Publicidade

Como guardar dinheiro: 5 formas simples e seguras

ListenToMarket: Como guardar dinheiro: 5 formas simples e seguras – Áudio gerado às: 7:0:38

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Atualmente, o mercado financeiro dispõe de vários tipos de investimentos para quem procura guardar dinheiro e poupar

Créditos: EyeEm Mobile GmbH/iStock

Um dos primeiros passos, e talvez o mais importante, para quem deseja alcançar uma estabilidade financeira é guardar dinheiro. Contudo, para conseguir armazenar uma quantia, é preciso focar em estabilidade e não em rentabilidade. Para isso, é preciso priorizar investimentos seguros, acessíveis e que tenham uma liquidez compatível com cada objetivo.

Nos dias atuais, o mercado financeiro possui vários tipos de renda fixa. Porém, para escolher o ideal, é preciso conhecer os principais investimentos que se enquadram nesse tipo de aporte. Por isso, separamos cinco alternativas para quem busca guardar dinheiro de maneira segura.

1. Poupança: apesar de básico, ainda funciona

Mesmo que tenha um rendimento abaixo das outras opções, a poupança ainda é a principal escolha de 52% dos brasileiros, segundo uma pesquisa da Datafolha e Paradigma Education.

Isso acontece porque essa é uma opção isenta de imposto de renda, com uma liquidez imediata e possui fácil movimentação, e o mais importante: é a mais simples. Ela é ideal para quem procura criar o hábito de economizar, mesmo que o foco inicial não seja grandes ganhos.

2. Tesouro Direto: Segurança e previsibilidade

Somente pelo fato de ser garantido pelo Governo Federal, isso já torna o Tesouro Direto uma das alternativas mais seguras do mercado. Ela também pode ser encontrada em diversos exemplos, focados para as mais diferentes necessidades.

O Tesouro Selic, por exemplo, é mais indicado para quem procura criar uma reserva de emergência, por conta de sua liquidez diária e baixo risco. O Tesouro IPCA+, por outro lado, é interessante para quem tem a intenção de guardar dinheiro a longo prazo, já que ele é protegido contra a inflação.

3. CDB (Certificado de Depósito Bancário): rentabilidade com proteção

Os CDBs são títulos emitidos por bancos e, nesse formato, o investidor “empresta” dinheiro à instituição em troca de uma remuneração. No mercado, é possível encontrar tanto CDBs com liquidez diária, perfeitas para reservas de curto prazo, como formatos com prazos fixos e maiores taxas.

Vale frisar que para além da segurança que o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) proporciona, muitos CDBS têm um rendimento maior que o da poupança, o que já os transforma em boas escolhas para guardar valores, independente do prazo.

4. Fundos de renda fixa: praticidade de diversificação

Para quem não tem tempo, ou não quer se preocupar com a escolha de um título específico, existem os fundos de renda fixa. Eles são formatos que reúnem diversos ativos conservadores, como Tesouro Direto e CDBs, geridos por profissionais especializados. Esse formato é ideal para quem deseja guardar dinheiro e ainda ter um retorno no médio prazo. Apesar de incidir taxas e imposto de renda, ainda são opções seguras e acessíveis.

5. Capitalização: guardar com disciplina e ter recompensas

A capitalização é um produto financeiro que permite a união do hábito de guardar dinheiro, com sorteios periódicos em dinheiro, ou outros itens. O valor desse investimento é pago mensalmente e acumulado por um prazo definido, e, no final, o cliente pode receber todo o valor corrigido, contanto que siga as regras do contrato.

Mesmo que esse investimento não foque em rentabilidade, a capitalização é uma boa alternativa para quem não possui disciplina financeira. Como a liquidez dela não é diária, ela impede resgates impulsivos, e ainda fornece sorteios mensais de casas, carros e outros tipos de premiações, dependendo do plano escolhido.

Em suma, para quem procura guardar e não somente investir, é essencial escolher produtos com segurança, liquidez compatível com as metas e que também procurem incentivar o hábito de economizar. Independente do formato, o que realmente importa é guardar constantemente, e ter foco no futuro.

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress