Publicidade

Chanceler do Uruguai: ‘Todas as partes’ chegaram a consenso sobre acordo Mercosul-UE

A confirmação oficial do acordo deve ocorrer nesta sexta, durante a reunião dos líderes dos blocos na cúpula do Mercosul, que está sendo realizada em Montevidéu

Informação para o trader investidor

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Chanceler do Uruguai: ‘Todas as partes’ chegaram a consenso sobre acordo Mercosul-UE; invistaja.info;


PALF3 | PSR: 0.016 | Liq.2meses: 0.0 | Cotacao: 279.9 | P/Ativo: 0.012 | P/ACL: -0.02 | Pat.Liq: 2929960000.0

ListenToMarket: Chanceler do Uruguai: ‘Todas as partes’ chegaram a consenso sobre acordo Mercosul-UE – Áudio gerado às: 16:30:19

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O chanceler do Uruguai, Omar Paganini, disse nesta quinta-feira (5) que todos os países do Mercosul estão a favor do texto que estabelece um acordo de livre comércio entre o bloco e a União Europeia.

A confirmação oficial do acordo deve ocorrer nesta sexta-feira (6), durante a reunião dos líderes dos blocos na cúpula do Mercosul, que está sendo realizada em Montevidéu, Uruguai.

Leia mais:França volta a dizer que proposta de acordo da UE com Mercosul é inaceitávelVon der Leyen chega ao Uruguai e acordo Mercosul-UE fica próximo: “Está no horizonte”

+Avanço em negociações sobre governança impulsionam alta das ações da Eletrobras

As negociações, que estavam paralisadas desde que um princípio de acordo foi alcançado em 2019, foram retomadas nos últimos meses a pedido da Comissão Europeia, responsável pela política comercial da UE.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, que viajou ao Uruguai para participar das reuniões, afirmou que a conclusão do acordo comercial “está à vista”. Em suas redes sociais, ela destacou a importância do acordo, que criaria um mercado de 700 milhões de pessoas.

No entanto, tensões na Europa ainda podem interferir na conclusão do acordo. A França, em particular, tem levantado críticas significativas.

hotWords: chanceler mercosul-ue uruguai: consenso ‘todas

Seja anunciante no invistaja.info

O presidente francês, Emmanuel Macron, classificou o acordo em seu estado atual como “inaceitável” e reiterou a necessidade de defender a soberania agrícola do país. Essa posição pode complicar as negociações, já que a França é um dos principais membros da União Europeia.

Apesar das críticas, a pressão sobre a Comissão Europeia tem aumentado para que uma decisão seja tomada em relação ao acordo.

A diretora geral de Comércio da Comissão Europeia, Sabine Weyand, afirmou que as discussões estão em andamento “a nível político”, indicando que a fase técnica das conversações pode estar chegando ao fim.

A expectativa é que a ratificação do acordo ocorra nos parlamentos dos 31 países envolvidos.

O acordo entre Mercosul e União Europeia visa reduzir ou eliminar tarifas de importação e exportação entre os dois blocos.

As negociações começaram em 1999, e o termo foi assinado em 2019, mas desde então tem passado por revisões e exigências adicionais, principalmente da parte da UE, em resposta à pressão de agricultores dos países-membros.

palavras-chave: Chanceler do Uruguai: ‘Todas as partes’ chegaram a consenso sobre acordo Mercosul-UE; invistaja.info;

BRASIL | economia | invistaja.info – Chanceler do Uruguai: ‘Todas as partes’ chegaram a consenso sobre acordo Mercosul-UE

REFLEXÃO: Michael Kitces, conselheiro financeiro: Invista pensando no longo prazo, não especule, mas, não ignore as flutuações do mercado.

Leia também:

Saldo da balança comercial de novembro sobe para US$ 7,03 bilhões

Riqueza dos bilionários cresceu mais que mercados acionários em 10 anos, diz estudo

Brasil tem produção recorde de carnes bovina, suína e de frango no 3º tri, diz IBGE

Antes banido, site OnlyFans fica acessível na China

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade