Publicidade

Consumo de eletricidade sobe 7,3% no 1º tri com recorde no comércio e residências

Na categoria residencial, alta no uso do serviço está em linha com crescimento do consumo das famílias, de 4,4% no período

Informação para o trader investidor

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Consumo de eletricidade sobe 7,3% no 1º tri com recorde no comércio e residências; invistaja.info;


DOHL4 | EV/EBIT: -39.66 | Liq.Corr.: 5.61 | Div.Brut/Pat.: 0.17 | Cresc.5anos: 0.0545 | P/EBIT: -31.44 | Mrg.Ebit: -0.0165

ListenToMarket: Consumo de eletricidade sobe 7,3% no 1º tri com recorde no comércio e residências – Áudio gerado às: 12:40:14

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O consumo de eletricidade subiu 7,3% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, com destaque para a alta de 12,3% da classe residencial, mas também impactado pelo bom desempenho da classe comercial, cujo consumo cresceu 8,4% no período, e da alta de 3,8% da classe industrial, segundo o Boletim Trimestral da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

As classes comercial e residencial atingiram os maiores valores trimestrais da série histórica da EPE, iniciada em 2004, de 26.942 gigawatts-hora (GWh) e 46.242 GWh, respectivamente. Na indústria, o consumo chegou a 46.200 GWh.

De janeiro a março, o mercado livre de energia avançou 8,8%, enquanto o mercado cativo (distribuidoras) subiu 6,4%. O mercado livre ficou com 39,9% do mercado total, com alta de 21,7% no número de consumidores, na comparação com o mesmo período de 2023.

+Brasil tem déficit em conta corrente de US$ 3,4 bi em maio, diz BC

Adquira o Cartão XP! Ele transforma suas compras em investimentos e oferece acesso a salas VIP em aeroportos

A alta do consumo reflete o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de janeiro a março, de 2,5% ante o primeiro trimestre de 2023, com o setor de serviços contribuindo com uma elevação de 3%. Já a expansão do consumo residencial está em linha com o crescimento do consumo das famílias, de 4,4% no período.

hotWords: consumo eletricidade residências sobe

Publique seu negócio no invistaja.info

“Outros indicadores relevantes são a redução da taxa de desocupação (de 8,8% para 7,9%); a elevação de 1,5% nos rendimentos médios reais; e o aumento de 1,6 milhão de contratações”, explicou a EPE

O comércio também ajudou a aumentar o consumo de energia elétrica no país, que se mostrou em consonância ao crescimento do setor, registrando 3% no primeiro trimestre, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Serviços técnicos profissionais e alimentação puxaram a atividade, com altas de 8,7% e 7,1%, respectivamente.

Já a indústria continua na lanterna, com a menor alta no consumo de eletricidade entre as classes, acompanhando o desempenho do setor. Segundo o IBGE, a indústria no primeiro trimestre cresceu 1,9%.

Considerando os nove segmentos mais eletrointensivos da indústria de transformação, houve expansão na maioria deles: celulose papel e produtos de papel (4%), produtos alimentícios (3,6%), borracha e material plástico (3,2%), minerais não metálicos (0,9%), entre outros. Já produtos têxteis e químicos caíram 1,7% e produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, diminuíram 1,3%.

Entre as regiões, a Norte se destacou no primeiro trimestre do ano com alta de 10,4% contra o mesmo período do ano passado, seguida pela Sudeste, com 9% de crescimento, e a região Sul, com mais 8,6%. No Centro-Oeste, o consumo de energia elétrica subiu 7,5% e no Nordeste, 5,8%.

palavras-chave: Consumo de eletricidade sobe 7,3% no 1º tri com recorde no comércio e residências; invistaja.info;

FARIA LIMA | mercados | invistaja.info – Consumo de eletricidade sobe 7,3% no 1º tri com recorde no comércio e residências

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Notícias relacionadas:

JPMorgan eleva Iochpe, Tupy e ações saltam, mas tem outras 2 preferidas no setor

XP vai patrocinar João Fonseca, uma das maiores promessas do tênis nacional

Túneis de Londres que inspiraram histórias de James Bond abrem capital em Amsterdã

Ibovespa Ao Vivo: Bolsa abre em alta e volta aos 122 mil pontos; bancos e MGLU3 sobem

Anuncie no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress