Informação de quem vive o mercado
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Confiança do comércio cresce em julho, após duas quedas consecutivas, diz FGV; invistaja.info;
PNVL3 | Mrg.Ebit: 0.0343 | Div.Brut/Pat.: 0.93 | P/ACL: -25.72 | ROE: 0.0904 | P/L: 14.05 | Liq.2meses: 3053480.0
O Índice de Confiança do Comércio (Icom) avançou 0,6 ponto em julho, para 90,9 pontos, após duas quedas consecutivas, informou nesta terça-feira (30) a Fundação Getulio Vargas. Em médias móveis trimestrais, o índice recua novamente, agora em 1,5 ponto, para 90,9 pontos.
+Mini-índice (WINQ24) pode retomar alta se superar os 128.000 pontos
Diversifique investindo no Brasil e no exterior com o Investimento Global XP
Geórgia Veloso, economista do FGV/Ibre, comentou em nota que a redução do pessimismo é observada principalmente nas expectativas para os próximos meses, com forte alta do indicador sobre a tendência dos negócios, apesar do pessimismo persistente sobre as vendas previstas.
“Esse contraponto sinaliza a incerteza dos empresários sobre a retomada do setor, dados os níveis ainda elevados de endividamento e de taxas de juros, que dificultam a recuperação de atividades mais associadas ao mercado de crédito”, analisou.
hotWords: comércio após julho, confiança cresce
Seja anunciante no invistaja.info
Ela destacou que, na análise da situação atual, o indicador sobre o volume de demanda caiu pelo terceiro mês consecutivo, mas que há uma desaceleração, com avaliações negativas concentradas em apenas dois dos seis principais segmentos.
Em julho, a alta discreta da confiança foi disseminada em quatro dos seis principais segmentos do setor.
O Índice de Expectativas (IE-COM) apresentou a maior influência positiva ao avançar 1,1 ponto, para 92,5 pontos, após queda no mês anterior.
Os quesitos que compõem o IE-COM variaram de maneiras distintas no mês: o indicador que avalia as expectativas sobre a tendência dos negócios nos próximos seis meses avançou 4,5 pontos, para 96,1 pontos, maior nível desde setembro de 2022 (96,9 pontos) e o que mede as perspectivas de vendas nos próximos três meses caiu pelo terceiro mês consecutivo, agora em 2,3 pontos, para 89,2 pontos.
Também no campo positivo, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) avançou 0,2 ponto, para 89,9 pontos, com resultados também distintos nos indicadores que o compõem: as avaliações sobre a situação atual dos negócios variaram positivamente em 1,5 ponto, para 91,5 pontos e o indicador que avalia o volume de demanda atual caiu 1,0 ponto, para 88,5 pontos, menor nível desde outubro de 2023 (87,9 pontos).
palavras-chave: Confiança do comércio cresce em julho, após duas quedas consecutivas, diz FGV; invistaja.info;
FARIA LIMA | economia | invistaja.info – Confiança do comércio cresce em julho, após duas quedas consecutivas, diz FGV
REFLEXÃO: Tom Gardner, da Motley Fool: Encontre lideres notáveis e uma missão para o longo da vida.
Veja também:
IGP-M desacelera para 0,61% em julho, mas fica acima das projeções
Log CP (LOGG3) submete ao Cade venda de ativo em Goiás para fundo do Pátria
Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta terça
PIB da Alemanha tem retração inesperada no 2º tri; economia da França cresce