Publicidade

Controlador da Ambipar tem fatia na empresa reduzida e cita “alienação irregular”

Participação passou de 73,48% para 67,68%

Investindo como profissionais

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Controlador da Ambipar tem fatia na empresa reduzida e cita “alienação irregular”; invistaja.info;


EEEL4 | Div.Brut/Pat.: 1.31 | P/EBIT: 3.82 | DY: 0.0 | P/ACL: -0.98 | P/Ativo: 0.466 | Liq.2meses: 0.0

SÃO PAULO (MarketMsg) – A Ambipar comunicou nesta sexta-feira que recebeu correspondência de seu acionista controlador, Tércio Borlenghi Junior, informando sobre a redução da participação detida direta e de contribuição por ele no capital social total e votante da companhia, de 73,48% para 67,68%.

Em fato relevante, a empresa cita que a redução ocorreu “em razão da excussão irregular de ações de emissão da companhia detidas pelo controlador, em descumprimento à medida cautelar deferida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, objeto do fato relevante divulgado em 25 de setembro de 2025”.

+Perdas de Ferrari e HSBC pressionam índice europeu STOXX

Na ocasião, a Ambipar obteve da Justiça do Rio de Janeiro medida cautelar que, entre outras medidas de proteção, suspendeu efeitos de cláusulas contratuais que acionariam a suspensão de dívidas do grupo, bem como a exigibilidade de obrigações sob instrumentos contratuais relevantes.

De acordo com o controlador, entre os dias 25 de setembro e 6 de outubro, Bradesco e a Genial Investimentos, em conjunto com veículo do Grupo Opportunity (Genial/Opportunity), “excutiram ações ilegais” de sua propriedade, sem sua autorização e em descumprimento à medida do dia 25.

hotWords: reduzida “alienação cita ambipar empresa

Anuncie no invistaja.info

Borlenghi Junior cita uma “transferência indevida” ao Bradesco de 72.233.230 ações, das quais 15.896.900 ações foram alienadas entre 30 de setembro e 6 de outubro. Também aponta “alienação indevida” pela Genial/Opportunity de 24.550.000 ações entre 2 e 6 de outubro.

Procurado, o Bradesco afirmou que não irá comentar e a Genial não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

A participação direta e indireta de Borlenghi Junior no capital social total e votante da Ambipar passou de 1.227.402.390 ações ordinárias (73,48%) para 1.130.619.160 ações ordinárias (67,68%).

“A alienação irregular de ações da companhia, em curto espaço de tempo e em violação à decisão judicial, resultou em perda estimada de valor de mercado de aproximadamente R$ 20 bilhões”, afirmou o driver na correspondência enviada à empresa, que atua na gestão de resíduos.

Borlenghi Junior afirmou que “estão sendo adotadas todas as medidas legais cabíveis para revisão da situação e responsabilização dos envolvidos”.

palavras-chave: Controlador da Ambipar tem fatia na empresa reduzida e cita “alienação irregular”; invistaja.info;

FARIA LIMA | mercados | invistaja.info – Controlador da Ambipar tem fatia na empresa reduzida e cita “alienação irregular”

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Saiba mais:

Controlador da Ambipar tem fatia na empresa reduzida e citação “alienação irregular”

Dólar hoje sobe com o mercado à espera de evento com autoridades do governo Lula

Dólar recua com o mercado à espera de eventos com autoridades do governo

Ibovespa Futuro avança com atenção a Lula e autoridades em evento em SP

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade