Publicidade

Corte internacional emite mandados de prisão para Netanyahu e líder do Hamas

Líderes tiveram mandados de prisão emitidos por supostos crimes de guerra e contra a humanidade no conflito em Gaza

Notícias de investidor para investidor

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Corte internacional emite mandados de prisão para Netanyahu e líder do Hamas; invistaja.info;


DAYC4 | P/VP: 0.71 | P/EBIT: 0.0 | ROE: 0.1733 | Pat.Liq: 3009030000.0 | Cotacao: 8.9 | EV/EBITDA: 0.0

ListenToMarket: Corte internacional emite mandados de prisão para Netanyahu e líder do Hamas – Áudio gerado às: 16:10:16

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu nesta quinta-feira mandados de prisão para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, seu ex-chefe de Defesa, Yoav Gallant, e para um líder do Hamas, Ibrahim Al-Masri, por supostos crimes de guerra e contra a humanidade no conflito em Gaza.

Em sua decisão, os juízes do TPI disseram que havia motivos razoáveis para acreditar que Netanyahu e Gallant são criminalmente responsáveis por atos que incluem assassinato, perseguição e fome como arma de guerra, dentro de um “ataque generalizado e sistemático contra a população civil de Gaza”.

Os juízes disseram que também havia motivos razoáveis para acreditar que o bloqueio a Gaza e a falta de alimentos, água, eletricidade, combustível e suprimentos médicos “criaram condições de vida calculadas para provocar a destruição de parte da população civil em Gaza, o que resultou na morte de civis, inclusive crianças, devido à desnutrição e à desidratação”.

A decisão foi recebida com indignação em Israel, que a considerou vergonhosa e absurda. Moradores de Gaza expressaram esperança de que a decisão ajudaria a acabar com a violência e levaria os responsáveis por crimes de guerra à justiça. Já o Hamas saudou os mandados contra os israelenses, e uma autoridade sênior disse à Reuters que era um primeiro passo em direção à justiça.

O mandado para Masri lista acusações de assassinatos em massa durante os ataques a Israel em 7 de outubro de 2023, que desencadearam a guerra em Gaza, e também acusações de estupro e tomada de reféns.

Israel afirmou ter matado Masri, também conhecido como Mohammed Deif, em um ataque aéreo em julho, mas o Hamas não confirmou e nem negou. A promotoria indicou que continuará reunindo informações a respeito de sua suposta morte.

Israel rejeita a jurisdição do tribunal sediado em Haia e nega crimes de guerra em Gaza.

Os Estados Unidos, principal apoiador diplomático de Israel, também não é membro do TPI. O país disse que “rejeita fundamentalmente” a medida.

hotWords: prisão netanyahu mandados hamas corte

Anuncie no invistaja.info

“Continuamos profundamente preocupados com a pressa do promotor em buscar mandados de prisão e com os erros preocupantes de processo que levaram a essa decisão”, disse um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, acrescentando que os EUA estão discutindo os próximos passos com seus parceiros.

As potências globais Rússia, China e Índia também não aderiram ao TPI — um tribunal permanente de crimes de guerra mundial, que conta com o apoio de toda a União Europeia, Austrália, Canadá, Reino Unido, Brasil, Japão e dezenas de países africanos e latino-americanos.

O promotor do TPI, Karim Khan, anunciou em 20 de maio que buscaria mandados de prisão por supostos crimes relacionados aos ataques liderados pelo Hamas contra Israel e à resposta militar israelense em Gaza. Os líderes israelenses e do Hamas rejeitaram as acusações de que teriam cometido crimes de guerra.

O tribunal não tem sua própria força policial para realizar prisões e depende de seus 124 estados-membros para isso, com apenas meios diplomáticos limitados para forçá-los, caso não queiram atuar.

O gabinete de Netanyahu disse que a decisão do TPI foi “antissemita” e que ele “não cederá à pressão, não será dissuadido” até que os objetivos de guerra de Israel sejam alcançados.

Não houve nenhum comentário de Gallant em um primeiro momento.

Em uma declaração, o Hamas saudou os mandados contra Gallant e Netanyahu e pediu que o tribunal ampliasse a responsabilização para todos os líderes israelenses.

palavras-chave: Corte internacional emite mandados de prisão para Netanyahu e líder do Hamas; invistaja.info;

CALIFORNIA | mercados | invistaja.info – Corte internacional emite mandados de prisão para Netanyahu e líder do Hamas

REFLEXÃO: Eddy Elfenbein, dono do site Crossing Wall Street: Seja paciente e ignore modismos. Foque no valor e não entre em pânico.

Tópicos mais acessados:

Bancos digitais lideram ganhos de lucratividade no 1º semestre, diz Banco Central

STOXX 600 interrompe série de 4 dias de perdas com impulso da energia e tecnologia

Presidente da SEC anuncia que vai deixar o cargo em janeiro nos EUA

Presidente do Fed de Chicago diz que pode ser preciso reduzir ritmo de corte de juros

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress