invistaja.info | Informação p/ quem vive o mercado

Publicidade

CPI da Zona do Euro consolida visão de que BCE manterá ritmo nos juros, dizem analistas

Preços de energia aceleraram inflação, mas núcleo também veio forte, por conta dos serviços; projeção é de nova elevação de juros em 75 p.b.

Negociando na bolsa de valores

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: CPI da Zona do Euro consolida visão de que BCE manterá ritmo nos juros, dizem analistas; invistaja.info;


CSAB4 | ROIC: 0.0 | P/ACL: 0.0 | Liq.2meses: 2185.68 | Pat.Liq: 182555000.0 | Div.Brut/Pat.: 0.0 | P/Cap.Giro: 0.0

ListenToMarket: CPI da Zona do Euro consolida visão de que BCE manterá ritmo nos juros, dizem analistas – Áudio gerado às: 11:40:38

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Embora a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) na Zona do Euro nesta quarta-feira (19), de 9,9% em setembro, na comparação anual, não tenha trazido surpresas – a estimativa oficial já apontava para alta de 10% – o dado preocupa pela aceleração da alta de preços. Segundo analistas, isso deve consolidar a visão de que o Banco Central Europeu (BCE) deverá elevar os juros em 75 pontos-base em sua próxima reunião, marcada para o dia 27 de outubro.

A avaliação do Bradesco é que, embora parte relevante da inflação seja explicada pelo aumento dos preços de energia – que refletem os efeitos da restrição de oferta de gás natural -, o núcleo do índice também mostrou aceleração, para 4,8% em termos anuais, indicando que os preços de serviços também estão pressionados.

“Em nossa visão, esse resultado não deve alterar a condução de política monetária do BCE, que tem adotado um discurso duro e enfatizado seu compromisso de garantir a convergência de preços”, diz o comentário do banco.

+Carteira é hackeada e perde US$ 1 milhão em criptomoedas dos usuários

Para Rodrigo Cohen, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos, o dado veio em linha com as projeções e reforça a expectativa de novas altas de juros. “Diferente do Brasil, que começou a subir juros meses atrás, o BCE demorou para fazer a primeira alta e agora sofre para controlar a inflação”, disse.

Ângelo Polydoro, economista da ASA, destacou que, embora o dado geral esteja “poluído” pelos preços de energia, o núcleo também mostrou aceleração no mês, com “salgados” 4,8%. “Olhando as métricas mais curtas, os preços nos últimos três meses subiram 6%, muito alto para uma média histórica de 2%. Isso não faz que eles (BCE) pensem em reduzir o ritmo do nível de juros”, disse.

hotWords: juros, manterá dizem ritmo zona

Anuncie no invistaja.info

Polydoro avaliou que a inflação de bens na Zona do Euro deu uma moderada, mas a de serviços está “horrorosa” muito acimado padrão histórico.

Limites

Fabio Fares, especialista em análise macro da Quantzed, também acredita que o Banco Central Europeu continuará com a atuação mais “hawkish”, mas alertou que isso pode ter um limite. “Por mais que a gente saiba que o BCE tenha um trabalho árduo pela frente, ao mesmo tempo sabe-se que não tem como subir muito os juros por causa das dívidas dos países”, ponderou.

Ele lembrou que os juros altos trarão graves problemas para países como Itália, Espanha e Portugal. “É um desafio muito grande controlar a inflação sem quebrar países, sem ter problema de insolvência. Agora é esperar os próximos passos do BCE para vermos o que eles vão fazer e qual o ritmo de alta de juros que irão adotar”, disse.

palavras-chave: CPI da Zona do Euro consolida visão de que BCE manterá ritmo nos juros, dizem analistas; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – CPI da Zona do Euro consolida visão de que BCE manterá ritmo nos juros, dizem analistas

REFLEXÃO: James Early, do Motley Fool: Explore a fraqueza cognitiva dos outros

Saiba mais:

Soma (SOMA3): CVM intima controlada Cia Hering sobre uso de informação privilegiada; ações têm sessão de queda

Monitor do PIB aponta retração de 0,8% na atividade em agosto, diz FGV

Governo fixa em R$ 1,8 bi outorga mínima para venda de hidrelétrica da Copel (CPLE6)

Netflix (NFLX34): após 1º semestre para se esquecer, resultado do 3º tri surpreende e ações saltam; hora da virada?

Anuncie no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress