Investindo como profissionais
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: CMN antecipa regra para estimular bancos a emprestarem ao Rio Grande do Sul; invistaja.info;
IDVL4 | DY: 0.0 | Cotacao: 2.67 | ROIC: 0.0 | ROE: -0.9176 | P/Cap.Giro: 0.0 | Mrg.Ebit: 0.0
ListenToMarket: CMN antecipa regra para estimular bancos a emprestarem ao Rio Grande do Sul – Áudio gerado às: 9:50:44
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
As operações de crédito ligadas aos programas federais para socorrer o Rio Grande do Sul terão regras mais flexíveis. O Conselho Monetário Nacional (CMN) antecipou a aplicação de uma regra que entraria em vigor no próximo ano para os empréstimos ao estado com recursos federais.
Com a mudança, os bancos terão de fazer provisões (reservas para cobrir eventuais calotes) apenas caso os atrasos sejam superiores a 90 dias no pagamento do principal da dívida ou dos juros. Mesmo nesses casos, as provisões devem ser aplicadas nos níveis mínimos definidos pela regulamentação.
Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos
+Gol e Azul firmam parceria para compartilhar voos no Brasil: fusão vem aí?
Originalmente com vigência a partir de 1º de janeiro de 2025, a nova regra foi antecipada para as linhas de crédito com recursos da União destinadas ao Rio Grande do Sul. A mudança beneficia empréstimos com recursos diretos da União, de bancos públicos federais ou cobertos por fundos garantidores que cobrem eventuais calotes.
hotWords: grande antecipa bancos emprestarem
Seja anunciante no invistaja.info
Em nota, o Banco Central (BC) informou que, sem a mudança, o nível mínimo de provisão exigido nessas operações desconsideraria a existência de garantias da União que cobrem eventuais inadimplências e reduzem o risco das linhas de crédito. Com um nível de provisionamento mais baixo, a capacidade de emprestar das instituições financeiras não é afetada.
Pela regulamentação original, é responsabilidade da instituição financeira avaliar o risco de inadimplência em cada linha de crédito e constituir provisão suficiente para cobrir as perdas esperadas associadas à operação. No caso de operações com atraso superior a 90 dias, aplicam-se os valores mínimos de provisão definidos na regulamentação.
A decisão do CMN está baseada na Medida Provisória 1.216/2024, que define medidas econômicas destinadas ao Rio Grande do Sul, e no decreto legislativo do Congresso Nacional que reconhece a situação de calamidade pública no estado.
palavras-chave: CMN antecipa regra para estimular bancos a emprestarem ao Rio Grande do Sul; invistaja.info;
FARIA LIMA | economia | invistaja.info – CMN antecipa regra para estimular bancos a emprestarem ao Rio Grande do Sul
REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.
Saiba mais:
Ibovespa Futuro tem leve alta com atenção a Petrobras e com temor de inflação nos EUA
Minério de ferro tem ganho semanal com estímulo imobiliário na China
Déficit corrente em 12 meses até abril soma US$ 35,3 bi e sobe a 1,57% do PIB
Nvidia: conheça a sede da empresa de IA queridinha do mercado
Seja anunciante no invistaja.info