invistaja.info | Informação p/ quem vive o mercado

Publicidade

Como chegar ao preço médio no day trade?

Preço médio pode ser calculado de forma que gere perdas, mas também para potencializar ganhos

Informação para o trader investidor

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Como chegar ao preço médio no day trade?; invistaja.info;


TMAR5 | P/Cap.Giro: 1.51 | Div.Brut/Pat.: 1.38 | PSR: 0.527 | Liq.2meses: 0.0 | Liq.Corr.: 1.62 | Cotacao: 42.67

ListenToMarket: Como chegar ao preço médio no day trade? – Áudio gerado às: 9:10:49

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

No mercado financeiro existem diversas estratégias nas quais os investidores focam para fazer suas operações de day trade, uma delas é o preço médio. Ele pode ser feito de duas maneiras: a errada, que pode levar o trader a arcar com perdas elevadas, e a certa, que, ao contrário, pode potencializar seus ganhos.

Porém, este tipo de estratégia é de altíssimo risco, e infelizmente muitos traders iniciantes, operando com o emocional e não com o racional, acabam utilizando de maneira errada, gerando altas perdas em suas operações.

Primeiramente, antes de falarmos sobre o que pode ser o certo ou o errado, precisamos saber que o preço médio nada mais é que o custo médio das aquisições de compra ou venda de um ativo ao longo do dia – isso se falando em day trade.

+Bolsas de NY sobem e principais índices marcam novos recordes lastreados no Fed

Em essência, é o resultado da média aritmética dos preços pelos quais o trader adquiriu ou vendeu um ativo durante suas transações. Essa média é calculada levando em consideração a quantidade negociada e o valor pago em cada operação.

Por exemplo, se um trader compra 1 contrato de índice futuro a 128.000 pontos e, posteriormente, compra mais 1 contrato a 128.100 pontos – elevando sua posição de 1 para 2 contratos –, ele terá um preço médio de compra de 128.050 pontos. Ou seja, enquanto o índice futuro estiver acima dos 128.050, ele estará tendo lucro, mas, abaixo deste ponto, estará tendo prejuízo.

Fórmula do preço médio

Entenda, agora, a fórmula para calcular corretamente o preço médio:

Preço médio = (quantidade adquirida de um ativo x valor pago) + (quantidade adquirida de um ativo x valor pago) / quantidade total adquirida

Preço médio = (1 x 128.000) + (1 x 128.100) / 2

Preço médio = 256.100 / 2

Preço médio = 128.050

Agora que, já sabemos o que é preço médio e como é calculado, vamos falar sobre as duas maneiras de utilizar essa estratégia.

Iremos iniciar falando da maneira equivocada de usar esta estratégia, que muitos conhecem por médio contra, e logo em seguida falaremos de como utilizar a estratégia do médio a favor.

Lembrando que estamos focamos em operações para day trade, que são operações que se iniciam e se encerram no mesmo pregão.

Saiba mais:

Quais são as diferenças entre Day Trade, Swing Trade e Position Trade?

O que é preço médio contra?

Preço médio contra, como o nome próprio diz, é quando o trader faz médio para trás, ou seja, quando o trader se encontra em uma posição desfavorável em relação ao movimento do mercado e acaba aumentando sua posição adquirindo mais unidades do ativo que está posicionado.

Por exemplo, se um trader compra um ativo e o mercado começa a cair, ele acaba optando por adquirir mais unidades do ativo a preços mais baixos, na esperança de reduzir seu preço médio de compra e compensar as perdas.

Da mesma forma, se estiver posicionado na ponta vendedora e o mercado começar a subir, o trader pode vender mais unidades do ativo, tentando aumentar seu preço médio de venda e minimizar as perdas.

Aumento da exposição

hotWords: como trade? preço

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

No entanto, essa estratégia é extremamente arriscada, principalmente quando o trader está operando com a emoção, pois aumenta a exposição do trader ao mercado e pode levar a perdas significativas se não for gerenciada com extrema cautela.

Isso ocorre pelo simples fato do trader já ter aberto uma posição na qual está dando errado e, mesmo assim, além de continuar com sua posição em aberto, ele abre ainda mais posições na esperança do mercado começar a se movimentar a seu favor – ao invés de zerar sua posição, arcar com o prejuízo e ficar no aguardo de uma nova oportunidade para entrar no mercado.

Veja, que ao abrir mais posições no mercado, o trader fica ainda mais exposto ao risco, e ainda mais alavancado em sua operação. Esse é o momento em que, muitas vezes, deixa seu gerenciamento de risco de lado, por conta de estar “cego” na operação

Esse tipo de estratégia é muito utilizado por iniciantes e/ou por traders que não possui um psicológico adequado para lidar com as perdas. Em alguns casos, essa estratégia pode até dar certo, mas em algum momento vai dar errado e o trader vai ter que lidar com perdas altíssimas, podendo até mesmo contribuir para a quebra de sua conta na corretora.

Por esses motivos, podemos entender que esse tipo de estratégia não é muito aceitável no mundo do day trade, e lembrem-se o mercado está sempre certo. Se você trader está tendo prejuízo, zere a sua posição, respire fundo, analise o mercado racionalmente para fazer uma nova entrada.

E o preço médio a favor, como funciona?

O preço médio a favor, como o nome próprio diz, é quando o trader faz o cálculo para frente, a seu favor. Ou seja, quando o trader se encontra em uma posição favorável em relação ao movimento do mercado e acaba aumentando sua posição adquirindo mais unidades do ativo que está posicionado.

Mas isso ocorre não com o objetivo de levar esta posição, digamos secundária, até o final do trade, mas sim zerar esta segunda posição, potencializando seus ganhos enquanto ainda segue com a sua posição principal.

Por exemplo, se o trader compra um ativo e este continua a se valorizar, ele pode aproveitar as oportunidades que o mercado pode deixar para aumentar sua posição, potencialmente ampliando seus lucros. Vale o mesmo para as operações na ponta vendedora.

Tendência favorável

Este tipo de estratégia permite que o trader continue em sua posição de origem e participe de tendências favoráveis do mercado, aumentando gradualmente sua posição e realizando lucros à medida que a tendência persiste.

Assim, ele opta por fazer giros, comprando e zerando posições secundárias, maximizando ainda mais os lucros ao capitalizar sobre as oscilações do mercado.

Uma das maneiras mais aplicadas no mercado é quando o ativo está em alguma tendência. Trocando em miúdos, o ativo nunca sobe ou cai em linha reta, sempre se move em zigue-zague, com movimentos de impulsão e de correção.

É nesse movimento de correção (pullback) que o trader profissional – ao analisar o ativo, sentindo-se confortável de acordo com o seu operacional e dentro do seu gerenciamento de risco – aumenta sua posição (caso esteja comprado irá comprar mais, e caso esteja vendido irá vender mais). Muita veze, o trader visa zerar essa segunda posição na “cabeça” do pivot, que seria uma possível barreira para o preço.

Entenda a operação

No gráfico de 5 min do WINJ24, acima, temos um exemplo de médio a favor.

O trader analisou que o índice estava operando acima das MME9 (verde) e MME 21 (vermelho), indicando uma tendência de alta. Inicialmente, adquiriu 1 contrato a 132.455 pontos.

O índice continuou subindo, e quando ocorreu uma correção, em vez de fechar sua posição, ele adquiriu mais 1 contrato, totalizando 2 contratos comprados. No entanto, o trader planejava vender o segundo contrato quando o preço atingisse o nível anterior de 132.940 pontos, o que aconteceu, encerrando sua posição secundária e deixando apenas 1 contrato em aberto.

Portanto, ele manteve essa posição principal até o índice testar várias vezes a marca de 133.210 pontos. Como não conseguiu ultrapassar essa zona de resistência, o trader fechou sua posição.

Note que, na posição principal, ele comprou a 132.455 e vendeu a 133.205, resultando em um lucro de 750 pontos. No entanto, ao realizar uma operação adicional a seu favor durante a operação principal, comprando mais 1 contrato a 132.740 e vendendo a 132.940, ele obteve um lucro adicional de 200 pontos.

Dessa forma, em vez de lucrar apenas 750 pontos, o trader acabou lucrando um total de 950 pontos devido à operação adicional que realizou.

Vale ressaltar que este tipo de estratégia é de altíssimo risco, e ao efetuar seu médio a favor, é aconselhado que o trader vá subindo seu stop a favor da operação para proteger o lucro principal.

Podemos concluir, assim, que é possível fazer preço médio no day trade, porém da maneira correta para potencializar seus ganhos e aproveitar o movimento do ativo quando está em forte tendência.

Lembrando que é uma estratégia de altíssimo risco e só se beneficiará dela quem tiver uma boa habilidade técnica, juntamente com uma boa gestão de risco, disciplina e principalmente controle emocional.

(Bruno Nadai)

Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice. As melhores plataformas para operar na Bolsa. Abra uma conta na XP.

palavras-chave: Como chegar ao preço médio no day trade?; invistaja.info;

CALIFORNIA | mercados | invistaja.info – Como chegar ao preço médio no day trade?

REFLEXÃO: James Early, do Motley Fool: Explore a fraqueza cognitiva dos outros

Notícias relacionadas:

Confiança do consumidor cresce em março, mas nível ainda é pessimista, diz FGV

Bolsas da Europa ampliam ganhos após dados animadores e de olho em autoridades de BCs

Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta sexta

Perdas na China e nova máxima histórica em Tóquio marcam sessão desta sexta na Ásia

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress