invistaja.info | Informação p/ quem vive o mercado

Publicidade

China protesta por visita de governador dos EUA a Taiwan

Em nota, Pequim “se opõe fortemente ao comércio oficial dos EUA com a região de Taiwan em qualquer forma e nome”

Informação para traders e investidores

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: China protesta por visita de governador dos EUA a Taiwan; invistaja.info;


SANB11 | P/Ativo: 0.0 | Cotacao: 29.6 | ROE: 0.1951 | PSR: 0.0 | P/L: 7.08 | Pat.Liq: 80345600000.0

ListenToMarket: China protesta por visita de governador dos EUA a Taiwan – Áudio gerado às: 8:40:37

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

(ANSA) – A China apresentou na segunda-feira (22) um protesto formal aos Estados Unidos pela visita do governador republicano Eric Holcomb, do estado americano de Indiana, a Taiwan, poucos dias após Washington anunciar negociações comerciais com Taipei.

O governo chinês lembrou que a ilha “é uma parte inalienável” de seu território, e a questão de Taipei “sempre foi a mais importante e delicada no centro das relações bilaterais”.

Em nota, Pequim “se opõe fortemente ao comércio oficial dos EUA com a região de Taiwan em qualquer forma e nome” e pede “o cumprimento do princípio ‘Uma China’ e as três comunicações conjuntas China-EUA, e o fim de todas as formas de interação oficial com a região de Taiwan”.

+Uniswap bloqueia 250 carteiras cripto supostamente ligadas a crimes

Holcomb lidera uma delegação que visita Taiwan desde o último domingo (21). Esta manhã, de acordo com a agência de notícias oficial CNA, o governador americano foi recebido pela presidente Tsai Ing-wen, que acredita que Indiana e Taiwan têm uma “longa história” de relacionamentos, com o objetivo de avançar ainda mais no futuro. Segundo ele, Indiana foi o primeiro estado dos EUA a se unir a Taiwan, que a China considera parte integrante de seu território a ser reunificado mesmo com o uso da força, se necessário.

“Os cidadãos de Indiana e Taiwan têm muitos valores compartilhados, interesses e objetivos comuns, e haverá mais oportunidades para fortalecer e nutrir os relacionamentos um do outro, porque quando as duas economias crescerem juntas, elas poderão formar uma parceria estratégica”, declarou Holcomb, acrescentando que seu estado é o primeiro em investimento estrangeiro direto nos EUA, incluindo as dez maiores empresas de Taipei.

Entre os compromissos do dia também está a assinatura de diversos acordos, incluindo o de um memorando que servirá de base para uma parceria econômica, permitindo que cada um coopere ainda mais em setores-chave, incluindo semicondutores, bioquímica, tecnologia, entre outras.

Já a presidente de Taiwan explicou que a ilha está pronta para fortalecer a cooperação com parceiros democráticos no setor de microchips em favor da “segurança econômica”, que é “um pilar da segurança nacional e regional”.

hotWords: governador china taiwan

Seja anunciante no invistaja.info

As negociações ocorrem em meio à crescente tensão com a China, que realizou neste mês seus maiores exercícios militares no Estreito de Taiwan, em retaliação por uma visita da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha. Mais cedo, a China já havia atacado o embaixador norte-americano Nicholas Burns, acusado de “expor a lógica hegemônica” em suas avaliações sobre Taiwan durante entrevista à CNN.

De acordo com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Pequim instou repetidamente o governo americano a desencorajar a visita de Pelosi a Taipei, indicando “claramente todas as consequências que o lado americano teria que suportar”.

Burns disse que a China “exagerou” sobre a visita de Pelosi a Taiwan e defendeu “seu direito de viajar”, “a paz e a estabilidade que tivemos no Estreito de Taiwan por quase seis décadas”. (ANSA)

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.

palavras-chave: China protesta por visita de governador dos EUA a Taiwan; invistaja.info;

BELO HORIZONTE | economia | invistaja.info – China protesta por visita de governador dos EUA a Taiwan

REFLEXÃO: Harold Pollack, da Universidade de Chicago: Guarde entre 15 e 20% e invista em fundos de índices com taxa baixa.

Tópicos mais acessados:

Preço do etanol cai em 18 estados e no DF na semana; média nacional recua R$ 0,25

PMI composto do Reino Unido recua a 50,9 em agosto, diz S&P Global

Futuros dos EUA sobem, enquanto Europa opera sem direção definida com alta do gás; PMI e mais assuntos do mercado hoje

Petrobras (PETR4) comunica intimação em ação contra nomeação de Caio Paes de Andrade como CEO

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress