invistaja.info | Informação p/ quem vive o mercado

Publicidade

Chuva no RS complica distribuição de combustíveis e setor opera com mínima capacidade

Ao menos 150 revendas de combustíveis, incluindo as independentes, devem estar com as operações paralisadas

Investindo como um profissional

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Chuva no RS complica distribuição de combustíveis e setor opera com mínima capacidade; invistaja.info;


SULA3 | Cresc.5anos: 0.0166 | P/VP: 1.13 | P/Ativo: 0.314 | P/ACL: -4.61 | DY: 0.0027 | P/EBIT: -13.09

ListenToMarket: Chuva no RS complica distribuição de combustíveis e setor opera com mínima capacidade – Áudio gerado às: 11:41:27

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), da Petrobras (PETR4), localizada em Canoas, na Grande Porto Alegre (RS), é responsável por 11% da capacidade total de refino da companhia no país. Canoas está entre as cidades mais atingidas pelas chuvas que assolam o Rio Grande do Sul, desde o começo de maio.

De acordo com o Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (Sindipetro-RS), a unidade está operando com a capacidade mínima, que é de cerca de 60% da carga nominal.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

+WEG e o dilema do acionista: apostar nas novas tendências ou fugir de uma ação cara?

Atendimento a outros estados

“Menos do que isso tem que parar a unidade”, afirma Miriam Ribeiro Cabreira, presidente do Sindipetro-RS. Ela explica que a produção da refinaria atende todo o Rio Grande do Sul, além do oeste de Santa Catarina e o oeste do Paraná.  

“Ela está com a capacidade diminuída, mas em função da demanda. Nos primeiros dias estava tendo dificuldade do escoamento de produtos, do gás de cozinha e dos combustíveis líquidos – diesel, gasolina, óleo combustível. Com essa dificuldade de escoar os produtos, a empresa teve que reduzir a carga para não ter problemas”, diz Cabreira.

De acordo com relatório da BTG sobre impactos da tragédia climática no RS, estima-se que o complexo está atualmente refinando 20 mil m³/dia da capacidade nominal de 28 mil m³/dia – o que representaria um pouco acima do cálculo da entidade dos petroleiros.

Distribuidoras de combustíveis seguem operação

Da Refap, combustíveis são transferidos por dutos às distribuidoras Vibra (VBBR3), Ipiranga (UGPA3) e Raízen (RAIZ4). A Vibra, que faz distribuição de combustível produzido na Refap para SC e PR, o seu terminal de armazenamento de combustível em Canoas, de acordo com o Sindipetro, chegou a sofrer alagamento, assim como o da Ipiranga, mas não teve interrupção de fornecimento da Petrobras às distribuidoras.  

Segundo ainda o relatório da BTG Pactual, a Ultrapar, dona da Ipiranga, tem a maior exposição ao RS, com cerca de 8% dos volumes provenientes do Estado, em comparação com 6% para Vibra e Raízen.

“Como o rodoviário está muito comprometido no Rio Grande do Sul, a gente vê dificuldade de abastecer o resto do Estado, mas as distribuidoras também foram afetadas pela redução de trabalhadores atingidos pelas chuvas”, afirma Cabreira.

hotWords: capacidade distribuição setor opera chuva

Anuncie no invistaja.info

Postos inoperantes

Já o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do estado do RS (Sulpetro) informou que a revenda de combustível na região foi bastante atingida. Em um levantamento preliminar, se constatou que há mais de 80 postos embandeirados inoperantes no Estado.

O Sulpetro calcula que um total aproximado de 150 revendas, incluindo as independentes, devem estar com as operações paralisadas. A entidade acrescenta que este número deverá ser revisto, já que, em muitas localidades, as águas ainda não cederam. No total, há mais de 2 mil revendas no RS.

“A Refap está operando em regime de contingência, fazendo o mínimo para manter a continuidade operacional”, ressalta Miriam Ribeiro Cabreira, que complementa que muitos trabalhadores do setor tiveram casas alagadas e só agora estão conseguindo retornar ao trabalho.

Dependente da demanda

O único problema de escoamento de produção da Refap ocorreu com o GLP (gás de cozinha) porque o terminal da principal distribuidora de botijão, a Copagaz, ficou alagado e não conseguiu manter a operação – hoje, já está retomada.

“A gente está muito em função da demanda. A carga depende mais da demanda”, avalia a presidente do Sindipetro sobre a retomada a níveis normais da produção do refino de petróleo.

“O que não se está fazendo na Refap é a manutenção de rotina. Isso depois vai ser um gargalo que pode afetar no futuro. Algumas manutenções que estavam previstas no nosso roteiro de manutenções, elas estão contingenciadas e estão sendo feitas somente as manutenções para a continuidade operacional”, alerta Cabreira.

Sem projeções

O Sidipetro evita fazer projeções de normalização da distribuição de combustíveis e da demanda devido aos extensivos problemas na região, mas coloca pelo menos um mês para certa normalização dos acessos logísticos.

A usina termelétrica da Petrobras em Canoas continua operando para abastecer a Refap por conta do corte de energia da rede. A entrega do petróleo para refino na Refap segue também sendo feita normalmente.

O petróleo chega por Tramandaí e navios petroleiros utilizam estruturas flutuantes próximas da costa para descarregamento do produto, que segue por dutos até a área de tancagem da Petrobras em Osório, para depois seguir, também por dutos, à Refap.

palavras-chave: Chuva no RS complica distribuição de combustíveis e setor opera com mínima capacidade; invistaja.info;

BRASIL | mercados | invistaja.info – Chuva no RS complica distribuição de combustíveis e setor opera com mínima capacidade

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Notícias relacionadas:

WEG e o dilema do acionista: apostar nas novas tendências ou fugir de uma ação cara?

Dia da Indústria: desafio é criar ambiente menos hostil para a produção brasileira

Petrobras (PETR4) fecha contratos para aquisição de mais duas plataformas

Banco do Brasil (BBAS3) vai distribuir R$ 1,166 bilhão em JCP

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress