invistaja.info | Informação p/ quem vive o mercado

Publicidade

Copom não está comprometido com nada, mas deu sinais, diz diretor do BC

“Vamos aumentar 0,75 pp na próxima reunião, a menos que algo muito diferente aconteça. Coisas mudam”, disse Fabio Kanczuk

Negociando na bolsa de valores

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Copom não está comprometido com nada, mas deu sinais, diz diretor do BC; invistaja.info;


BPAC11 | P/L: 28.07 | EV/EBIT: 0.0 | Mrg.Liq.: 0.0 | P/ACL: 0.0 | Cresc.5anos: 0.061 | Liq.2meses: 439733000.0

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, disse nesta quinta-feira, 8, que a “normalização parcial” da política monetária, ao contrário do forward guidance, não é um comprometimento com novos passos específicos nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom). Após aumentar em 0,75 ponto porcentual na Selic em março para 2,75% ao ano, o Copom sinalizou uma nova elevação de 0,75 p.p. na taxa para 3,50% em maio.

“Não estamos comprometidos com nada, com uma alta de 0,75 p.p. na Selic na próxima reunião. A política monetária agora é livre e pode mudar de acordo com as circunstâncias”, afirmou o diretor do BC, em evento promovido pelo BNY Mellon.

Segundo Kanczuk, o que o Copom fez foi dar “dicas e sinais” de como o cenário do colegiado estava em março.

+Economia vai voltar mais rápido e com mais força no 2º semestre, reafirma Guedes

“Vamos aumentar 0,75 pp na próxima reunião, a menos que algo muito diferente aconteça. Coisas mudam. Não sei, talvez a normalização (monetária) não seja parcial, seja completa se as coisas forem pra um lado. Ou seja diferente se forem para outro”, respondeu.

Cenário fiscal

O diretor de Política Econômica do Banco Central disse também que a sociedade brasileira tem pedido por mais gastos nas últimas décadas, e o Congresso Nacional naturalmente reflete isso. “Temos muito espaço fiscal no Brasil, mas temos de olhar o que é bom ou mau. Há essa necessidade de gastos e eu, como Banco Central, preciso reagir a isso, porque tenho o mandato de controlar a inflação. Nesse sentido, a questão fiscal é completamente exógena ao BC”, afirmou.

Kanczuk negou que o Brasil esteja caminhando para um estado de “dominância fiscal”, apesar das preocupações sobre isso no passado. “Se tivermos um cenário com mais e mais problemas, acredito que leva um tempo até você perceber que está em dominância fiscal. Mas a economia brasileira está funcionando normalmente”, reforçou.

hotWords: nada, sinais, copom está

Anuncie no invistaja.info

Mais uma vez, o diretor disse que o BC cuida da inflação e o Ministério da Economia e o Congresso trabalham com o fiscal. “Eu não posso antecipar se haverá um problema fiscal. Eu olho para a inflação e não para a dívida. Então uma eventual dominância fiscal não é um problema do BC”, completou.

Cicatriz da pandemia

O diretor de Política Econômica do Banco Central avaliou que a maior cicatriz que a pandemia poderia deixar na economia seria o fechamento de muitas empresas durante a crise. Por isso o BC adotou diversas medidas para fomentar o crédito no ano passado. “As firmas não morreram e agora estão voltando e recuperando os empregos”, afirmou, no evento promovido pelo BNY Mellon.

Kanczuk enfatizou que o Copom não vai ser tolerante com a inflação para garantir que algum setor ou outro possa ter alguma recuperação maior após a crise. “Nosso mandato é o controle de inflação e vamos seguir nessa direção”, repetiu.

“Sempre tivemos liberdade para atuar da maneira que entendemos melhor. Com a aprovação da autonomia do BC, o que ficou mais claro foi os termos dos mandatos dos diretores da instituição ao longo do tempo. Se houver uma mudança política nas eleições, a diretoria do BC não poderá ser trocada de uma só vez”, completou ele.

O diretor disse ainda que as expectativas de inflação entram direto no modelo da instituição e mudam o cenário básico analisado pelo comitê. “Se tivermos más notícias em termos fiscais, isso vai alterar nossos cenários alternativos”, acrescentou.

Entenda o método para realizar análises e não se perder em momentos turbulentos. A série gratuita One Good Trader, com Gilberto Coelho, te ensina como – inscreva-se!

palavras-chave: Copom não está comprometido com nada, mas deu sinais, diz diretor do BC; invistaja.info;

CALIFORNIA | economia | invistaja.info – Copom não está comprometido com nada, mas deu sinais, diz diretor do BC

REFLEXÃO: Michael Kitces, conselheiro financeiro: Invista pensando no longo prazo, não especule, mas, não ignore as flutuações do mercado.

Notícias relacionadas:

Brasil X México: presidentes populistas desorientam investidores

Guedes diz que câmbio de equilíbrio é de R$ 4,50 e vê apreciação do real com retomada

Economia vai voltar mais rápido e com mais força no 2º semestre, reafirma Guedes

Butantan prevê chegada de insumos para 5 milhões de doses da CoronaVac até 20 de abril

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress