheiro renuncia

Acionistas aprovam em assembleia incorporação da Smiles pela Gol

Brasil supera marca de 300 mil mortes por Covid-19

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.