Informação para quem vive o mercado
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Caso Broedel: para Faria Lima, Itaú acerta ao ser “intransigente com desvios”; invistaja.info;
CRPG6 | Cotacao: 21.39 | P/L: -5.67 | P/ACL: 2.32 | EV/EBITDA: -22.57 | DY: 0.013 | Cresc.5anos: -0.0457
ListenToMarket: Caso Broedel: para Faria Lima, Itaú acerta ao ser “intransigente com desvios” – Áudio gerado às: 14:30:36
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
Gestores e analistas do mercado financeiro ainda assimilam com certa perplexidade os últimos episódios envolvendo o maior banco banco privado da América Latina. Após demitir seu diretor de marketing, Eduardo Tracanella, por uso irregular de cartão de corporativo, o Itaú (ITUB4) protocolou uma ação contra seu ex-diretor financeiro, Alexsandro Broedel, de atuar em conflito de interesse. Tudo isso em menos de uma semana.
Chamou atenção a forma como o banco não teve papas na língua em falar dos pivôs de cada caso, executivos renomados em suas respectivas áreas. “O tratamento exemplar que os dois diretores estão recebendo é importante para reforçar uma cultura intransigente com desvios”, afirmou um gestor, com foco no setor financeiro.
“Por sinal, o fato do Itaú ter identificado esses casos joga a favor dos controles internos do banco”, complementa. O caso de Tracanella parece pacificado, com banco e executivo expressando gratidão mútua em comunicados oficiais e postagens no Linkedin. Mas a situação com Broedel é mais grave, havendo uma petição formal à Justiça da instituição financeira contra o executivo.
+Fórmula 1: Hamilton se emociona em adeus da Mercedes com 6 taças em 12 anos
A ação também envolve o nome de Eliseu Martins, uma das maiores referências em contabilidade do país. Ele prestou serviços ao banco com emissão de dezenas de pareceres técnicos e de consultoria. O problema é que Martins é sócio de Broedel em uma outra empresa.
Leia mais:
hotWords: desvios” faria caso lima, para
Seja anunciante no invistaja.info
10 respostas para entender o caso Broedel, ex-executivo do Itaú suspeito de corrupçãoO que dizem o ex-diretor do Itaú e seu sócio, acusados de conflito de interesse
O CFO deixou o Itaú no último mês de julho para assumir um cargo de diretor no Grupo Santander, na Espanha. Nas redes sociais, o consultor de empresas Stephen Kanitz, que diz ter sido professor de Broedel, publicou: “o que parece claro é que o Itaú está profundamente insatisfeito com o Santander, que recentemente contratou Broedel, seu contador geral, alguém que detém amplo conhecimento sobre as operações e estratégias internas do banco.”
O analista-chefe de uma instituição financeira acha “muito pouco provável” que o Itaú “levantaria esse ponto se não tivesse algo muito concreto”, que justificasse a denúncia.
“Me parece que em nenhum momento Itaú quis colocar a poeira embaixo do tapete. Está agindo como parece fazer sentido, supondo q tenha o embasamento [da denúncia] em dados”, afirmou um outro analista de uma gestora.
Para Marcio Cyrino, especialista em compliance e investigações corporativas, o Itaú deu um exemplo de tolerância zero e mostrou que altos executivos não escapam dos controles internos da instituição financeira. “Compliance é algo relativamente novo no Brasil. Não tenho dúvidas de que muitas empresas vão rever seus controles após esse episódio”, conclui.
palavras-chave: Caso Broedel: para Faria Lima, Itaú acerta ao ser “intransigente com desvios”; invistaja.info;
FARIA LIMA | mercados | invistaja.info – Caso Broedel: para Faria Lima, Itaú acerta ao ser “intransigente com desvios”
REFLEXÃO: James Early, do Motley Fool: Explore a fraqueza cognitiva dos outros
Veja também:
Impasse sobre emendas trava pacote fiscal na Câmara e ameaça jogá-lo para 2025
Itaú: para Faria Lima, banco acerta ao ser “intransigente com desvios”
Localiza (RENT3): BBA prevê curto prazo desafiador, mas mantém otimismo no longo
Ações da Yduqs, controladora da Estácio, sobem quase 5% após nova aquisição
Seja anunciante no invistaja.info