Publicidade

CSN (CSNA3) critica governo e prevê importação forte de aço em maio e junho

Companhia diz que medidas não foram suficientes para conter produto chinês; Benjamim Steinbruch chama governo de ‘lerdo’

Informação para o trader investidor

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: CSN (CSNA3) critica governo e prevê importação forte de aço em maio e junho; invistaja.info;


BRSR4 | ROE: 0.0901 | Liq.Corr.: 0.0 | P/VP: 0.01 | P/L: 0.09 | P/EBIT: 0.0 | Cresc.5anos: 0.0257

ListenToMarket: CSN (CSNA3) critica governo e prevê importação forte de aço em maio e junho – Áudio gerado às: 16:31:32

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A CSN (CSNA3) bateu pesado nas medidas anunciadas em abril pelo governo para conter a importação de aço. Segundo a companhia, ela continua sendo um estímulo para os chineses inundarem o mercado brasileiro de produtos siderúrgicos, principalmente aqueles nos quais a CSN tem forte atuação, como aços revestidos.

+Ata de reunião do BCE diz que comitê está pronto para cortar juros em junho

“O mercado está bastante acirrado em função do importado. É uma pena que o governo brasileiro continue lento com relação à reação que deveríamos ter aos importados. E digo que não é só no setor siderúrgico. Temos que estar atentos sobre todos os segmentos que fazem a nossa economia. Não é uma coisa pontual, é uma coisa geral”, disse Benjamin Steinbruch, presidente da CSN, durante teleconferência de resultados do 1T24, realizada nesta sexta (10).

“O governo brasileiro tem a obrigação e de agir rápido no sentido de proteger sua indústria como um todo”, comentou o executivo, afirmando que o problema não acontece só com o setor siderúrgico, mas em vários outros, como automobilístico e de peças. “Infelizmente, o governo brasileiro, apesar de estar mais atento, ainda está muito ‘lerdo’ no sentido de reagir e muito consciencioso com relação aquilo que tem que ser feito”, afirmou.

CSN (CSNA3): resultado inverso

Steinbruch criticou as medidas recentes do governo para coibir a importação de aço que, segundo ele, em vez de impedir a chegada de produtos de fora ao Brasil, criou mais condições para entrada no país do produto siderúrgico do exterior a partir do cálculo feito para engatilhar a inibição das classes diversas do aço.

Confira o calendário de resultados do 1º trimestre de 2024 da Bolsa brasileira

“Em maio e junho provavelmente a importação vai ser muito forte”, prevê o presidente da CSN. “Continua sendo um estímulo a importação, que não faz sentido nenhum e está prejudicando efetivamente a economia toda brasileira”, complementou.

hotWords: junho maio (csna3) forte importação

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Ebitda afetado pelo minério

Sobre os resultados da CSN no 1T24, disse que o impacto negativo no Ebitda no período ocorreu devido à queda de preço do minério de ferro, mesmo com a produção recorde do produto no período.

“Esse impacto que houve no primeiro trimestre vai ter volta já que os preços praticamente subiram 20% outra vez. Nós acreditamos que o impacto negativo que tivemos de Ebitda no 1º tri nós vamos ter de positivo no 2º tri”, disse a analistas.

Mesmo com a competição dos importados, Benjamin Steinbruch crê que a siderúrgica tenha também melhor resultado no 2º trimestre.

Temporada de balanço do 1º tri ganha força: em quais ações e setores ficar de olho?

“No cimento, as condições são normais, a gente vem crescendo tanto em quantidade como em margem. Estamos conseguindo subir o preço”, comentou sobre o terceiro segmento de atuação da CSN.

“Então, acredito eu que o cimento vem demonstrando potencial e devargazinho, com as sinergias que a gente tem capturado, ficaremos com uma posição bastante consolidada com a aquisição de Lafarge-Holcim e a produção das plantas anteriores (já existentes)”, disse.

Alavancagem monitorada

O presidente da companhia garantiu a continuidade dos investimentos, principalmente do projeto P15 de beneficiamento do Itabirito, em Congonhas (MG). E reforçou, ainda, que a alavancagem da empresa segue controlada.

“A gente se comprometeu a ficar abaixo de 3x (dívida liquida/Ebtida) e nós continuamos comprometidos, apesar da escorregada para 3,13x – mas foi muito em função da queda de Ebitda (no 1T24), com a redução dos preços do minério de ferro”, afirmou.

“Nosso objetivo é trabalhar entre 2,5x e 3x, e procurar ao máximo possível estar perto dos 2,5x. Acreditamos no nosso operacional e que a gente volte a estar dentro dessa faixa que propusemos a trabalhar (de alavancagem)”, complementou.

palavras-chave: CSN (CSNA3) critica governo e prevê importação forte de aço em maio e junho; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – CSN (CSNA3) critica governo e prevê importação forte de aço em maio e junho

REFLEXÃO: Michael Kitces, conselheiro financeiro: Invista pensando no longo prazo, não especule, mas, não ignore as flutuações do mercado.

Saiba mais:

Bancões lucram R$ 26,3 bilhões no 1T24, alta anual de 12,4%; veja quem se saiu melhor

Autoridades monetárias dos EUA ainda veem como incerto início de corte de juros

Como viver de trading?

Suzano: Resultado frustra, enquanto atenções se voltam para rumores de compra da IP

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade