Negociando na bolsa de valores
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: CNI apoia relatório de GT da reforma tributária e pede aprovação com urgência no Congresso; invistaja.info;
FRTA3 | P/L: -0.66 | Pat.Liq: -70878000.0 | P/EBIT: -1.01 | P/VP: -0.07 | Liq.2meses: 4729.83 | P/Cap.Giro: -0.05
ListenToMarket: CNI apoia relatório de GT da reforma tributária e pede aprovação com urgência no Congresso – Áudio gerado às: 17:20:29
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
O relatório do grupo de trabalho da reforma tributária na Câmara, divulgado na terça-feira, 6, agradou à Confederação Nacional da Indústria (CNI), que declarou apoio às principais diretrizes da proposta.
Em nota, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, pede que a mudança no modelo de tributação do País seja aprovada “com urgência” no Congresso e afirma que a reforma tem potencial de acelerar o crescimento da economia brasileira. A expectativa é que o texto final vá para votação no plenário da Câmara na primeira semana de julho.
A indústria nunca foi um foco de resistência à reforma tributária, que gera mais controvérsia no setor de serviços, no agronegócio e entre governadores e prefeitos. As diretrizes apresentadas pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da proposta, sugerem a substituição de cinco tributos sobre consumo (IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS) por um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, com uma parte da alíquota arrecadada pela União e outra por Estados e municípios.
+Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA sobem 28 mil na semana, a 261 mil, acima do esperado
“O novo modelo tributário indicado pelo Grupo de Trabalho da Câmara garante o desenvolvimento e o crescimento do Brasil com vantagens para os brasileiros. Essa reforma é aguardada há mais de 30 anos e, segundo estudo da UFMG, deve gerar crescimento adicional de 12% no PIB do país em 15 anos”, afirma o presidente da CNI. “Esse novo modelo elimina várias distorções, simplifica e dá mais transparência à tributação sobre o consumo.”
hotWords: tributária pede urgência congresso aprovação
Seja anunciante no invistaja.info
Na visão da CNI, um dos principais avanços da reforma é acabar com a cumulatividade na cobrança de impostos ao longo da cadeia produtiva. “Além de desonerar completamente as exportações, com o fim da cumulatividade e a restituição rápida dos saldos credores do IBS e da CBS, como o mundo todo faz, o novo modelo também desonera os investimentos. Essa regra é fundamental para reduzir o custo de se investir no Brasil, o que representa importante passo para impulsionar o crescimento econômico”, diz a confederação.
O relatório do GT propôs que o IVA tenha uma alíquota padrão, que servirá de referência para a tributação do consumo, mas abre a possibilidade de tratamento diferenciado, com alíquotas menores, para determinados bens e serviços, como saúde, educação, transporte coletivo, (urbano, semiurbano ou metropolitano), aviação regional e produção rural. A cobrança passa a ser no destino (onde o produto é consumido) e não mais na origem (onde é produzido).
“Além disso, é importante mencionar que as previsões de regimes específicos para operações com bens imóveis, serviços financeiros, cooperativas e combustíveis estão em linha com as práticas internacionais do IVA. O relatório também prevê tratamento adequado às empresas optantes pelo Simples Nacional e que se deve garantir os investimentos feitos na Zona Franca de Manaus”, afirma a CNI.
A Confederação também elogia a proposta de criação de um Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR), com aporte de recursos da União, para compensar o fim dos incentivos fiscais do ICMS concedidos pelos Estados para atrair empresas. O valor do fundo, que ficará fora das regras fiscais do País, ainda não está definido e depende de negociações do Ministério da Fazenda com os governadores.
palavras-chave: CNI apoia relatório de GT da reforma tributária e pede aprovação com urgência no Congresso; invistaja.info;
BRASIL | economia | invistaja.info – CNI apoia relatório de GT da reforma tributária e pede aprovação com urgência no Congresso
REFLEXÃO: Morgan Housel: Se preocupe somente quando você achar que tiver tudo resolvido.
Veja também:
FMI trabalha com Argentina para lidar com situação complexa, afirma diretora de comunicação
Elite russa mostra pessimismo sobre chances de Putin vencer guerra
Índice de ADRs brasileiros sobe, com alta de blue chips e índices em Wall Street ganhando força
Publique seu negócio no invistaja.info